MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas

    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas Empty [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas

    Mensagem  thiagonsilvaa 4/6/2019, 14:04

    Bom dia a todos !

    Andei procurando a respeito do assunto, li bastante aqui no fórum e em alguns sites também.

    Mas, indo direto ao assunto, como ao finalizar um projeto, entregar ao cliente um arquivo .exe por exemplo e o mesmo ser instalado de forma prática e segura ?

    Como por exemplo através do innosetup.

    Gostaria de saber qual seria a rotina adequada, ou um exemplo para que eu possa comercializar uns projetos afim de ajudar na renda mensal.

    Fico no aguardo de uma ajuda.

    Grato.
    Abraços !!!
    FranklinJSP
    FranklinJSP
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Anónimo
    Mensagens : 479
    Registrado : 25/02/2016

    [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas Empty Re: [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas

    Mensagem  FranklinJSP 4/6/2019, 15:17

    Bom día Thiago

    1º Primeiro você gera o .accde
    2º Empacota com um software instalador
    3º Você distribui o instalador

    Pessoalmente eu uso SetupFactory, acho muito simples de usar, veja os detalhes na sua página

    [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas Captur30

    Saludos


    .................................................................................
    Meu Português não é muito bom,
    mas eu gosto de colaborar... em qualquer idioma
    Smile "Access... minha paixão"
    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas Empty Re: [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas

    Mensagem  thiagonsilvaa 4/6/2019, 17:20

    Primeiramente obrigado pela resposta.

    Entendi, mas em termos de cópia, por exemplo. Imagine o seguinte cenário:

    1 - Eu mando o .exe para o cliente.

    2 - Através de uma licença ele ativa o sistema, ou pelo número do processador, um número qualquer (por exemplo)

    Imaginando que ele mande o .exe para um amigo, o que garante que o programa não funcionará no computador do amigo ?

    É essa rotina que está dificultosa em entrar na minha mente.

    Consegue compreender?

    Abraços.
    FranklinJSP
    FranklinJSP
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Anónimo
    Mensagens : 479
    Registrado : 25/02/2016

    [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas Empty Re: [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas

    Mensagem  FranklinJSP 4/6/2019, 20:11

    Olá Thiago

    Nos programas que desenvolvo, utilizo o registro baseado no número de série do processador e disco rígido, criptografo-o no registro do sistema e cada vez que inicio o programa, verifico se o número de série do processador e disco rígido corresponde ao que está armazenado no registro do sistema desse computador, caso contrário, não inicio o sistema ou inicio-o em modo demonstrativo (15 dias).

    Saludos


    .................................................................................
    Meu Português não é muito bom,
    mas eu gosto de colaborar... em qualquer idioma
    Smile "Access... minha paixão"
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3880
    Registrado : 04/04/2010

    [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas Empty Re: [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas

    Mensagem  Avelino Sampaio 4/6/2019, 20:12

    Olá!

    veja este meu artigo, para dificultar mais ainda as coisas (copie e cola o endereço abaixo no seu navegador):

    usandoaccess.com.br/tutoriais/montar-pacote-distribuicao-usando-istool.asp?id=1#inicio

    Sucesso!
    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas Empty Re: [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas

    Mensagem  thiagonsilvaa 4/6/2019, 20:24

    Avelino, obrigado pela sugestão.

    Franklin, pensando no seguinte:

    Quando você disponibiliza o setup.exe (isso caso disponibilize) para o cliente, após todo o processo de pagamento etc..

    Você disse: "criptografo-o no registro do sistema e cada vez que inicio o programa, verifico se o número de série do processador e disco rígido corresponde ao que está armazenado no registro do sistema desse computador"

    Esse armazenamento é feito na hora do setup ? Ou depois que abre o sistema por exemplo ?

    Por que caso seja feito após a abertura do sistema, o cliente poderia instalar em quantas maquinas quisesse, correto ? (pelo fato de o arquivo de banco de dados vir em branco não contendo os registros na tabela para validação), então, teoricamente seria como se pudesse instalar em quantas máquinas quisesse, ou até mesmo, revendesse.

    Compreende?
    FranklinJSP
    FranklinJSP
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Anónimo
    Mensagens : 479
    Registrado : 25/02/2016

    [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas Empty Re: [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas

    Mensagem  FranklinJSP 5/6/2019, 15:25

    Thiago

    O armazenamento é feito depois que abre o sistema e registra o programa.

    Quando o cliente instala o produto (em X computadores), ele tem que funcionar como uma versão demo (X dias), este processo pode ser feito gravando a data inicial de uso criptografado (pode ser em um arquivo de texto, banco de dados, registro do sistema, etc.) e cada dia que o sistema é aberto é adicionado mais 1 até os X dias e é bloqueado, se o cliente estiver interessado, ele pode pagar para registrar o programa (1 licença = 1 computador), então ele pede a chave de desbloqueio, você lhe dá a chave de desbloqueio, baseada nos números de série que eu expliquei.
    Quando o cliente entra a chave de desbloqueio, é quando os dados criptografados são salvos no registro do sistema (o que eu expliquei antes).

    No "ID computador", capturo os números de série da placa-mãe e do disco rígido (apliquei Base64 e outras ferramentas para exibir os números).
    Em "Clave de activación", insira os dados com base no ID computador.

    Então o registro é feito por computador e dificilmente a "Clave de activación" funcionará em outros computadores, pois nem todos eles possuem os mesmos números de série.
    Eu envio um screenshot, assim você pode ver como eu faço o registro dos meus programas, não parece, mas é o Access.  Very Happy

    Qualquer dúvida, terei todo o gosto em esclarecer.

    O meu português não é muito bom, espero que compreenda.

    Saludos


    Última edição por FranklinJSP em 7/6/2019, 14:47, editado 1 vez(es)


    .................................................................................
    Meu Português não é muito bom,
    mas eu gosto de colaborar... em qualquer idioma
    Smile "Access... minha paixão"
    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas Empty Re: [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas

    Mensagem  thiagonsilvaa 5/6/2019, 17:24

    Boa tarde meu caro !

    Primeiramente obrigado pela resposta.

    Acho que agora consegui compreender.

    Vamos em etapas, corrija-me se estiver errado.

    1º cria a rotina que faz bloquear após X dias. (demo)

    2º captura o id do processador (ou outro número pertinente) e armazena na base de dados (para validar se o pc que está entrando é o mesmo em que os dados estão armazenados)

    3º você disse aqui: "então ele pede a chave de desbloqueio, você lhe dá a chave de desbloqueio, baseada nos números de série que eu expliquei.", esse número de série, eu posso gerar um aleatório ou até mesmo o próprio item 2 , armazenar na base dados, e quando o cliente solicitar eu enviar pra ele ? Seria isso ? Por exemplo:

    Assim que o cliente entrasse pela primeira vez, numa rotina gerasse o número de série, armazenasse e o mesmo seria enviado para o meu email(cdo sys) para depois eu enviar para ele novamente após o pagamento ? Seria isso ? Eu entendendo isso.. Essa rotina.., tá morta a charada.

    Abraços.
    FranklinJSP
    FranklinJSP
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Anónimo
    Mensagens : 479
    Registrado : 25/02/2016

    [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas Empty Re: [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas

    Mensagem  FranklinJSP 5/6/2019, 17:30

    Você já tem a base para armar a proteção ao seu sistema.

    Smile


    .................................................................................
    Meu Português não é muito bom,
    mas eu gosto de colaborar... em qualquer idioma
    Smile "Access... minha paixão"
    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas Empty Re: [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas

    Mensagem  thiagonsilvaa 5/6/2019, 19:10

    Boa tarde !

    Mas e se no caso o computador que for instalado não possuir acesso a internet para que eu efetue a rotina do cdosys e envio da licença gerada para o meu email ?

    Então anteriormente de eu montar o arquivo executável, eu teria que já deixar a licença na base de dados, correto ?

    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas Empty Re: [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas

    Mensagem  DamascenoJr. 9/9/2020, 20:08

    thiagonsilvaa, algum avanço?


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas Empty Re: [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas

    Mensagem  thiagonsilvaa 9/9/2020, 20:14

    Boa tarde !

    Agradeço por me recordar de tal tópico.

    Já foi solucionado.

    Obrigado.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas Empty Re: [Resolvido]Segurança e praticidade na venda de sistemas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 3/5/2024, 02:46