MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Conectar ListView com Banco de Dados Access - Excel VBA

    avatar
    Gr.
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 09/08/2021

    Conectar ListView com Banco de Dados Access - Excel VBA Empty Conectar ListView com Banco de Dados Access - Excel VBA

    Mensagem  Gr. 14/8/2021, 15:46

    Bom dia!

    Gostaria de saber como eu posso ao abrir o Excel VBA o ListView ja trazer os Dados de uma tabela do Access.
    Obs: estou tentando usar o mesmo codigo que eu vi em um video no youtube mais o youtuber usou o ListBox e na onde ta escrito ListBox1 eu mudo para o meu ListView, ListView1.

    Tenho mais duvidas sobre o ListView, vou colocar em outros topicos mais se alguem ja souber ja aproveita a resposta.

    Quero saber se ao eu clicar em uma linha no ListView aparecer a foto do produto no Image1.

    + uma duvida

    Quero ao Clicar em uma linha no ListView e depois apertar em um botão "Editar" Abrir  ( MultiPage -> Page2 ) ja com as informações de cada coluna em cada TextBox especifico de cada coluna do Access.

    Obrigado.

    Ps: Não sei se pode tirar varias duvidas em um topico só, O mais importante para mim e trazer as informações do Access Para dentro do ListView
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    Conectar ListView com Banco de Dados Access - Excel VBA Empty Re: Conectar ListView com Banco de Dados Access - Excel VBA

    Mensagem  DamascenoJr. 14/8/2021, 20:14

    Gr. escreveu:Ps: Não sei se pode tirar varias duvidas em um topico só
    O ideal é ter uma dúvida em cada tópico. Assim tudo fica organizado.

    Aqui o espírito aqui é ajudar, mas como o fórum é de Access, não são muitos os frequentadores daqui que podem auxiliar de forma precisa. Sugiro tentar em fóruns de programação Excel já que o Access está servindo apenas para armazenar informações. O Access e o Excel até são "farinha do mesmo saco", todavia cabe observar que estão em "potes" diferentes. Isto é, armazenam informações, mas as acessam de formas distintas. Cada um trabalhando conforme sua finalidade.

    Caso decida continuar buscando ajuda por aqui, por gentileza, mantenha os tópicos na sala Off-tópic Assuntos Variados.

    Bons estudos, boas práticas.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3229
    Registrado : 13/12/2016

    Conectar ListView com Banco de Dados Access - Excel VBA Empty Re: Conectar ListView com Banco de Dados Access - Excel VBA

    Mensagem  Alexandre Fim 14/8/2021, 20:59

    Gabriel, como o DamascenoJr mencionou, o fórum é direcionado para as dúvidas do Access e VBA também.

    Referente à sua dúvida, o ListView é um componente muito muito utilizado na época do Visual Basic 6 e ele é bem dinâmico, pois vc pode utilizar texto, imagens e icones nele também, mas é um componente onde a Microsoft não dá mais suporte e também pode gerar erros devido às variadas versões dele.

    Já utilizei no Access algumas vezes, mas com a vinda do Office 64bits, este componente começou a gerar erros e tive que substituí-lo pelo ListBox, que é nativo do Access.

    No Excel, é possível criar um UseForm, inserir o ListView e cirar uma conexão com o bd Access e carregar os dados nele, mas não vale o sacrifício, pois o Access é uma ferramenta completa e nela vc pode utilizar os seus mais variados componentes para seus resultados, sem precisar utilizar o Excel. Simpels assim !!! Vc utiliza apenas 1 ferramenta.

    Se pretende trabalhar com volume de dados, telas de cadastro para inserir e editar registros, gerar relatórios e criar consultas, eu sugiro que vc utilize o Access.

    Lembre-se!! Muitos usuários utilizam o Excel como "banco de dados" e isso não é bom. O Excel não possui indices e chaves-primarias para realizar consultas. Quando a planilha possui poucas linhas, ele roda bem, mas quando passar de 30.000 linhas, ele começa a "engasgar".

    O Access é mais apropriado para controle de dados e etc.

    É isso.

    []'s

    FIM


    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    Conectar ListView com Banco de Dados Access - Excel VBA Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda
    avatar
    Gr.
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 09/08/2021

    Conectar ListView com Banco de Dados Access - Excel VBA Empty Re: Conectar ListView com Banco de Dados Access - Excel VBA

    Mensagem  Gr. 15/8/2021, 00:42

    Boa Noite.

    Obrigado pelas resposta, eu estou tentando usar o ListView porque eu estou vendo um video de um canal de 6 anos atras de como fazer um Filtro no ListView eu ja tentei no ListBox e não deu então agora estou tentando pelo ListView.

    Seria em torno de uns 500 a 1000 linhas com 10 colunas, e eu iria usar o banco de dados access como um centro de informações para alguns Userform em diferentes planilhas do Excel.

    Arquivo Excel 1 - Controle de Estoque
    > Ele poderia colocar informações no BD Access e Editar/Apagar

    Arquivo Excel 2 - Frente de Caixa
    > Ele apenas subtrair um Produto do BD Access

    Apenas para ter uma vizualização de como queria.

    Obrigado.
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3229
    Registrado : 13/12/2016

    Conectar ListView com Banco de Dados Access - Excel VBA Empty Re: Conectar ListView com Banco de Dados Access - Excel VBA

    Mensagem  Alexandre Fim 15/8/2021, 18:31

    Gabriel,

    Não é de praxe do fórum sobre dúvidas em Excel, mas fiz um modelo para atender às suas necessidades.

    Cadastro de Produtos:

    Conectar ListView com Banco de Dados Access - Excel VBA Cadpro10

    Ao clicar na coluna do listview, ele faz a ordenação dos dados.

    OBS: Descompacte o arquivo em anexo no C: conforme abaixo, pois a conexão com o Access está fixa no código.

    Conectar ListView com Banco de Dados Access - Excel VBA Cadpro11


    A conexão com o Access é via ADO, é necessário marcar a referência, conforme abaixo:
    Conectar ListView com Banco de Dados Access - Excel VBA Cadpro12

    Acredito que com este exemplo vc consiga trabalhar conforme desejado.

    É isso.

    Espero ter ajduado.

    Boa sorte.
    Anexos
    Conectar ListView com Banco de Dados Access - Excel VBA AttachmentSistemaExcel.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (50 Kb) Baixado 68 vez(es)


    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    Conectar ListView com Banco de Dados Access - Excel VBA Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda

    Conteúdo patrocinado


    Conectar ListView com Banco de Dados Access - Excel VBA Empty Re: Conectar ListView com Banco de Dados Access - Excel VBA

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 9/5/2024, 22:12