MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Propriedade AllowEdits com comportamento estranho - socorro

    avatar
    carniel.ass.info
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 69
    Registrado : 14/09/2012

    Propriedade AllowEdits com comportamento estranho - socorro Empty Propriedade AllowEdits com comportamento estranho - socorro

    Mensagem  carniel.ass.info 12/11/2021, 18:15

    Boa tarde caros participantes;

    Estou enfrentando um problema com a propriedade "AllowEdits".
    Tenho como padrão em meus formulários definir essa propriedade como "Permitir edições = não".
    No formulário que está sendo acessado tenho um botão "Destravar" que vai via VBA e faz o seguinte:

    Me.AllowEdits = True

    A partir dai o registro fica "livre" para o usuario editar.

    Sempre funcionou perfeitamente, tanto que tenho a rotina em 90% dos sistemas que desenvolvi.
    A 2 dias em um desses sistemas precisei fazer algumas correção que "nada tem a ver com permissão de editar AllowEdits".
    E do nada começou o comportamento estranho como relatado abaixo:

    ...abro o form
    ...aperto o botão "destravar"
    ...vou pro primeiro campo para editar ou se tiver incluindo para informar
    ...tenho livre acesso
    ...salto para o segundo campo, "de repente" a propriedade se altera sozinha acredita ?
    trava o formulário e o usuario não consegue mais proceguir.

    Testei minuciosamente linha a linha, cada hora que o código parava em um ponto checava o valor da propriedade (em questão AllowEdits)
    E o valor estava  "True" ou verdadeiro
    De repente entrando em um campo aleatório (pois cada hora ocorre em campos alternados) a propridade criava vida e passava pra "False" paralisando a operação do usuario.

    Muito chato isso...

    Até pra efeito de teste, quando identificava um campo que estava alterando involuntariamente a propriedade colocava o comando novamente:

    Me.AllowEdits = True (tipo no evento "ao receber o foco")

    Fechava o formulário;

    Iniciava o processo e o problema se transferia para outro campo (olha que loucura...)

    A pergunta é ? Alguem tem ideia do que ocorre ?

    Pode ser atualização do Office (no caso deu erro na versão 2019 e 365)
    Existe alguma forma de eu testar via código como está o "transito" dessa propriedade no VBA  "AllowEdits", flagrar quando ela é ativada etc...
    Existe alguma forma "correta" pra usar essa propriedade ? Pois eu sem faço como relatado acima... formulário por padrão como "não" e habilito para "sim" via VBA.

    Por fim o cliente acaba até desconfiando da competência da gente, e com isso removi as travas do sistema.

    Detalhe, o problema ocorre no meu PC de desenvolvimento e no PC do cliente tbm, com isso descarta-se reinstalação, formatação etc...

    Se alguem puder comentar agradeço

    Carniel
    Cláudio Más
    Cláudio Más
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1314
    Registrado : 21/01/2012

    Propriedade AllowEdits com comportamento estranho - socorro Empty Re: Propriedade AllowEdits com comportamento estranho - socorro

    Mensagem  Cláudio Más 12/11/2021, 20:47

    Boa tarde,

    A 2 dias em um desses sistemas precisei fazer algumas correção que "nada tem a ver com permissão de editar AllowEdits".
    E do nada começou o comportamento estranho como relatado abaixo:

    Parece que o comportamento estranho não começou exatamente do nada, e sim depois das correções.

    Pode ser atualização do Office (no caso deu erro na versão 2019 e 365)

    Se foi feita uma atualização do Office, mais uma pista do início do problema.

    Testei minuciosamente linha a linha, cada hora que o código parava em um ponto checava o valor da propriedade (em questão AllowEdits)
    Existe alguma forma de eu testar via código como está o "transito" dessa propriedade no VBA  "AllowEdits", flagrar quando ela é ativada etc...

    Não sei se entendi bem, mas se você testou linha a linha via janela imediata, é a única forma de depuração de código que conheço.

    Pra ajudar melhor teria que testar o sistema, tem como enviar somente as partes envolvidas (formulário, tabelas vazias, etc)?
    avatar
    carniel.ass.info
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 69
    Registrado : 14/09/2012

    Propriedade AllowEdits com comportamento estranho - socorro Empty Re: Propriedade AllowEdits com comportamento estranho - socorro

    Mensagem  carniel.ass.info 12/11/2021, 21:20

    Claudio, agradeço a resposta;

    Qto aos testes, sim, via janela imediata;
    Olhei no modulo todas as rotinas e nenhuma "escapa" pra alterar a propriedade indevidamente;
    O estranho é que como relatei, vou acompanhando a execução via janela imediata, e a propriedade do AllowEdits segue como "true", pois fiz isso clicando no botão (ao abrir o formulário), dai, por exemplo, entro no campo "Data do Pedido" blza, vai pro campo "Cliente" blza, isso eu testando o status da propriedade cada hora que o campo em questão recebe o foco e vendo que AllowEdits está "true", quando entro no 3º campo "CFOP" muda o status pra "False" e trava todo form.

    Dai vou no campo "CFOP" e coloco "ao receber foco" me.allowedits = true" blza, consigo informar, quando vou para outro campo qualquer 2 ou 3 pra frente novamente verificando o status da propriedade alterado (no caso aqui no campo CFOP) chega em um bendito campo troca a propriedade para "false" novamente, parece que tem vida própria Very Happy ;

    É isso amigo

    Final de semana vou reescrever todo VBA do formulário, Sub por Sub e vou testando, acredito que foi sim depois das alterações que fiz, pois tenho uma cópia do BD antes das alterações e o fato não ocorria;

    O engraçado é que mesmo que eu "quisesse" uma situação dessas, "alterar a propiedade aleatóriamente, acho que seria um trabalhão" kkk

    Como relatei na postagem inicial, uso desse procedimento para assegurar que o usuario não vai alterar/modificar ou excluir nenhum registro acidentalmente, caso voce tenha alguma dica de fazer uso dessa mesma ideia, por favor me oriente.

    Vamos em frente
    Cláudio Más
    Cláudio Más
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1314
    Registrado : 21/01/2012

    Propriedade AllowEdits com comportamento estranho - socorro Empty Re: Propriedade AllowEdits com comportamento estranho - socorro

    Mensagem  Cláudio Más 12/11/2021, 23:10

    Carniel, eu deixo o usuário alterar o registro à vontade, mas assim que inicia a edição, ficam habilitados somente dois botões: salvar e desfazer.

    Assim é possível retornar o registro ao estado anterior, se houver alguma alteração acidental.
    avatar
    carniel.ass.info
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 69
    Registrado : 14/09/2012

    Propriedade AllowEdits com comportamento estranho - socorro Empty Re: Propriedade AllowEdits com comportamento estranho - socorro

    Mensagem  carniel.ass.info 18/11/2021, 13:04

    Claudio agradeço o retorno, simples e eficiente, refiz o form inteiro e reseolveu o problema, vou deixar ainda as travas rs... pra dar uma segurança extra, obrigado;

    Obs.: Não achei o "resolvido"

    Carniel
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    Propriedade AllowEdits com comportamento estranho - socorro Empty Re: Propriedade AllowEdits com comportamento estranho - socorro

    Mensagem  Alexandre Neves 18/11/2021, 19:26

    Boa tarde
    carniel, respeite as regras do fórum (nºCool
    Não utilize "urgente" (ou "socorro")


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo

    Conteúdo patrocinado


    Propriedade AllowEdits com comportamento estranho - socorro Empty Re: Propriedade AllowEdits com comportamento estranho - socorro

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 8/5/2024, 02:53