MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário

    avatar
    Luiz antônio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 65
    Registrado : 06/02/2020

    [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário Empty [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário

    Mensagem  Luiz antônio 7/2/2022, 16:03

    Boa tarde, eu sou principiante no Access. Tenho certeza que podem tirar isso de letra, mas já quebrei muito a cabeça e não estou conseguindo. Estou montando um sistema de vendas que me permite planejar as vendas e registrar as vendas de fato realizadas. O formulário (Operações) tem um campo que denominei Orçamento (combox) no qual posso escolher orçado ou real. A tabela desse formulário é "Operações".
    No Subformulário (Subformulário de Operações) há outro campo com o mesmo nome Orçamento (combox) com as mesmas opções orçado ou real. A tabela desse subformulário é "Subformulário de Operações".

    Eu tentei ajustar um código que encontrei aqui no MaximoAcess para algo parecido, mas pelo jeito não é tão parecido assim, porque não tenho obtido sucesso: não está acontecendo o registro na tabela "Subformulário de Operações".
    Tentei usar a expressão =[Formulários]![Operações]![Orçamento], ele insere o registro no subformulário, mas não está registrando na tabela "Subformulário de Operações".
    Desculpem-me se a questão for muito boba.
    Obrigado pela atenção de vocês!
    avatar
    Holanda
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 21/09/2018

    [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário Empty Re: [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário

    Mensagem  Holanda 8/2/2022, 02:16

    Boa noite Luiz antônio
    Não conseguir apenas pela sua explicação passar alguma coisa que possa lhe ajudar.

    Seria melhora anexar seu banco de dados e informar também a sua versão do access.
    avatar
    Luiz antônio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 65
    Registrado : 06/02/2020

    [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário Empty Inserir um registro do formulário no subformulário

    Mensagem  Luiz antônio 8/2/2022, 14:19

    Holanda, muito obrigado por ter se interessado pelo meu problema. Meu Access é 2013.

    Anexo, envio o arquivo do banco de dados que estou tentando criar: Vendas-Compras.aabd (anexo).

    Há quatro formulários: Stakeholders; Operações; Subformulário de Operações; e Subformulário de Contas a Receber ou a Pagar.

    No formulário de Stakeholders cadastro clientes e fornecedores.

    No formulário de Operações lanço compras e vendas. Os dois subformulários estão vinculados no formulário Operações. Os lançamentos do formulário de Operações são registrados nas tabelas Operações, Subformulário de Operações e Subformulário de Contas a Receber ou Pagar.

    No formulário de operações há um campo combox com registro na tabela Operações denominado Orçamento. Há duas opções nesse combox: orçado e real.

    Gostaria que me orientasse sobre o código que deveria escrever nesse campo Orçamento do formulário de Operações, de modo que ao escolher qualquer dessas duas opções (orçado ou real), o campo de mesmo nome (Orçamento) que tenho no Subformulário de Operações fosse atualizado e o registro ocorresse na tabela Subformulário de Operações.

    As alternativas que utilizei não funcionaram: 1) usei uma macro: ele copia a opção escolhida, mas não registra na tabela. 2) tentei adaptar um código que encontrei aqui no MaximoAccess, mas, como sou principiante, ele não está funcionando.
    Anexos
    [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário AttachmentVendas-Compras.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (219 Kb) Baixado 33 vez(es)
    avatar
    Luiz antônio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 65
    Registrado : 06/02/2020

    [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário Empty Fiz algum pedido errado?

    Mensagem  Luiz antônio 11/2/2022, 15:05

    Eu fiz alguma coisa errada?
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário Empty Re: [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário

    Mensagem  DamascenoJr. 12/2/2022, 23:28

    Não fez, mas esta querendo fazer. (risos)

    Não é uma prática recomendável salvar esta informação, isso seria o equivalente a salvar a informação duas vezes, afinal ela poderia ser obtida a qualquer momento bastando somar os valores novamente.

    E o pior nem é isso, o pior é que um registro pode ser adicionado/alterado/excluído diretamente na tabela e a programação de calcular o valor do orçamento, que só existe no formulário, ficar sem fazer o devido cálculo. É risco de furo.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.

    Luiz antônio gosta desta mensagem

    avatar
    Luiz antônio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 65
    Registrado : 06/02/2020

    [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário Empty Inserir um registro do formulário no subformulário

    Mensagem  Luiz antônio 13/2/2022, 15:13

    DamascenoJr., muitíssimo obrigado por me responder. Sua resposta é um alívio para mim. Eu perguntei se estava fazendo alguma errada no fórum, porque não encontrava nenhum membro que pudesse me ajudar. Ai vc caiu do céu! Laughing

    Eu acho que não estou conseguindo descrever o meu problema perfeitamente.

    Eu tenho um formulário "Nota de Operação" (tbl Operações) e dentro desse formulário inseri acoplado o Subformulário de Operações (tbl Subformulário de Operações). Eu gostaria de ter um comando que após preencher o campo "orçamento" do formulário "Nota de Operação", o mesmo campo "orçamento" que tem dentro do "Subformulário de Operações" fosse preenchido ou atualizado.

    O campo "orçamento" do formulário e do subformulário tem a mesma origem: é um combox com duas opções: orçado ou real.

    Acho que não corro nenhum risco de alterar valores ou registros já realizados, porque não vou mexer com valores nessa troca. E depois de sair do campo "orçamento" do formulário "Nota de Operação" vou entrar obrigatoriamente no "Subformulário de Operações" para completar os dados.

    Mais uma vez muitíssimo obrigado. Me ajudaaa!!!
    avatar
    Holanda
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 21/09/2018

    [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário Empty Re: [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário

    Mensagem  Holanda 13/2/2022, 18:00

    Boa tarde Luiz Antonio

    Eu não conseguir abrir banco de dados, tenho 2019 e não abre em modo estrutura, e o 2007 da incompatibilidade.

    Realiza um "Requery" no form ou apenas no subform, após atualizar esse campo, pelo que eu entendi isso deve resolver.
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário Empty Re: [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário

    Mensagem  DamascenoJr. 14/2/2022, 02:57

    Retire a fórmula que existe no campo "Orçamento" do seu subformulário, colocando na fonte do controle o apontamento para o campo da tabela, da mesma maneira que os demais campos já estão.

    No evento "Após atualizar" do seu campo "Orçamento" no seu formulário principal, coloque o seguinte código.

    Código:
    Dim objRS As DAO.Recordset
       
    Set objRS = Me("Subformulário de Operações").Form.Recordset
       
    If objRS.RecordCount > 0 Then
       
        Call objRS.MoveFirst
           
        Do
            Call objRS.Edit
                objRS("Orçamento").Value = Me("Orçamento").Value
            Call objRS.Update
            Call objRS.MoveNext
        Loop Until objRS.EOF
       
    End If
       
    Set objRS = Nothing

    Retire a programação do evento "Ao alterar". Não esqueça o resolvido do tópico.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    avatar
    Luiz antônio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 65
    Registrado : 06/02/2020

    [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário Empty Inserir um registro do formulário no subformulário Responder

    Mensagem  Luiz antônio 14/2/2022, 14:38

    Meu Access é do Office Professional Plus 2013.
    avatar
    Luiz antônio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 65
    Registrado : 06/02/2020

    [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário Empty Inserir um registro do formulário no subformulário Responder

    Mensagem  Luiz antônio 14/2/2022, 16:26

    DamascenoJr, não sei como agradecer por estar tendo paciência comigo.

    Exclui a fórmula do campo "orçamento" dentro do "Subformulário de Operações", como recomendou. ok

    Exclui também a programação do evento em "Ao Alterar". ok

    Testei o código que vc me mandou. Faltou um pequeno detalhe para arredondar o 10.

    Quando estou editando um registro salvo do formulário "Nota de Operação", se altero o registro do campo "orçamento", automaticamente atualiza o campo "orçamento" dentro do "Subformulário de Operações". Código está funcionando belezura!

    Entretanto, se estou fazendo um registro novo no formulário "Nota de Operação" (isso quer dizer que ainda não há registro no "Subformulário de Operações"), ele não insere o opção escolhida do campo "orçamento" no mesmo campo "orçamento" dentro do Subformulário.

    O que precisa ser corrigido no código?
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário Empty Re: [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário

    Mensagem  DamascenoJr. 14/2/2022, 23:49

    No evento "Ao entrar" do campo "Orçamento" no subformulário
    Código:
    If Me.NewRecord Then Me("Orçamento").Value = Parent("Orçamento").Value


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    avatar
    Luiz antônio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 65
    Registrado : 06/02/2020

    [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário Empty Inserir um registro do formulário no subformulário

    Mensagem  Luiz antônio 15/2/2022, 13:26

    DamascenoJr, grande. Vc é o cara! cheers

    Funcionou suas dicas. Ficou bacana d+.

    Muito obrigado.

    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário Empty Re: [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário

    Mensagem  DamascenoJr. 16/2/2022, 01:45

    O fórum agradece o retorno. Sucesso.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário Empty Re: [Resolvido]Inserir um registro do formulário no subformulário

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/4/2024, 17:16