MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos

    avatar
    white_spot™
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7
    Registrado : 04/10/2022

    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos Empty Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos

    Mensagem  white_spot™ 4/10/2022, 17:54

    Antes de mais vou-me apresentar de forma simples e curta.

    Tenho 46 anos e estou em Portugal. Pouco ou nada percebo de Access, mas vou conseguindo-me desenrascar mexendo nas coisas e vendo "explicações" aqui e ali.

    No meu actual trabalho fazemos instalação, manutenção e reparação de uma rede de comunicações (telefones, internet, rádios portáteis, etc.).

    Quando cheguei aqui vi que não havia grande controlo de nada e pouca ou nenhuma informação era preservada para situações futuras. Como tal decidi ter que fazer um sistema para gerir isto tudo e a opção mais viável seria em Access.

    Vou tentar explicar por alto o que é pretendido e o que penso já ter conseguido:

    Funcionários:
    - Criar "funcionários" que terão que ter acessos diferenciados (administradores e utilizadores) - Feito.
    - Conforme cada tipo de funcionário ter acesso a mais ou menos opções / menus. - Por fazer, mas penso que sei como fazer.

    Locais:
    - Os locais estão subdivididos em várias zonas e possuem as suas relações (Cidade, Concelho, Freguesia, Gabinete por exemplo). - Feito.

    Equipamentos:
    - Criar diversos tipos de equipamentos (telefones, rádios portáteis, rádios de viaturas, etc.). - Feito.
    - Dentro de cada tipo de equipamento ter então os diversos equipamentos (telefone 1, telefone 2, ... tipo stock). - Feito.
    - Atribuir a cada equipamento um local específico (da lista acima Locais). - Feito
    - Permitir que cada local possa ter diferentes tipos de equipamentos (gabinete 1 tem telefone 1 e 2 e rádio fixo 1). - Perdi-me nisto / por fazer (relação many to many?).

    Depois disto feito a ideia será então criar uma "folha padronizada" de intervenção onde se vai buscar os dados todos às tabelas acima referidas.
    Folha essa que já iniciei, mas que, entretanto, parei por não conseguir arranjar forma de ir buscar um equipamento específico (ter uma combobox ou algo do género onde vou escolher o tipo de equipamento primeiro e depois o equipamento específico desse tipo).

    Nessa mesma "folha" de intervenção será introduzido o que foi feito e pretendia que essa informação depois ficasse de alguma forma visível quando se fosse ver o equipamento.
    Tentando explicar, reparei o telefone 1 e quando quisesse ir ver os dados do telefone 1, estivesse lá essa reparação e todas as outras coisas que lhe forma sendo feitas.

    No fundo é literalmente como se fosse a gestão de uma oficina / loja de reparações, mas que para além de efectuar as reparações nas suas instalações, também as faz nas casas dos clientes.

    Ora tal como disse mais atrás, parei na parte onde num determinado gabinete pretendia que houvesse mais que um diferente tipo de equipamentos, e era sobretudo nisso que queria ajuda. O resto vou tentando fazer gradualmente.

    Já tinha essas tabelas todas feitas e as suas relações criadas. Quando abria a tabela cidade mostrava-me todas as cidades e "atrás" do nome da cidade tinha um + que clicando nele mostrava-me todos os concelhos dessa cidade. O mesmo em concelho que me mostrava todas as freguesias e por aí adiante até ao gabinete. Clicando no + antes do nome do gabinete mostrava-me todos os telefones que ali estavam associados, mas se tiver associado outro tipo de equipamento já não me aparece.

    Não sei se é suposto ser assim, mas presumo que não.

    Como faço para que um determinado local possa ter diferentes tipos de equipamentos? É com aquilo da relação de muitos para muitos (many to many)?

    Aproveito para pedir desculpa caso não use os termos mais correctos, mas como disse sou mero curioso e ando a aprender a mexer nisto pelo caminho.

    Obrigado desde já por toda e qualquer ajuda fornecida.
    bigfill
    bigfill
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 477
    Registrado : 27/03/2015

    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos Empty Re: Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos

    Mensagem  bigfill 5/10/2022, 19:25

    Boa tarde white_spot!

    Tudo indica que seja somente a Relação entre tabelas" que foi criada de "Um para Um", e o correto e de "Um para Muitos". Assim pode haver um local e vários equipamentos para este local.

    Mais se possível disponibilizar o arquivo "BD" seria muito mais fácil para entendermos e o ajudar.

    Estamos a disposição white_spot para lhe ajudar.

    white_spot™ gosta desta mensagem

    bigfill
    bigfill
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 477
    Registrado : 27/03/2015

    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos Empty Re: Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos

    Mensagem  bigfill 5/10/2022, 19:45

    Fiz este modelo de relação entre tabelas, da uma olhada de como deve ser feito "no seu caso".
    Anexos
    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos AttachmentUm para Varios.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (26 Kb) Baixado 36 vez(es)

    white_spot™ gosta desta mensagem

    avatar
    white_spot™
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7
    Registrado : 04/10/2022

    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos Empty Re: Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos

    Mensagem  white_spot™ 6/10/2022, 19:27

    bigfill desde já obrigado pela ajuda.

    Juntei então em anexo parte do que tenho já feito. A versão mais actualizada está no meu local de trabalho e só volto lá para a semana. Não ligues muito à estrutura de muita coisa, pois como disse, é ir fazendo e descobrindo pelo caminho. No final será feito uma base de dados nova ou essa limpa convenientemente.

    Estive a ver o modelo que enviaste e essa relação de um para muitos já está feita, e essa percebi bem o seu conceito (assim espero).

    A maior diferença relativamente às tabelas que fiz foi que na tabela do produto atribuo um "item genérico" a um "bairro", e na tabela que criaste é atribuído um "item bairro" a um "bairro". Depois quando tento atribuir outro "item genérico" ao mesmo "bairro" as coisas até estão lá, mas na realidade não aparecem nesta vista da tabela:

    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos Screenshot-392
    Tenho um item associado a Vila Nova de Gaia, e dentro de Vila Nova de Gaia tenho um "bairro" onde estão associados dois itens. O item associado a Vila Nova de Gaia não aparece nesta vista, e se adicionar outro tipo de item (de outra tabela) aquele "bairro" específico o mesmo não vai aparecer. Não sei se é suposto ser assim ou se algo está mal feito e por isso é que não aparece.

    Entretanto, estive a pensar... estou a tentar atribuir um objecto a um local... será que se fizer o oposto, atribuir um local a  um objecto a coisa não seria melhor / mais fácil? Ou será que é irrelevante e vai dar tudo ao mesmo?

    Aproveito e deixo um esquema que criei na altura com o que pretendo fazer, isto de forma muito genérica claro.

    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos Gest-o-NSIC-SM

    De certa maneira o grosso já está feito. As tabelas para os departamentos (bairros), para os equipamentos e para os elementos estão feitas. A informação nas tabelas não está completa nem nada que se pareça, e muito provavelmente irão sofrer alterações, mas dá para ter uma ideia da coisa.

    Como disse encalhei na parte de conseguir atribuir vários itens diferentes (equipamentos) a um local específico. Bem como agora ao criar a folha de obra, encontrar forma de ir procurar o item que pretendo.

    Mais uma vez muito obrigado pela ajuda e espero que me tenha conseguido fazer entender.
    Anexos
    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos AttachmentNSIC-SM.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (949 Kb) Baixado 40 vez(es)
    bigfill
    bigfill
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 477
    Registrado : 27/03/2015

    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos Empty Re: Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos

    Mensagem  bigfill 10/10/2022, 15:57

    Bom dia white_spot!

    Não entendi muito bem o que você precisa, mais criei um banco com o que acredito ser o que você quer.

    Criei uma tela onde você escolhe um (Pais/Estado/Cidade/Bairro) e adiciona um equipamento a este local.

    Obs.: O que não ficou claro para mim é.

    * Você precisa adicionar o equipamento somente ao "Bairro" ou pode ter equipamento adicionado nos níveis anteriores, tipo (Estado ou Cidade).
    *Os equipamento são únicos ? ou seja tem um numero de serie, ou pode ter vario telefones de um modelo para vários locais ?

    Pois o que eu criei coloque para adicionar equipamento somente aos bairros, e cada equipamento tem um numero de serie próprio. Assim não permitirá adicionar o mesmo equipamento duas vezes.
    Anexos
    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos AttachmentUm para Varios.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (67 Kb) Baixado 19 vez(es)

    white_spot™ gosta desta mensagem

    avatar
    white_spot™
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7
    Registrado : 04/10/2022

    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos Empty Re: Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos

    Mensagem  white_spot™ 10/10/2022, 16:33

    Obrigado bigfill pela ajuda.

    Ora estive a ver o banco que enviou.

    Basicamente ao nível de relações não está muito diferente do que tenho, excepto na parte da tabela do equipamento (tbItemBairro) onde para além da "referência" ao bairro (idBairro) eu meti à cidade, ao estado e ao pais. Só o fiz porque acreditava que seria necessário, mas está visto não o ser.
    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos Screenshot-395

    Agora a minha dúvida e que será aquilo que não me devo ter explicado bem é que o bigfill meteu todos os tipos de equipamentos dentro de uma só tabela (tbProduto). Certo?
    O que eu pretendia era tabelas diferentes para equipamentos diferentes.

    De resto o que preciso é que um equipamento, o qual tem número de série (ou outra coisa similar), só possa ser adicionado a um local específico que será o bairro, ou eventualmente para facilitar as coisas a uma cidade e ter apenas uma anotação em que bairro está.
    Agora poderá haver equipamentos que na vez de estarem associados a um bairro possam estar associados a um estado ou cidade, por exemplo. Imagine uma central de distribuição de linhas telefónicas, o mesmo estará associado a uma cidade, e depois os telefones esses estarão associados aos bairros.
    Preciso de fazer essa distinção em alguns equipamentos.

    Fora isso não há dúvidas, cada equipamento é único e devidamente identificável por um número de série (ou similar) e só pode estar num único local, contudo nesse local poderá ter vários equipamentos da mesma família (telefones), bem como de famílias diferentes (por exemplo, computadores, impressoras, televisões, etc.).
    bigfill
    bigfill
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 477
    Registrado : 27/03/2015

    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos Empty Re: Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos

    Mensagem  bigfill 11/10/2022, 11:20

    Bom dia white_spot!

    Pelo que entendi o equipamento poderá ser locado em qualquer nível (no estado ou cidade ou bairro). Então nesse caso seria melhor fazer ao contrario, associar o local no equipamento e não o equipamento ao local.

    Crie uma tabela ou mais com os equipamentos e nelas um campo com o local onde você escolherá (estado ou cidade ou bairro).

    white_spot™ gosta desta mensagem

    avatar
    white_spot™
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7
    Registrado : 04/10/2022

    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos Empty Re: Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos

    Mensagem  white_spot™ 11/10/2022, 11:46

    Sim, é isso mesmo, o equipamento poderá ser colocado em "qualquer local".

    Já tinha pensado (e mencionado) sobre isso de atribuir um local a um equipamento na vez de atribuir um equipamento a um local.

    Vou então tentar essa via e logo que possível dou o meu feedback.

    Muito obrigado bigfill pela ajuda / orientação.
    avatar
    white_spot™
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7
    Registrado : 04/10/2022

    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos Empty Re: Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos

    Mensagem  white_spot™ 12/10/2022, 10:17

    bigfill posso estar bloqueado ou então o meu chip avariou  Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos 1f602.

    Ora tentei aproveitar o trabalho já feito para então atribuir um local a um equipamento (ao invés de um equipamento a um local), contudo, não estou a conseguir...

    A minha dúvida é a seguinte, consigo ter uma tabela de equipamentos (estilo a tua tbItemBairro) e ir buscar o local às tabelas dos locais (tbPaís, tbEstado, tbCidade)?

    É que eu tentei fazer isso, mas depois ao ver as relações entre tabelas fica sempre de 1 para muitos no sentido de "um" local para "muitos" itens e não ao contrário (um item para muitos locais).
    Continuo a ver isto mal?

    EDIT

    Penso que já desbloqueei o chip lol.

    Mudei a chave primária para o número de série do equipamento (coisa que não tinha) e introduzi um campo na tabela do local com esse número de série e assim já deu (assim penso eu).
    bigfill
    bigfill
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 477
    Registrado : 27/03/2015

    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos Empty Re: Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos

    Mensagem  bigfill 12/10/2022, 12:15

    Bom dia white_spot!

    Você tem as tabelas contendo os locais ?

    Tipo:

    tbPais

    Id Pais
    1 Brasil
    2 Portugal


    tbEstado

    Id IdPais Estado
    1 1 São Paulo
    2 1 Rio de Janeiro
    3 2 Porto
    4 2 Benfica


    Etc..


    Se tive me encaminhe que irei tentar montar para você

    white_spot™ gosta desta mensagem

    avatar
    white_spot™
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7
    Registrado : 04/10/2022

    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos Empty Re: Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos

    Mensagem  white_spot™ 12/10/2022, 15:25

    Aqui está bigfill.
    Anexos
    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos AttachmentNovo Microsoft Access Base de Dados.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (42 Kb) Baixado 26 vez(es)
    bigfill
    bigfill
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 477
    Registrado : 27/03/2015

    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos Empty Re: Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos

    Mensagem  bigfill 13/10/2022, 12:57

    Bom dia white_spot!

    Confesso que ate hoje não entendi como funciona esses locais que você quer vincular o equipamento.

    Em Portugal e diferente do Brasil, e por isso não entendi muito bem. Mais independente de disso o local tanto faz.

    Então criei um modelo para você com Local01, Local02 e Local03. Assim tanto faz ser Estado, Cidade, Bairro, Sala, Rua, Casa. Qualquer coisa se encaixaria desta forma.

    Irei detalhar o modelo que estou mandando.

    * Não fiz um tela para cadastrar locais, então você deve alimentar essas tabelas com os seus locais.

    * Ao abrir entrará no "Menu" onde há dois botões (01 Vincula o equipamento a um local), podendo ser no "Local01, Local02 ou Local03" ou todos ou somente dois será da forma que você deseja, então criasse uma localização parta este equipamento (um campo em numero) tipo um Código Postal e outro campo como Texto tipo (Distrito01/Lisboa/Santa Fé).
    O outro botão abrirá uma tela de consulta, onde você consegue filtrar a tabela de acordo com o que for digitado. Exemplo:

    Há dois equipamentos

    01 em (Distrito01/Lisboa/Santa Fé)
    01 em (Porto/Alvares)

    Se filtrar digitando "Port" ele irá mostrar

    (Porto/Alvares)

    Se filtrar digitando "Dist" ele irá mostrar

    (Distrito01/Lisboa/Santa Fé)

    Se filtrar digitando "A" ele irá mostrar

    (Distrito01/Lisboa/Santa Fé)
    (Porto/Alvares)

    pois tem "A" em ambas localização
    Anexos
    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos AttachmentLocais.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (127 Kb) Baixado 22 vez(es)
    avatar
    white_spot™
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7
    Registrado : 04/10/2022

    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos Empty Re: Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos

    Mensagem  white_spot™ 19/10/2022, 11:15

    Bom dia bigfill e obrigado novamente pela ajuda.

    Vamos então tentar esclarecer as coisas.

    Os locais em questão nada tem a ver com a "hierarquia" de pais → estado → cidade → etc...
    Apesar de os nomes poderem induzir em erro, nada tem a ver com essa "hierarquia" digamos assim.
    Os locais são representativos da organização / entidade para a qual trabalho, ou seja, comandos → divisões → esquadras.
    Temos vários comandos, e cada comando tem uma série de divisões que por sua vez tem uma série de esquadras.
    Uma determinada esquadra pertence a uma divisão específica que por sua vez pertence a um comando próprio.

    Juntei uma imagem em anexo para ser mais simples perceberes a coisa.

    Eu queria manter esta "hierarquia" caso fosse possível. Grosso modo o que já tenho é quando escolho um determinado comando só me aparecem as divisões que lhe pertencem, e quando escolho uma divisão só me aparecem as esquadras que lhe pertencem. Acho que assim torna a coisa mais simples depois já que a lista é extensa, bem como em cada divisão, por exemplo, existem "esquadras" com o mesmo nome (mas que já alterei para serem diferenciáveis).

    Os equipamentos conforme a sua "família" (ou diferente tipo se preferires) só podem ser colocados em determinados locais (telefones nas esquadras e rádios veiculares nas divisões, por exemplo), contudo isso é irrelevante, pois no momento de atribuir um local ao equipamento deverá ser possível escolher até que "ramificação" queremos ir na "hierarquia" dos locais.

    Tenho uma lista de equipamentos já feita, ou até poderei começá-la do novo e vou adicionando um equipamento de cada vez, e conforme a sua família / tipo ele será guardado na sua tabela específica de equipamentos (tb_telefones, tb_rádios, etc.). Se não der (separar os equipamentos por família / tipo) e tiver que ficar tudo numa que assim seja.
    Ao introduzir o tal equipamento (ou editando a lista já existente) pretendo poder escolher o local onde o mesmo está instalado, sendo que a ideia passa por escolher primeiro o comando, depois a divisão e de seguida a esquadra se for o caso, senão não passo da escolha da divisão.

    Da mesma forma que cada equipamento terá o seu número de série, ou algo similar, pretendo adicionar mais informações a esse equipamento, o que por si só já está também feito.

    Na prática, tudo já estava feito, o problema era que ao pesquisar pelo local, no intuito de mostrar-me tudo o que ali estaria colocado, apenas me aparecia uma família / tipo de equipamento, eventualmente por pertencerem a tabelas diferentes.
    Contudo, se procurasse por um equipamento específico, fosse de que família / tipo fosse, já aparecia no local certo.

    Ou seja, se procurasse pelo telefone XYZ mostra que está na 1ª esquadra da 1ª divisão do comando do Porto, e se procurasse pelo rádio TYU mostrava também que estava na tal 1ª esquadra. Contudo se procurasse pela 1ª esquadra da 1ª divisão do comando do Porto só me mostrava o telefone "XYZ" que está ali colocado (ou vários telefones) e nada mais. o rádio "TYU" não aparecia... ou eu não sei como fazer a pequisa de forma a aparecer tudo.

    Esta confusão toda prende-se unicamente a isso, sendo que eventualmente a solução mais prática passaria por atribuir um local a um equipamento e não um equipamento a um local. No entanto, a coisa foi completamente sideways e acho que ficou tudo muito mais confuso... pelo menos para mim hehe.

    Espero que agora a coisa fique mais clara e percetível.
    Anexos
    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos AttachmentHierarquia locais_.jpg
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (17 Kb) Baixado 17 vez(es)

    Conteúdo patrocinado


    Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos Empty Re: Desenvolvimento sistema de gestão de manutenção de equipamentos

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 6/5/2024, 13:22