MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Sortear e formar duplas/Trios

    fernando rodrigo zanchini
    fernando rodrigo zanchini
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 196
    Registrado : 18/04/2018

    Sortear e formar duplas/Trios Empty Sortear e formar duplas/Trios

    Mensagem  fernando rodrigo zanchini 6/11/2023, 21:11

    Boa tarde pessoal, preciso muito de uma ajuda.
    Não sei como faço para realizar esse sorteio no Frm_Torneio.
    Tenho 2 situação o RanchSorting  e TeamPenning e cada um e um torneio.
    O RanchSorting forma duplas, o TeamPenning forma trios, baseada na minha lista do torneio(Tb_ListaTorneio), e ambos gera um código da seu torneio  iniciando do 1 que e o Código da dupla/trio (Cod Dup) esse codigo serve para chamar. 
    O campo N° X  determina se o competido  fará mais de uma dupla/trio

    Exemplo : N° X  =2 ficaria assim

    -----RanchSorting------------

    1 ALEXANDRE   &   ADEMILTON
    2 ALEXANDRE   &  AMANDA   

    ------TeamPenning-----------
     
    1 ALEXANDRE   &   ADEMILTON  &  AVELINO
    2 ALEXANDRE   &   AMANDA  &  BENEDITO

    Não podendo repetir a dupla/trio
    Anexos
    Sortear e formar duplas/Trios AttachmentRanchSorting_Team Penning.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (58 Kb) Baixado 5 vez(es)
    avatar
    abreuluiston
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 71
    Registrado : 24/07/2023

    Sortear e formar duplas/Trios Empty Re: Sortear e formar duplas/Trios

    Mensagem  abreuluiston 7/11/2023, 20:55

    Olá Fernando boa-tarde!

    Você utiliza subformulários e preenche dados nos campos desses formulários através de consulta pré-definidas. Eu trabalho um pouco diferente pq gosto de abrir recordsets na memória e não utilizo subformulários, mas sim listbox, combobox e outros elementos e preencho esses objetos todos através do VBA.

    Contudo eu fiz um exemplo e estou reanexando o arquivo para você testar. Fiz alteração em dois formulários: o BuscaNome inseri uma linha no código e relatei através de um comentário. E no formulário Torneio eu alterei o botão "sortear" Você poderá ver o código nele.

    Veja, é só um exemplo do select que faz o sorteio utilizando a função RND e você deverá adaptar, pois, como mencionei, você utiliza subformulário com consulta. Então, o que estou fazendo é inserindo os dados sorteados na tabela RanchSorting e fiz somente para essa visão, pois não sei se vai se interessar na minha solução e se por acaso se interessar basta seguir o exemplo e fazer para a visão de trios.

    Algumas observações:
    1) considerei que o seu X é o número de partidas que o competidor selecionado participará. Então, se você colocar o número 3 por exemplo ele selecionará aleatoriamente 3 competidores. Mas, você precisa selecionar o participante clicando para abrir o subformulário BuscaNome.

    2) na tabela RanchSorting tem um campo chamado códigoDupla eu simplesmente coloquei um contador que numera de 1 a N (depende o x selecionado) não sei se é isso que você espera. Outro campo dessa tabela que não preencho é o tempo. Você deverá na sua lógica preencher esses dados.

    3) Mais uma vez: por se tratar de subformulário para exibir os dados eles devem ser inseridos antes. Então, a tabela sempre será preenchida e não há no formulário meios de eliminar uma determinada seleção já efetuada. Acho que é uma melhoria necessária você ter como excluir os dados. Aliás, acho até que pode ficar confuso pq você poderá se perder e selecionar novamente alguém que já estava selecionado e a lógica colocará novamente o jogador.

    Eu faria tudo controlado por VBA, mas vai dar bastante trabalho veja e consegue entender o código que está comentado.

    Espero ter ajudado.

    at.
    Luis Abreu
    Anexos
    Sortear e formar duplas/Trios AttachmentRanchSorting_Team Penning.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (122 Kb) Baixado 7 vez(es)
    fernando rodrigo zanchini
    fernando rodrigo zanchini
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 196
    Registrado : 18/04/2018

    Sortear e formar duplas/Trios Empty Re: Sortear e formar duplas/Trios

    Mensagem  fernando rodrigo zanchini 8/11/2023, 19:57

    Boa tarde.
    Em relação como fazer o sorteio, seria desta maneira deste anexo, fiz esse código  para ilustrar o funcionamento, mas ta muito ruim.
    Agora como fazer o campo (n° X) funcionar neste contesto, como o exemplo que abreuluiston colocou.
    Anexos
    Sortear e formar duplas/Trios AttachmentRanchSorting_Team Penning.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (72 Kb) Baixado 7 vez(es)
    avatar
    abreuluiston
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 71
    Registrado : 24/07/2023

    Sortear e formar duplas/Trios Empty Re: Sortear e formar duplas/Trios

    Mensagem  abreuluiston 9/11/2023, 17:24

    Você conseguiu fazer ele sortear todos os competidores da lista sem selecionar apenas um ficou legal. Mas, realmente tem muita coisa que da pra melhorar. Por exemplo: você gera a lista sorteada, porém, se entender que deve gerar novamente pq selecionou um X errado por exemplo você terá que mexer em tabelas para desfazer o sorteio teoricamente errado e que já foi realizado.

    Por isso comento que gosto de controlar tudo através do VBA e não utilizo subFormulários com consultas predefinidas.

    Como fazer: substituir todos os subformulários por objetos (listbox, combox, label, campos texto e etc) e através de selects pelo VBA preencher os dados e através dos botões de ação fazer com que o formulário se atualize sem o imput dos dados em tabela. Somente após checar se tudo está como gostaria um botão salvar que ai sim comandaria o insert dos dados nas tabelas.

    At.
    Luis Abreu

    Conteúdo patrocinado


    Sortear e formar duplas/Trios Empty Re: Sortear e formar duplas/Trios

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 16:14