MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    [Resolvido]Alternativa a vinculação de tabelas

    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Alternativa a vinculação de tabelas Empty Alternativa a vinculação de tabelas

    Mensagem  Convidad 16/3/2012, 13:29

    Olá amigos, tudo bem?

    Estou na missão de implementar um aplicativa para uma empresa aqui... Antes eu já avia feito programação em cobol, porém já fazem anos que não programo mais. Porém, agora voltei e escolhi o Access para continuar a fazer o que mais gosto, programar...

    O que eu já sei: cheers

    Em um accdb, Banck-End-FrontEnd, o acesso a dados é muito simples caso usemos a maneira nativa do Access para vinculação de dados...

    Por exemplo, para verificar um valor existente em uma tabela, posso usar o DLoockup, isso é simples até de mais...
    Para contar os registros, basta usar um DCount, ou diretamente no formulário, um DContar... Também muito simples!
    Os registros são salvos automaticamnte sem precisar de nenhuma programação para isso, bastando sair do campo que acabamos de digitar... (uma maravilha, em alguns casos).


    Sabemos que essa prática (usar tabelas vinculadas) é muito arriscada, levando em consideração a quantidade de usuários logados no sistema.

    Em meus testes percebi que as tabelas vinculadas, além de fragilizar o acesso (por muitos usuários), também não protegem os dados do back-end de possíveis intrusos... Do próprio excel (quase todos o tem em suas máquinas) uma simples importação de dados externos, todos os registros das tabelas do Access estão a mostra... (testei inclusive o exemplo do JPaulo para esconder tabelas e consultas, mas não esconde do excel)

    O que eu não sei Embarassed

    Diante do descrito acima, como usar o VBA (ADO, DAO) para o acesso a um banco e se o mesmo tiver senha?
    Os exemplos que vi aqui são ótimos, mas não consigo, por exemplo, atraves do ADO, ou DAO, obter o mesmo resultado de usar o DLookup, haja visto Dlookup apenas poder ser usado em um banco vinculado (não tenho certeza)...

    São essas e outras dúvidas que gostaria de receber auxilio.

    Grato.





    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Alternativa a vinculação de tabelas Empty Re: [Resolvido]Alternativa a vinculação de tabelas

    Mensagem  criquio 16/3/2012, 14:10

    Olá! Você já consegue dar entrada nas tabelas utilizando a vinculação por código? Por exemplo, com uma variável de nome rs para registrar os dados? Caso sim, pode usar as funções de movimentação para se mover entre os registros: MoveFirst, MoveNext, MovePrevious, MoveLast. Exemplo para avançar para o próximo registro:
    Código:
    If Not rs.EOF Then
        rs.MoveNext
    Else
        MsgBox "Esse é o último registro.", vbInformation, "Atenção"
    End If
    Se precisar de mais informações sobre como vincular via vba, pode procurar por Recordset ou Execute aqui no forum que há bastante conteúdo.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Alternativa a vinculação de tabelas Empty Re: [Resolvido]Alternativa a vinculação de tabelas

    Mensagem  Convidad 16/3/2012, 14:23

    Grato pela resposta...
    Então, para fazer as alterações via vba, até que sei... Mas na hora que estou desenvolvendo, por exemplo, para fazer a verificação se um cliente já existe no sistema, eu me perco inteiro, pois tantando usar o DLookup para isso não obtive sucesso...
    Vou dar uma garimpada no fórum para obter mais informações. Por enquanto vou deixar esse tópico em aberto para mais sugestões ou até que eu reuna as infomações que busco, daí posto os resultados aqui para qum quiser se aventurar nessa também!
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Alternativa a vinculação de tabelas Empty Re: [Resolvido]Alternativa a vinculação de tabelas

    Mensagem  criquio 16/3/2012, 14:31

    Uma forma simples de saber se o cliente já está cadastrando, pode ser utilizando um dado único como CPF, passando esse campo na filtragem do Recordset:

    Código:
    Dim rs As Recordset

    Set rs = DBEngine.Workspaces(0).OpenDatabase("Caminho do banco", False, False, "MS Access;PWD=Senha").OpenRecordset("SELECT * FROM tblClientes WHERE CPF LIKE '" & me.txtCPF & "'")

    If rs.RecordCount = 0 Then
        MsgBox "Usuário ainda não cadastrado", vbInformation, "Aviso"
    Else
        Me.txtNome = rs!Nome
        Me.txtEndereço = rs!Endereço
    End If


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Alternativa a vinculação de tabelas Empty Re: [Resolvido]Alternativa a vinculação de tabelas

    Mensagem  Convidad 16/3/2012, 14:40

    Pefeito!

    Obrigado pela resposta, acho que vou dar por resolvido este, na medido que forem surgindo as dúvias, abro novo tópico!
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Alternativa a vinculação de tabelas Empty Re: [Resolvido]Alternativa a vinculação de tabelas

    Mensagem  Convidad 16/3/2012, 14:40

    Resolvido
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Alternativa a vinculação de tabelas Empty Re: [Resolvido]Alternativa a vinculação de tabelas

    Mensagem  criquio 16/3/2012, 14:42

    Grato pelo retorno. Existem várias formas de se conseguir um mesmo resultado. Por exemplo, se quiser conhecer uma outra, pesquise por FindFirst e NoMatch aqui no forum mesmo.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Alternativa a vinculação de tabelas Empty Re: [Resolvido]Alternativa a vinculação de tabelas

    Mensagem  Convidad 16/3/2012, 14:52

    Muito obrigado, vou mergulhar nisso!!

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Alternativa a vinculação de tabelas Empty Re: [Resolvido]Alternativa a vinculação de tabelas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/5/2024, 13:54