MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    [Resolvido]Contabilizar atendimento

    buschgil
    buschgil
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 51
    Registrado : 26/04/2012

    [Resolvido]Contabilizar atendimento Empty Contabilizar atendimento

    Mensagem  buschgil 26/4/2012, 23:07

    Olá pessoal, primeiramente gostaria de dar os parabens a todos responsáveis pelo site.

    Sou novo no aqui e no Access, mas estou começando a pegar o jeito, mas ainda tenho muitas dúvidas.
    Bem, trabalho no CRAS(Centro de Referência da Assitência Social) de onde moro, estou criando um programa no Access para contabilizar e registrar tudo o que acontece la dentro, principalmente o número de atendimentos mensais e qual área do atendimento e por quem, e assim por diante, ai o problema, eu já sei o que quero, já criei tabelas com praticamente tudo que me interessa, mas agora tenho que fazer com que cada registro novo e atendimento dos que ja existem seja contabilizado para que eu possa ter um relatório do total no final do mês e assim por diante. por exemplo, seu João veio hoje e foi incluido o registro dele, dona Maria já era cadastrada e veio resolver um problema de Bolsa Familia bloqueado, se dona Maria tiver que voltar amanhã, será contabilizado outro atendimento. como faço pra que isso aconteça?

    desculpe minha ignorancia no assunto, mas como falei antes sou novo no assunto.

    desde já agradeçõ
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Contabilizar atendimento Empty Re: [Resolvido]Contabilizar atendimento

    Mensagem  Convidad 26/4/2012, 23:17


    Olá, bem-vindo ao Fórum!

    Pelo que entendi, você já tem as tabelas. E deve ter criado uma tabela para cadastrar as pessoas e outra para os atendimentos às pessoas.
    Estas duas tabelas devem estar relacionadas.
    De modo que sua tabela Atendimentos deve ter uma campo que armazene o código da pessoa.
    A partir daí, creio que não haja dificuldade em obter os dados para o relatório.

    Atente que tudo começa nas tabelas e no correto relacionamento entre elas.

    Para o que precisar, o Fórum está a disposição!
    buschgil
    buschgil
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 51
    Registrado : 26/04/2012

    [Resolvido]Contabilizar atendimento Empty Re: [Resolvido]Contabilizar atendimento

    Mensagem  buschgil 26/4/2012, 23:32

    Obrigado pela agilidade na resposta, é mais ou menos isso mesmo que você falou, agora como faço esse campo pra ser gerado o código automatico do atendimento para ser contabilizado? a realação entre as tabelas já tenho idéia como vai ser?
    "De modo que sua tabela Atendimentos deve ter uma campo que armazene o código da pessoa"
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Contabilizar atendimento Empty Re: [Resolvido]Contabilizar atendimento

    Mensagem  Convidad 26/4/2012, 23:54


    Bem, não conheço a estrutura de tabelas que você montou, mas assumindo que tenha as tabelas Pessoas e Atendimentos (os nome não importam), cada uma deve ter sua chave-primária (IdAtendimento / IdPessoa), preferencialmente um campo tipo Numeração Automática.
    E a tabela Atendimentos deve ter um campo "CodigoPessoa" do tipo Número Inteiro Longo, que será relacionado com o campo IdPessoa da tabela Pessoas.

    Veja neste tópico a relação entre Vendas e Clientes. É o mesmo princípio.

    http://maximoaccess.forumeiros.com/t7011-sistema-de-vendas-de-discos-outros

    buschgil
    buschgil
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 51
    Registrado : 26/04/2012

    [Resolvido]Contabilizar atendimento Empty Re: [Resolvido]Contabilizar atendimento

    Mensagem  buschgil 27/4/2012, 01:06

    Estou dando uma estudada nela, mais dúvidas posto aki.
    mais uma vez obrigado
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Contabilizar atendimento Empty Re: [Resolvido]Contabilizar atendimento

    Mensagem  Convidad 27/4/2012, 01:09


    Disponha!

    Bom estudo!
    buschgil
    buschgil
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 51
    Registrado : 26/04/2012

    [Resolvido]Contabilizar atendimento Empty Re: [Resolvido]Contabilizar atendimento

    Mensagem  buschgil 27/4/2012, 01:19

    Bem, muito boa essa tabelas, mas vamos ver se entendi,em todas as minhas tabélas vou ter que usar chave primária? na tabela que eu chamo tbCadastroUsuário usei como chave primaria número de CPF ( Nome do Campo = CPF, Tipo de Dados = Texto(Tamanho do campo = 11, Máscara de entrada = 999.999.999-99)) pois o critério que preciso é esse, vou poder usar o critério numeração automática no tabela de atendimento diário para ser contabilizado no final do mês?
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Contabilizar atendimento Empty Re: [Resolvido]Contabilizar atendimento

    Mensagem  Convidad 27/4/2012, 01:37


    Sim, você deve definir um campo como chave em todas as tabelas.
    A chave-primária garante que todo registro da tabela tenha um índice exclusivo pelo qual possa ser identificado. E o ideal é usar um campo NumeraçãoAutomática.

    Quanto a eventuais critérios que venha a utilizar, qualquer campo pode ser usado como critério de pesquisa, independentemente de ser chave ou não, como cpf, data, ou outro qualquer.

    Para melhor entendimento da construção de tabelas e relacionamentos, veja este material do nosso colega Dilson:

    http://maximoaccess.forumeiros.com/t1101-relacionamento-de-tabelas

    buschgil
    buschgil
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 51
    Registrado : 26/04/2012

    [Resolvido]Contabilizar atendimento Empty Re: [Resolvido]Contabilizar atendimento

    Mensagem  buschgil 27/4/2012, 02:02

    Entendi, só que campo CPF vai me garantir que eu não cadastre o mesmo usuário duas vezes (pelo que entendi até agora)ou nao? vou dar uma olhada neste outro material.
    obrigado
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Contabilizar atendimento Empty Re: [Resolvido]Contabilizar atendimento

    Mensagem  Convidad 27/4/2012, 13:00


    Evitar registros com determinado campo duplicado pode ser controlado tanto na tabela (Indexado Sim Duplicação não autorizada) como no formulário (via código).
    buschgil
    buschgil
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 51
    Registrado : 26/04/2012

    [Resolvido]Contabilizar atendimento Empty Re: [Resolvido]Contabilizar atendimento

    Mensagem  buschgil 27/4/2012, 20:26

    certo, entãoo melhor é deixar todas as tabelas com numeração automática na chave primária, certo?!

    Outra dúvida, como faço pra habilitar ou desabilitar um determinado campo ao longo do proceso? por exemplo:um usuário veio buscar atendimento, lá vou marcar o tipo de atendimento, pro exemplo Bolsa familia, ao marcar bolsa família quero que abra outras opções dizendo o que é o assunto do bolsa família como bloqueio, cancelamento, descumprimento etc...
    isso seria o subformulario?
    buschgil
    buschgil
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 51
    Registrado : 26/04/2012

    [Resolvido]Contabilizar atendimento Empty Re: [Resolvido]Contabilizar atendimento

    Mensagem  buschgil 29/4/2012, 03:38

    alguém respónde ai por favor, já quebrando muuito a cabeça com isso, ou simplismente não tem como fazer isso.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Contabilizar atendimento Empty Re: [Resolvido]Contabilizar atendimento

    Mensagem  Convidad 30/4/2012, 23:47


    Amigo, costumamos abrir um tópico para cada assunto.

    Se a anterior está resolvida, clique no botão Resolvido, e abra um novo tópico para esta questão.

    Teremos prazer em ajudá-lo!
    buschgil
    buschgil
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 51
    Registrado : 26/04/2012

    [Resolvido]Contabilizar atendimento Empty Re: [Resolvido]Contabilizar atendimento

    Mensagem  buschgil 1/5/2012, 03:04

    ok, mas não feche o tópico ainda, deixa eu ver o que vai dar aki, se algo errado vou postando, isso em relação a contabilizar os atendimentos.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Contabilizar atendimento Empty Re: [Resolvido]Contabilizar atendimento

    Mensagem  Convidad 1/5/2012, 03:09


    Fique tranquilo.
    Quem decide quando o tópico está resolvido é você.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Contabilizar atendimento Empty Re: [Resolvido]Contabilizar atendimento

    Mensagem  Convidad 12/5/2012, 18:16


    Como não tivemos retorno, o tópico passa a resolvido.

    Se necessário, basta dar continuidade.


    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Contabilizar atendimento Empty Re: [Resolvido]Contabilizar atendimento

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 11:35