MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados

    RneoX
    RneoX
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 246
    Registrado : 26/07/2011

    [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados Empty [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados

    Mensagem  RneoX 29/5/2012, 14:20

    Boas novas pessoal,
    surgiu uma dúvida grande aqui para mim, eu peguei um exemplo do Jpaulo de RegistraHistoricoAlteracoes que ele criou que está aqui no forum, até então eu consegui entender a ideia do assunto, porém gostaria de saber como é que eu faço para que isto funcione em subformlário...

    exemplo:

    O pião está em um formulário, e existe um subformulário com campos de itens de serviços daquele formulário, quando o camarada apagar uma linha que estão organizado pelo campo item, e vinculados pelo campo ID:

    ID | Item | Serviço | Equipamento | Valor | etc...
    1 1 Vendas Multímetro HP R$25.000,00
    1 2 Manutenção Micrôpipeta R$90,00
    1 3 Calibração RBC Paquímetro 150mm R$25,00
    1 4 Vendas Manômetro Digital R$180,00


    O Pião excluiu o campo marcado em vermelhor, mas até então não sei como é que escrevo no vba para que ele entenda que a linha selecionada é o id e que foi apagada usando o delete, pois até então não tem o botão apagar...

    E se possível colocar no cmd de ao excluir, ou antes de excluir em vez de botão:

    E por favor se tiver como explicar os comandos para que eu possa entender eu agradeço
    O código do Jpaulo foi este:


    Código:
    Private Sub Excluir_Click()
    'By JPaulo ® Maximo Access
    'http://maximoaccess.forumeiros.com/
    Dim apaga As Integer
    Dim alerta As String
    Dim Busca As String
    Dim strUser As String
    Dim strSQL As String

    strUser = GetUserName_TSB
    Busca = Me.ID 'informa o CurrentRecord
    apaga = MsgBox("Confirma excluir o registro:" _
    & vbCr & " " & Busca & "  ?", vbOKCancel + vbCritical, "Atenção!")
        Select Case apaga
            Case vbOK 'se for SIM, adiciona à tabela de Log e de seguida deleta
    strSQL = "INSERT INTO log_Tabela1 (Utilizador, LogData, NomeForm, ID, Serviço, DataCalibracao, Periodicidade) Values('" & strUser & "', Now(),'" & Me.Form.Name & "','" & Me.ID & "','" & Me.Serviço & "','" & Me.DatadaCalibração & "','" & Me.Periodicidade & "')"
    DoCmd.RunSQL strSQL
         
                DoCmd.RunCommand acCmdDeleteRecord
            Case vbCancel
                Exit Sub
        End Select
        DoCmd.Close
    End Sub


    .................................................................................
    Conhece meus projetos que ajudam os usuários a entender o funcionamento de várias funções encontradas aqui no fórum? também pode usa-lo para seus negócios ou para uso pessoal, não conhece? então visite aqui e veja como está bacana: Projeto Casco do Máximo Access v3.0 (Pré-Release 4.0) 
    Ser livre é ter liberdade para expressar suas idéias,
    Ser diferente é ser especial e o reverso da igualdade,
    Ser criativo é ser poderoso,
    Ter conhecimentos e não dividir-los é ser egoísta e orgulhoso,
    Ensinar é um prazer que todos devem ter por seus alunos, pois é dele que vem nossos troféus.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados Empty Re: [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados

    Mensagem  Convidado 30/5/2012, 20:46

    Em realidade, cógido pega o usuário e os dados que ele está alterando e os lança na tabela. Isto está visível no código.

    Se leres com atenção perceberá isto.

    Quanto a fazer em sub form, nos envie teu exemplo para que possamos adapta-lo.

    Cumprimentos.
    RneoX
    RneoX
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 246
    Registrado : 26/07/2011

    [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados Empty Re: [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados

    Mensagem  RneoX 31/5/2012, 14:33

    Salve Harysohn,
    Exemplo:
    http://www.mediafire.com/download.php?1n62sbt46a4dcme

    Pode se fazer o teste no formulário_CadastroDeEquipamentosNRBC
    Contem bastante subformulários
    Login: Dennis
    Senha: 0790

    Eu estava pensando se é possível saber qual informações foram excluídas, estava pensando criar um banco identico e salvar todas as informações excluídas neste banco, mas não sei como fazer...

    A função alterar está muito bom, pois ele pega todos os campos alterados e salva na tabela log, mas o excluir não pega todas as informações, então pensei em fazer como citei acima. se conseguir ajudar agradeço

    Abraços


    .................................................................................
    Conhece meus projetos que ajudam os usuários a entender o funcionamento de várias funções encontradas aqui no fórum? também pode usa-lo para seus negócios ou para uso pessoal, não conhece? então visite aqui e veja como está bacana: Projeto Casco do Máximo Access v3.0 (Pré-Release 4.0) 
    Ser livre é ter liberdade para expressar suas idéias,
    Ser diferente é ser especial e o reverso da igualdade,
    Ser criativo é ser poderoso,
    Ter conhecimentos e não dividir-los é ser egoísta e orgulhoso,
    Ensinar é um prazer que todos devem ter por seus alunos, pois é dele que vem nossos troféus.
    avatar
    NANDOJPA
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 28/05/2012

    [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados Empty Dúvida sobre registro de alterações

    Mensagem  NANDOJPA 31/5/2012, 14:43

    Bom dia!

    Estou fazendo um histórico de alterações e para tanto, utilizei o exemplo RegistraAlterações do Moderador JPaulo.

    O banco que estou fazendo, possui um esquema de login e senha, baseado em uma consulta.

    Desta forma pretendo informar na tblog o login do banco (que aparece na consulta) e não o utilizador que esta logado no computador.

    Como fazer?

    No aguardo de respostas,

    Agradeço de forma antecipada.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados Empty Re: [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados

    Mensagem  Convidado 31/5/2012, 20:25

    Amigão.. Não consigo aceder ao BD, dever algo com relação as permissões e tal

    Cumprimentos.
    RneoX
    RneoX
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 246
    Registrado : 26/07/2011

    [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados Empty Re: [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados

    Mensagem  RneoX 31/5/2012, 21:08

    Opa foi mal,
    Segura o shift quando for apertar enter para fazer o login, vai desabilitar todos os módulos, assim abrira todas as janelas do access


    .................................................................................
    Conhece meus projetos que ajudam os usuários a entender o funcionamento de várias funções encontradas aqui no fórum? também pode usa-lo para seus negócios ou para uso pessoal, não conhece? então visite aqui e veja como está bacana: Projeto Casco do Máximo Access v3.0 (Pré-Release 4.0) 
    Ser livre é ter liberdade para expressar suas idéias,
    Ser diferente é ser especial e o reverso da igualdade,
    Ser criativo é ser poderoso,
    Ter conhecimentos e não dividir-los é ser egoísta e orgulhoso,
    Ensinar é um prazer que todos devem ter por seus alunos, pois é dele que vem nossos troféus.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados Empty Re: [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados

    Mensagem  Convidado 1/6/2012, 00:04

    Boas Dthm15, ja tinha feito isso porém não deu. é algo com o antigo sistema do 2003, sobre permissões.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados Empty Re: [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados

    Mensagem  Convidado 1/6/2012, 00:09

    NANDOJPA

    Seja bem vindo al Fórum!

    Observe o código:


    Private Sub Command11_Click()
    'By JPaulo ® Maximo Access
    'http://maximoaccess.forumeiros.com/
    Dim apaga As Integer
    Dim alerta As String
    Dim Busca As String
    Dim strUser As String
    Dim strSQL As String

    strUser = GetUserName_TSB
    Busca = Me.Código 'informa o CurrentRecord
    apaga = MsgBox("Confirma excluir o registro:" _
    & vbCr & " " & Busca & " ?", vbOKCancel + vbCritical, "Atenção!")
    Select Case apaga
    Case vbOK 'se for SIM, adiciona à tabela de Log e de seguida deleta
    strSQL = "INSERT INTO tblLog (Utilizador, LogData, NomeForm, NomeCampo, ValorAntigo, ValorAtual, Status) Values('" & strUser & "', Now(),'" & Me.Form.Name & "','" & Me.MNome & "','" & Me.Idade & "','" & Me.Morada & "','" & "Registro Apagado" & "')"
    DoCmd.RunSQL strSQL

    DoCmd.RunCommand acCmdDeleteRecord
    Case vbCancel
    Exit Sub
    End Select
    DoCmd.Close
    End Sub


    Veja que ele carrega o usuário do sistema na variável strUser.

    Carregue uma variável global no momento do login com o usuário. em seguida use essa variável global no lugar do strUserCumprimentos
    avatar
    NANDOJPA
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 28/05/2012

    [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados Empty Re: [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados

    Mensagem  NANDOJPA 1/6/2012, 09:57

    Bom dia Harysohn,
    Agradeço à minha aceitação ao fórum e à atenção dispensada ao responder o meu questionamento.

    Harysohn, a minha dúvida persiste, pois eu gostaria, caso seja possível, que ao invés de carregar o usuário do sistema na variável strUser, carregasse o campo login, de uma consulta do banco de dados que estou fazendo,
    Desta forma pretendo informar na tblog o login do banco (que aparece na consulta) e não o utilizador que está logado no sistema.
    Não entendo muito de VB, mas o utilizo por intuição e até agora com ajuda de feras com você que compõem este importante fórum, todos os códigos que usei deram certo.
    Desta forma faço um leigo questionamento.
    Como eu faço para carregar uma variável global no momento do login com o usuário, que atenda ao meu questionamento?
    Na certeza da resposta,
    Agradeço de forma antecipada.
    Cordialmente,
    Fernando Jr (NANDOJPA)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados Empty Re: [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados

    Mensagem  Convidado 1/6/2012, 14:32

    NandoJPA
    Só faltou o carimbo e assinatura no ofício...hehehe..

    Antecipadamente, cordialmente etc. e tal rsrs...

    Bem, brincadeiras a parte.

    Não se como é o sistema de login que utilizas, mas se nele tiver uma módulo, no início do Módulo aplique

    Option Compara Database
    Public StrLogUser as String

    e no código


    'By JPaulo ® Maximo Access
    'http://maximoaccess.forumeiros.com/
    Dim apaga As Integer
    Dim alerta As String
    Dim Busca As String
    Dim strUser As String
    Dim strSQL As String

    'strUser = GetUserName_TSB - Linha desabilitada
    Busca = Me.Código 'informa o CurrentRecord
    apaga = MsgBox("Confirma excluir o registro:" _
    & vbCr & " " & Busca & " ?", vbOKCancel + vbCritical, "Atenção!")
    Select Case apaga
    Case vbOK 'se for SIM, adiciona à tabela de Log e de seguida deleta
    strSQL = "INSERT INTO tblLog (Utilizador, LogData, NomeForm, NomeCampo, ValorAntigo, ValorAtual, Status) Values('" & strLogUser & "', Now(),'" & Me.Form.Name & "','" & Me.MNome & "','" & Me.Idade & "','" & Me.Morada & "','" & "Registro Apagado" & "')"
    DoCmd.RunSQL strSQL

    DoCmd.RunCommand acCmdDeleteRecord
    Case vbCancel
    Exit Sub
    End Select
    DoCmd.Close



    Cumprimentos.
    RneoX
    RneoX
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 246
    Registrado : 26/07/2011

    [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados Empty DuvidasJP_TMP

    Mensagem  RneoX 1/6/2012, 15:30

    eae Jpaulo,
    Estava estudando a fundo este programa para uso pessoal e me deparei com alguns erros,

    Quando se altera qualquer campo com formatos que não seja sim/não e está vazio e não nulo, ele registra a alteração do mesmo jeito, eu resolvi fazendo simplesmente isso:

    If ctl.Value <> ctl.OldValue Or ctl.Value = "" Then 'removendo o Is null

    Pois a variavel *Is null(ctl.Value) não estava exercendo direito a sua função visualmente é claro, então para qualquer campo em vazio ele se dava como diferente:

    Explicando melhor, Se um campo está vazio ele não está null ele está "" então o código faz com que ctl.Value seja <> de Nulo, então o código acaba gerando um monte de campo em branco

    se puder corrigir isto, ou tenha uma outra saída melhor do que a minha posta pra nós.


    .................................................................................
    Conhece meus projetos que ajudam os usuários a entender o funcionamento de várias funções encontradas aqui no fórum? também pode usa-lo para seus negócios ou para uso pessoal, não conhece? então visite aqui e veja como está bacana: Projeto Casco do Máximo Access v3.0 (Pré-Release 4.0) 
    Ser livre é ter liberdade para expressar suas idéias,
    Ser diferente é ser especial e o reverso da igualdade,
    Ser criativo é ser poderoso,
    Ter conhecimentos e não dividir-los é ser egoísta e orgulhoso,
    Ensinar é um prazer que todos devem ter por seus alunos, pois é dele que vem nossos troféus.
    avatar
    NANDOJPA
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 28/05/2012

    [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados Empty Re: [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados

    Mensagem  NANDOJPA 1/6/2012, 16:12

    Agradeço de mais a atenção, e irei recomendar a todos este fórum.

    Resolvido.

    Em especial agradeço a você Harysohn pelo tempo e o pronto atendimento.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados Empty Re: [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados

    Mensagem  Convidad 2/6/2012, 03:03

    Denis

    A linha completa no exemplo do JPaulo e:

    If ctl.Value <> ctl.OldValue Or (IsNull(ctl.Value) Or ctl.Value = "")

    Veja que também tem o tratamento para quando o campo for vazio ("")

    Na linha acima o o código verifica SE:
    1 - o valor atual é diferente do valor antigo
    2 - Se é nulo ou se é uma sequencia vazia.
    Caso algum deles for verdadeiro, então...


    Abraços


    Última edição por Balem em 3/6/2012, 01:53, editado 1 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados Empty Re: [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados

    Mensagem  Convidado 2/6/2012, 12:39

    Boas Balem, o resolvido em uma mensagem foi colocado, pelo usuario NandoJpa, em uma duvida que sanei do mesmo neste tópico.

    A dúvida ooriginal do usuário Dhtm15 é:

    Boas novas pessoal,
    surgiu uma dúvida grande aqui para mim, eu peguei um exemplo do Jpaulo de RegistraHistoricoAlteracoes que ele criou que está aqui no forum, até então eu consegui entender a ideia do assunto, porém gostaria de saber como é que eu faço para que isto funcione em subformlário...

    exemplo:

    O pião está em um formulário, e existe um subformulário com campos de itens de serviços daquele formulário, quando o camarada apagar uma linha que estão organizado pelo campo item, e vinculados pelo campo ID:

    ID | Item | Serviço | Equipamento | Valor | etc...
    1 1 Vendas Multímetro HP R$25.000,00
    1 2 Manutenção Micrôpipeta R$90,00
    1 3 Calibração RBC Paquímetro 150mm R$25,00
    1 4 Vendas Manômetro Digital R$180,00


    O Pião excluiu o campo marcado em vermelhor, mas até então não sei como é que escrevo no vba para que ele entenda que a linha selecionada é o id e que foi apagada usando o delete, pois até então não tem o botão apagar...

    E se possível colocar no cmd de ao excluir, ou antes de excluir em vez de botão:

    E por favor se tiver como explicar os comandos para que eu possa entender eu agradeço

    O mesmo havia me enviado o BD, porem eu não consegui abrí-lo pois está com algo relacionado a permissoes de grupo do access 2003, eu pedi novamente e ate o instante ele não me enviou.


    Quanto a questão que você respondeu a ele, essa mensagem estava no repositório e eu a movi para cá, deixando a sala de repositório livre de mensagens.


    Abraços.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados Empty Re: [Resolvido]Histórico de alteração e exclusão de dados

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 18:53