MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    Cálculo Complexo demais

    avatar
    RmoBsb
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 2
    Registrado : 14/01/2014

    Cálculo Complexo demais Empty Cálculo Complexo demais

    Mensagem  RmoBsb 14/1/2014, 13:01

    Olá! Bom dia a todos!

    Estou com um problema em um relatório, pois preciso realizar um controle de notas dadas aos colaboradores da instituição. O problema é o seguinte:
    Cada colaborador é avaliado 4 vezes no decorrer de determinado período, em cada avaliação, é avaliado por mais de uma pessoa, sendo que cada pessoa avalia o colaborador em 20 itens.
    Além disso, períodos em que o avaliador trabalhou devem ser descontados do período final. Todos estes fatores devem ser considerados para a avaliação de cada etapa por cada pessoa.
    Até aí tudo bem, porém ao final da quarta etapa, é necessário emitir um relatório contendo os resultados detalhados de cada etapa e o resultado final, porém a expressão para o cálculo final é muito complexa para o Access.
    Este é meu problema: não consigo realizar o cálculo final devido à complexidade da expressão.

    Tentei a seguinte solução: um relatório com 4 subrelatórios, um para cada etapa, e depois utilizar os resultados finais de cada um dos subrelatórios para reduzir o tamanho da expressão de cálculo de nota final; O problema que encontrei foi não conseguir referenciar adequadamente estes campos dos subrelatórios na expressão do relatório principal.

    Então pensei na seguinte solução: Considerando que cada etapa tem um formulário próprio para o lançamento das notas, eu utilizaria um campo calculado para obter o resultado de cada etapa e armazenaria esse resultado na tabela. Assim eu usaria essa "nota parcial" armazenada para reduzir a expressão de cálculo de nota final. Sei que armazenar resultados de cálculos na tabela não é uma boa prática, mas não consegui pensar em outra alternativa no momento. Porém, não tive sucesso com isso também, pois não sei inserir na tabela um campo não vinculado.

    Bom, essa é a minha situação.
    Como é minha primeira postagem no fórum, tentei ser o mais específico que pude quanto à situação. Caso sejam necessárias mais informações, as passarei com satisfação.
    Desde já agradeço!
    avatar
    RmoBsb
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 2
    Registrado : 14/01/2014

    Cálculo Complexo demais Empty Resolvido

    Mensagem  RmoBsb 17/1/2014, 16:16

    Olá, consegui resolver da seguinte forma:

    Utilizei uma consulta atualizar para buscar o resultado de cada saldo parcial em um outra consulta que realizava este cálculo, assim a consulta atualizar lança o resultado parcial na tabela de dados.
    Com esse resultado parcial registrado na tabela, o cálculo para o resultado final passa a ser menos complexo e o access consegue realizá-lo.

    Tive essa ideia no meio da noite... rs

    Resolvido! Smile

      Data/hora atual: 19/5/2024, 20:12