MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    Usando dados de tabelas em campos de formulários

    efrain_ben-orion
    efrain_ben-orion
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 78
    Registrado : 28/04/2014

    Usando dados de tabelas em campos de formulários Empty Usando dados de tabelas em campos de formulários

    Mensagem  efrain_ben-orion 25/6/2014, 21:55

    Aí galera, preciso novamente da ajuda de vocês.
    Criei uma tabela para armazenar os nomes e senhas dos usuários do sistema.
    O que preciso é armazenar o valor da senha da tabela em um campo oculto do formulário. No entanto, esse formulário não tem vínculo com a tabela. Gostaria de fazer isso usando comandos SQL, tipo:
    INSERT INTO ('" & Me.campo & "') SELECT tbl_usuarios.senha FROM tbl_usarios WHERE tbl_usuarios.usuario= ('" & Me.usuario & "');"

    Sei que é mais fácil usar uma combo que traga a coluna senha oculta e quando selecionar o usuário, a ação após atualizar armazena o valor da senha do respectivo usuário no campo que eu quiser no meu form.
    No entanto, quero que o usuário informe o nome de usuário e senha para efetuar o login, por isso preciso recuperar a senha que está armazenada na tabela através do vba, uma vez que o form de login não tem vínculo com a tabela usuarios.
    Quando o usuário informar o nome de usuário, já fiz um código que verifica se o usuário está cadastrado, e se estiver, o sistema deve armazenar o valor da senha referente a esse usuário no campo Me.campo do form.

    Estou usando o DCount duplo mas a mensagem será a mesma para usuário não cadastrado e senha incorreta:

    If DCount("CampoUsuário","tbl_usuários","CampoUsuário=Me.Usuário") And DCount("CampoSenha","tbl_usuários","CampoSenha=Me.senha") = 0 Then
    MsBox Usuário não cadastrado.

    Isso faz o que eu quero em parte, mas como eu disse, eu gostaria de inserir o valor da senha da tabela Usuários em um campo no formulário para pode manipular de forma mais simples e precisa.

    Tem como?


    .................................................................................
    Quanto mais aprendemos, mas fica comprovada a nossa ignorância!
    efrain_ben-orion
    efrain_ben-orion
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 78
    Registrado : 28/04/2014

    Usando dados de tabelas em campos de formulários Empty Re: Usando dados de tabelas em campos de formulários

    Mensagem  efrain_ben-orion 26/6/2014, 03:32

    Aí galera, fiz uma gambiarra aqui até que eu descubra como fazer a inserção pelo vba através da linguagem sql.

    Coloquei uma combo com os campos usuário e senha do tabela usuários.
    Deixei ela invisível. Depois através do botão Entrar fiz:

    Me.combo.value = Me.usuário
    "Isso faz com que seja selecionado a linha correspondente ao valor que o usuário informar no campo do usuário"

    Me.senha_form = Me.combo.column(1)
    "Isso grava a senha no campo invisível senha_form"

    Assim dá pra verificar a senha através do if sem complicações, pois a senha do usuário fica gravada no formulário sem que o usuário a veja.

    Mesmo assim, se alguém souber alguma forma de usar o sql nisso, fico grato.


    .................................................................................
    Quanto mais aprendemos, mas fica comprovada a nossa ignorância!

      Data/hora atual: 8/5/2024, 09:42