MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]COMBOBOX com lista de validação de dados

    avatar
    Karpa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 2
    Registrado : 07/08/2017

    [Resolvido]COMBOBOX com lista de validação de dados Empty [Resolvido]COMBOBOX com lista de validação de dados

    Mensagem  Karpa 7/8/2017, 19:45

    Oi pessoal boa tarde, eu estou montando uma planilha para inserir dados à partir de forms, dentro dessas forms existem combobox com Rowsourse em algumas células, ex: Plan1!A1:A320.
    O que acontece é que eu preciso que essa combobox esteja limitado a inserir o que está na referência Plan1!A1:A320.

    Explicando melhor é o seguinte, a combobox insere a informação na ultima linha ativa da coluna A, quando eu digito Casa nela e teclo enter ele insere essa informação, digamos que casa esteja na referência Plan1!A1:A320, se eu digitar casa ele deverá inserir normalmente, mas se eu digitar CASAR ele retornará com um erro, semelhante ao que ocorre quando utilizamos uma validação de dados no excel, a resolução não parece ser difícil, mas eu não encontro nada que possa me ajudar nisso. Segue a planilha especificando melhor em anexo!

    Edit* Eu percebi que o grupo é voltado ao access mas se alguma boa alma puder ajudar mesmo em vba eu agradeço!

    Att.
    Anexos
    [Resolvido]COMBOBOX com lista de validação de dados AttachmentPLANILHA ESPECIFICANDO.xlsm
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (21 Kb) Baixado 8 vez(es)


    Última edição por Karpa em 7/8/2017, 20:16, editado 3 vez(es)
    thiagomcosta
    thiagomcosta
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 377
    Registrado : 23/01/2017

    [Resolvido]COMBOBOX com lista de validação de dados Empty Re: [Resolvido]COMBOBOX com lista de validação de dados

    Mensagem  thiagomcosta 7/8/2017, 20:02

    Veja se a propriedade MatchRequired do controle é o que você precisa.
    Mais fácil mesmo é tentar num fórum de Excel. Este fórum é de Access e neste caso a solução é diferente para cada um dos programas.
    avatar
    Karpa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 2
    Registrado : 07/08/2017

    [Resolvido]COMBOBOX com lista de validação de dados Empty Re: [Resolvido]COMBOBOX com lista de validação de dados

    Mensagem  Karpa 7/8/2017, 20:16

    Muito Obrigado Thiago você resolveu meu problema, eu não conhecia essa propriedade, estou começando agora no VBA, apesar disso pesquisei muito e não encontrei nada relacionado a ela, uma coisa tão simples rs.
    Você sabe se existe a possibilidade de eu personalizar a mensagem mostrada na msgbox do erro? VBA e ACCESS são bem parecidos (XEROX UM DO OUTRO HEHE) se tiver como no ACCESS tem como no VBA.

    Att.
    thiagomcosta
    thiagomcosta
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 377
    Registrado : 23/01/2017

    [Resolvido]COMBOBOX com lista de validação de dados Empty Re: [Resolvido]COMBOBOX com lista de validação de dados

    Mensagem  thiagomcosta 7/8/2017, 20:55

    Opa! Agora você me pegou. Eu nunca usei esta propriedade, então não conheço muito. Tentei procurar aqui, mas naõ achei nada que pudesse personalizar a mensagem de erro.

    Na verdade VBA é Visual Basic for Application, ou seja, uma linguagem de programação para Word, Excel, Access, etc. Mesmo sendo para todos os programas do Office, há particularidades para cada um.

    Um exemplo é o seu caso, se fosse em Access haveria uma propriedade "OnNotInList", que é quando é dado entrada de um valor que não está na lista. Com esta propriedade é possível escrever um código dando uma mensagem de erro, incluir o item digitado na lista e assim vai. Não conheço algo assim nos formulários do Excel.
    thiagomcosta
    thiagomcosta
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 377
    Registrado : 23/01/2017

    [Resolvido]COMBOBOX com lista de validação de dados Empty Re: [Resolvido]COMBOBOX com lista de validação de dados

    Mensagem  thiagomcosta 7/8/2017, 21:18

    Eu não consegui fazer funcionar aqui, mas procure por MatchFound. Acho que a solução para a mensagem personalizada é por este caminho.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]COMBOBOX com lista de validação de dados Empty Re: [Resolvido]COMBOBOX com lista de validação de dados

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26/4/2024, 12:28