MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


+2
Sidney
IuriEmanuel
6 participantes

    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL?

    avatar
    IuriEmanuel
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 69
    Registrado : 23/08/2018

    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL? Empty [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL?

    Mensagem  IuriEmanuel 30/4/2019, 15:45

    É Possível utilizar estruturas de repetição do tipo While, e For, e, consequentemente, usar variáveis para trabalhar com essas estruturas?

    Att,
    Sidney
    Sidney
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 431
    Registrado : 08/10/2012

    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL? Empty Re: [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL?

    Mensagem  Sidney 30/4/2019, 17:44

    sim amigo, e muito bem.
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL? Empty Re: [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL?

    Mensagem  Alexandre Neves 30/4/2019, 17:46

    Boa tarde
    Claro que sim


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    IuriEmanuel
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 69
    Registrado : 23/08/2018

    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL? Empty Como usar While e For no SQL do Access?

    Mensagem  IuriEmanuel 30/4/2019, 19:10

    Boa Tarde, Pessoal
    Gostaria de saber como usar o WHILE e o FOR no SQL do Access, pois toda vez que uso, o Access me exibe uma mensagem:

    Instrução SQL inválida: 'DELETE', 'INSERT', 'PROCEDURE', 'SELECT' ou 'UPDATE' esperado.

    Preciso do WHILE para repetir um lançamento X vezes, exemplo: Tenho um lançamento dia 15, se eu escolher o período 01/01/19 à 30/04/19 eu preciso de um WHILE para repetir o select com os meses subsequentes. Ex: 15/01, 15/02, 15/03 e 15/04.
    avatar
    IuriEmanuel
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 69
    Registrado : 23/08/2018

    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL? Empty Re: [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL?

    Mensagem  IuriEmanuel 30/4/2019, 19:19

    Que bom! Já havia desistido da funcionalidade que tanto queria no meu projeto porque vi num outro site que um tal de "JetSQL" que o MS-Access não permite estruturas do tipo... E há dois dias tentando e tentando, acredito seja a ultima forma que chegar ao resultado que eu quero.

    Pessoal, sei que não devo iniciar outra pergunta dentro de outra questão respondida, então criei um novo tópico e gostaria muito que vocês me ajudassem, me informando só a sintaxe básica dessa estrutura, com a utilização de variável, só para servir de base pois pesquisei muito e não encontrei nada acerca disso, no Access. Segue o LINK da nova questão:

    http://maximoaccess.forumeiros.com/t35841-como-usar-while-e-for-no-sql-do-access#245050


    Muito obrigado, a vocês!
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL? Empty Re: [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL?

    Mensagem  Alexandre Neves 30/4/2019, 21:17

    Boa noite,
    Juntei-lhe os temas, pois trata-se do mesmo assunto e mesma dúvida. Por isto, dê continuidade até ficar resolvido, para que tudo esteja explanado neste tema para se perceber a solução na globalidade

    Sobre a sua dúvida, não expôs o código que tem para se perceber o que pretende


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    IuriEmanuel
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 69
    Registrado : 23/08/2018

    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL? Empty Re: [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL?

    Mensagem  IuriEmanuel 30/4/2019, 22:20

    A Minha ideia é à seguinte, criar uma aplicação de Provisão de Pagamentos funcionando desta forma:


    • O Usuário cadastra, numa tabela, as informações de contas que se repetem todo o mês, como conta de Àgua, Energia, Gás, Telefone e Internet.
    • Através de uma consulta, ele escolhe um período e o sistema provisiona todas as contas que ele terá dentro do período.


    Basicamente é isso. Para tal, utilizo uma tabela como dito para armazenar as contas-fixas:

    IDHistóricoVencimento
    1Energia15

    Feito isto, preciso de uma consulta para que futuramente possa vi-la a acoplar-la num relatório, esta consulta deverá retornar estas contas provisionadas de um determinado período entre da [Data-Inicial] e à [Data-Final]. Para este, estou utilizando o seguinte código:

    Código:

    SELECT
     Format(dVencimento & "/" & Month([Data-Inicial]) & "/" & Year([Data-Inicial])) AS Vencimento
    FROM
     Provisoes

    E, logicamente, se o critério de [Data-Inicial] for XX/04/2019, a função o formatará e nós teremos o seguinte resultado:

    Vencimento
    15/04/2019

    O Grande problema se dá quando existe um intervalo maior que um mês entre o [Data-Inicial] e o [Data-Final], por exemplo: 01/01/2019 e 30/04/2019.
    A Consulta retornará, apenas o vencimento de acordo com a [Data-Inicial], obviamente, como pedido. O que eu precisava era que, a consulta me retorna-se todas as provisões, tipo dando um LOOP mês-a-mês, correndo o intervalo, o que me iria nos retornar o resultado:

    Vencimento
    15/01/2019
    15/02/2019
    15/03/2019
    15/04/2019
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL? Empty Re: [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL?

    Mensagem  DamascenoJr. 1/5/2019, 00:42

    Estude o anexo e adapte ao seu cenário.

    Obs.: Vi em outro tópico que você não quer que as datas fiquem salvas, mas que sejam geradas dinamicamente. Para tanto, sugiro que mantenha a tabela para que as datas sejam geradas nela e exibidas na consulta, e, após tudo exibo/consultado, no evento ao fechar o formulário ou relatório que exibirá essas datas, você insira um comando para zerar a tabela ("delete * from SuaTabela;"). Sendo assim, a tabela seria apenas para armazenamento temporário das datas geradas.
    Anexos
    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL? AttachmentLoopeando.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (29 Kb) Baixado 22 vez(es)


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    avatar
    IuriEmanuel
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 69
    Registrado : 23/08/2018

    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL? Empty Re: [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL?

    Mensagem  IuriEmanuel 1/5/2019, 03:21

    Boa, Ivan! Olhei teu exemplo, muito bom e obrigado pelos esforços! É uma alternativa, caso eu nao consiga trabalhar com a estrutura de repetição While e as variáveis dentro do criador da consulta SQL, pois já vi na internet exemplos do tipo, porém, em plataformas que aceitam estas estruturas, até o então eu acreditava que o access não aceitava, eu gostaria de saber se existe uma forma de usar o While no construtor de consulta, dentro do SQL para repetir o select de forma dinâmica, direto na consulta para repassar ao relatório
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL? Empty Re: [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL?

    Mensagem  DamascenoJr. 1/5/2019, 12:50

    Se descobrir, favor me avise. Já tentei uma vez para criar consulta que me mostrasse numerações que deviam estar em sequência mas que estavam faltando. Não obtive sucesso. Sem uma tabela você só consegue gerar a primeira linha em uma consulta. Como no tutorial abaixo

    dropbox.com/s/zwu82y74s7fsowt/MostraNumeracaoEmFalta.txt?dl=1

    Boa sorte


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    Assis
    Assis
    Maximo VIP
    Maximo VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 4772
    Registrado : 06/11/2009

    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL? Empty Re: [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL?

    Mensagem  Assis 1/5/2019, 14:38

    Ivan

    O exemplo da mensagem 8 é para ser como mostra a imagem ?

    Veja a data informada pela MsgBox , o a data que vai para a tabela.

    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL? Sem_tz98


    .................................................................................
    *** Só sei que nada sei ***
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL? Empty Re: [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL?

    Mensagem  DamascenoJr. 1/5/2019, 14:58

    O corriqueiro erro de mexer com datas numa SQL. Basta corrijir essa linha:

    Call CurrentDb.Execute("insert into tblTeste ( data_gerada, trata ) " & _
                                                    "values (#" & Format(DateSerial(Year(Me!txtDataInicial.Value), Month(Me!txtDataInicial.Value) + j, Me!txtDia.Value), "mm/dd/yyyy") & "#, """ & Me!txtTrata & """);")


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL? Empty Re: [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL?

    Mensagem  Silvio 2/5/2019, 12:13

    Bom dia / boa tarde.

    Se me permitem um pitaco.

    1- toda despesa ( água, luz, telefone, gás, cartão de crédito..etc..etc.. ) que é cadastrada tem uma provável data de pagamento certo ?
    2- então nessa tabela / formulário de cadastro informamos a data a qual ela vai ser paga...certo ?
    3- nem sempre, as data de pagamentos de despesas... são ou serão no mesmo dia.
    4- então, basta criar uma consulta com os campos que estão na tabela de cadastro.
    5- um formulário desacoplado com data inicial e final, onde será ou serão colocadas as datas de busca que o usuário deseja.
    6- e na consulta nos campo data de vencimento ( Entre / E ) , a referencia do campo data que está no formulário desacoplado.
    7 abre-se um formulário baseado nessa consulta ou um relatório.

    Penso eu, que seria mais simples e fácil dessa forma.

    Lembrando, isso foi apenas um simples pitaco.


    Abraços a todos.


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL? Empty Re: [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL?

    Mensagem  DamascenoJr. 2/5/2019, 23:26

    opa Silvio... valeu a dica.

    Iuri, há várias maneiras de fazer o que você pretende. Todavia, usar estrutura de repetição dentro da consulta para gerar registros eu acho impossível.

    Analise a dica do Silvio. Eu só mostrei uma forma de fazer o que você pretende, porém analisar a situação por completo como o Silvio fez é melhor.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    avatar
    IuriEmanuel
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 69
    Registrado : 23/08/2018

    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL? Empty Re: [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL?

    Mensagem  IuriEmanuel 3/5/2019, 11:45

    Silvio e Ivan Jr. Fiz do modo que vocês disseram mesmo, fica mais simples e rápido...

    Muito obrigado pela ajuda a todos vocês que me ajudaram
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL? Empty Re: [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL?

    Mensagem  DamascenoJr. 8/5/2019, 01:24

    O fórum agradece o retorno. Sucesso.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL? Empty Re: [Resolvido] While, For e Variaveis em SQL?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26/4/2024, 11:49