MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão

    Veríssimo
    Veríssimo
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 296
    Registrado : 07/06/2011

    [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão Empty Salvar somente depois de clicar em um botão

    Mensagem  Veríssimo 2/8/2011, 02:11

    Em meu formulário criei um botão "Salvar", com uma Macro, para que qualquer alteração nos dados inseridos só venham a se concretizar após clicar neste botão, sendo mostrada uma mensagem "Registro salvo com sucesso" após clicá-lo.
    No evento antes de atualizar do form, inseri:
    If MsgBox("Salvar registro?", VbQuestion, VbYesNo) vbNo then
    Me.Undo
    Exit Sub
    else
    End
    End Sub
    para que ao se clicar no botão "Fechar" do form, aparece a caixa perguntando seu eu quero salvar, pois às vezes pode-se esquecer de clicar em "Salvar" e assim, clicar em "Fechar".
    Eu só quero que essa mensagem aqui em cima, apareça quando se clicar em "Fechar" do form e as alterações ainda não tiverem sido salvas através do botão "Salvar".
    O que está acontecendo é que se eu clicar em "Salvar", está aparecendo a mensagem acima e eu queria apenas a mensagem "Registro salvo com sucesso".
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão Empty Re: [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão

    Mensagem  Convidado 2/8/2011, 02:42

    Ao inves de colocar o codigo no evento antes de atualizar do form.. coloque-o diretamente no evento do botao fechar...
    Veríssimo
    Veríssimo
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 296
    Registrado : 07/06/2011

    [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão Empty Re: [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão

    Mensagem  Veríssimo 2/8/2011, 04:04

    O problema é que como criei o botão "Salvar" com uma Macro, ele ficou "bobo", ou seja, independente de eu clicar nele, qualquer alteração é concretizada. Ele está de enfeite apenas.
    Tem algum código que eu possa substituir pela Macro? e assim, ele realmente salvasse qualquer alteração.
    Eu gostaria que mesmo seu eu fizesse uma alteração e não clicasse em "Salvar", ao tentar sair pelo botão "Fechar", a mensagem de salvar as alterações (Sim ou Não) aparecesse para que eu pudesse salvar. Claro, isso se eu não tivesse clicado em "Salvar", pois, caso já tivesse clicado nele, nenhuma mensagem aparecesse, uma vez que já está salvo.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão Empty Re: [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão

    Mensagem  Convidado 2/8/2011, 11:45

    Bom dia Veríssimo...
    O código para o Botão salver seria assim:



    Private Sub Salvar_Click()
    Dim msg

    DoCmd.RunCommand acCmdSaveRecord

    msg = MsgBox("Registro salvo com Sucesso!", vbExclamation + vbOKOnly + vbDefaultButton2, "AVISO")
    DoCmd.Close

    End Sub


    Observe que ao final do código coloquei o comando DoCmd.Close, assim ao salvar pelo botão ele fecha o form, não necessitando clicar no botão sair... e se assim o usuario não salvar.. ao sair ele fara a pergunta se deseja salvar..



    Saudações
    Veríssimo
    Veríssimo
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 296
    Registrado : 07/06/2011

    [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão Empty Re: [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão

    Mensagem  Veríssimo 2/8/2011, 12:16

    Então eu não precisarei inserir o código no botão "Fechar"?
    Basta apenas inserir o código que me mandou?
    Se por acaso eu "Fechar" sem ter clicado em "Salvar", ele fará a pergunta e seu eu clicar em "Não" ele irá desfazer minhas alterações antes de fechar?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão Empty Re: [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão

    Mensagem  Convidado 2/8/2011, 13:29

    Se clicar em salvar.. ele salva e ja fecha o form..
    Caso não clique na hora que clicar no botao sair faz a pergunta..

    Convém frisar que o código que quer da mensagem caso não clique em salver.. tem que ficar em um Botão.. fechar ou sair..
    pois se colocá-lo no evento ao fechar do form mesmo clicando no botão salva a pergunta será feita..

    Saudações
    Veríssimo
    Veríssimo
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 296
    Registrado : 07/06/2011

    [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão Empty Re: [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão

    Mensagem  Veríssimo 2/8/2011, 17:57

    Então,
    Do jeito que foi exposto aqui em cima, se eu clicar em "Salvar" mesmo sem ter feito nenhuma alteração, aparece a mensagem "Registro salvo com sucesso".
    Outra coisa: Mesmo se eu fizer uma alteração e clicar em "Salvar", ao clicar em Fechar, aparece a mensagem se desejo salvar ou não. Ou seja, o programa não reconhece que eu já salvei e pergunta novamente.
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7304
    Registrado : 11/05/2010

    [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão Empty Re: [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão

    Mensagem  vieirasoft 2/8/2011, 18:04

    porque não experimenta assim?

    Private Sub Form_BeforeUpdate(Cancel As Integer)
    Dim strMsg As String
    strMsg = "Foram efectuadas alterações"
    strMsg = strMsg & "...Deseja gravar as alterações?"
    If MsgBox(strMsg, vbQuestion + vbYesNo, "Gravar?") = vbYes Then
    'do nothing
    Else
    DoCmd.RunCommand acCmdUndo

    End If

    End Sub
    Veríssimo
    Veríssimo
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 296
    Registrado : 07/06/2011

    [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão Empty Re: [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão

    Mensagem  Veríssimo 2/8/2011, 18:19

    Vieira, eu já testei este também, porém, se eu clicar no botão "Salvar", aparece a mensagem de que foram efetuadas alterações e se desejo gravá-las.
    Eu queria que se eu clicasse em "Salvar", ele salvasse e mostrasse uma mensagem de que foi salvo com sucesso e, caso esquecesse de Salvar e tentasse sair pelo botão "Fechar", aparecesse a mensagem conforme seu exemplo.
    Não sei se estou sendo claro no que pretendo.
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7304
    Registrado : 11/05/2010

    [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão Empty Re: [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão

    Mensagem  vieirasoft 2/8/2011, 18:43

    E já tentou esse código no botão?
    Veríssimo
    Veríssimo
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 296
    Registrado : 07/06/2011

    [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão Empty Re: [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão

    Mensagem  Veríssimo 2/8/2011, 18:45

    O que está ocorrendo de errado é que o botão "Salvar" assume o evento antes de atualizar, poiso código que insiro neste evento, ocorre no botão "Salvar" quando clico nele. Ou seja, aparece a mensagem de que foram realizadas alteração e seu desejo salvá-las antes de sair.
    Na verdade queria que apenas salvasse e fosse mostrada a mensagem de que houve sucesso, sendo que a mensagem perguntando se desejo salvar as alterações deveria ser mostrada quando fosse clicado no botão "Sair" e ainda não tivesse sido salvo as alterações através do botão "Salvar".
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão Empty Re: [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão

    Mensagem  Convidado 2/8/2011, 20:17

    Bem amigão... o que eu havia falado é:

    Um Botão Salvar.. Com o comando que salva e mensagem: registro salvo com sucesso.. e apos isto fechar o form...

    Caso não clique no botão salvar..

    o codigo no botão sair, perguntando se deseja salvar..

    Desta forma.. se clica no botão salvar. o registro é salvo e o form é fechado automaticamente, não necessitando clicar no botão sair...


    Agora voce pode deixar o botão slava desabilitado e nos campos que realizará a alteração ao receber foco, habilitar o botão salvar e desabilitar o botão fechar... assim com o botão fechar desabilitado... o usuário é obrigado a clicar em salvar...


    Pode ser por ai...

    Saudações
    Veríssimo
    Veríssimo
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 296
    Registrado : 07/06/2011

    [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão Empty Re: [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão

    Mensagem  Veríssimo 2/8/2011, 21:38

    Obrigado pela força, amigos.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão Empty Re: [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão

    Mensagem  Convidado 2/8/2011, 22:20

    O Fórum agradece o Retorno.. Bom trabalho...

    Amigão.. apropósito.. Resolveste a questão do word?

    Se não posso lhe enviar um outro modelo que encontrei..
    Gostaria de saber... pois pretendo utilizar aquela solução em um projeto meu..

    Saudações
    Veríssimo
    Veríssimo
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 296
    Registrado : 07/06/2011

    [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão Empty Re: [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão

    Mensagem  Veríssimo 2/8/2011, 23:02

    Então, Harysohn,
    Vi que era daquele jeito que me enviou, porém, dará muito trabalho e demorarei para fazer em todos os documentos, pois são quase 40 aqui.
    Só não me lembro se foi no exemplo que me enviou ou em outro que consegui. Preciso dar uma olhada aqui.
    Se tiver um novo modelo, ficaria grato se me mandasse.

    Abraços
    neves1
    neves1
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 152
    Registrado : 12/06/2017

    [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão Empty Re: [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão

    Mensagem  neves1 14/6/2017, 21:06

    Aproveitando o assunto, poderiam me informar por gentileza como posso deixar meu codigo, depois de clicar pra salvar aparecer msg que foi salvo com sucesso mas não fechar formulario e apos vc clicar na msg de salvo com sucesso partir para novo registro, obrigado

    att.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão Empty Re: [Resolvido]Salvar somente depois de clicar em um botão

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2/5/2024, 10:39