MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]Consulta Tabela Referência Cruzada por Nome

alantb
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Consulta Tabela Referência Cruzada por Nome Empty [Resolvido]Consulta Tabela Referência Cruzada por Nome

Mensagem  alantb em 11/11/2020, 03:23

Boa noite pessoal, a poucos dias comecei a usar Consultas de Tabela Referência Cruzada na qual não havia usado e também não conhecia sua aplicação. Adaptei uns exemplos, conforme ajuda do nosso colega FranklinJSP, e criei uns relatórios que estão funcionando bem. Entretanto pude perceber que a maioria dos tutoriais disponíveis ou exibem TODOS os dados de uma Consulta Referência Cruzada ou de um intervalo de DATAS.
    A minha pergunta é a seguinte: tem como filtrar (inserir critério) a Consulta Cruzada por um campo texto de um formulário? Algo do tipo:

Como "*" & [Forms].[frm1].[txtProduto] & "*"

Quando coloco o critério acima na Consulta de Origem ou na Consulta de Referência Cruzada dá erros, como:

- Erros de colchetes;
    - Campo " (exibe as aspas) não reconhecido;

Inclusive adicionando os mesmos critérios em Parâmetros, como texto curto.

A intenção é Filtrar por: um Produto do Estoque de mercadorias (Detergente; sabão; leite,..); também por Categoria(Alimentos, Material de Limpeza,...). É isso ai...agradeço a atenção!!

ALAN
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Consulta Tabela Referência Cruzada por Nome Empty Re: [Resolvido]Consulta Tabela Referência Cruzada por Nome

Mensagem  Alexandre Neves em 12/11/2020, 11:34

Bom dia
    Mostre a expressão que está a usar na consulta de referência cruzada

.................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    alantb
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Consulta Tabela Referência Cruzada por Nome Empty Re: [Resolvido]Consulta Tabela Referência Cruzada por Nome

Mensagem  alantb em 12/11/2020, 13:52

Bom dia Alexandre Neves, nas últimas alterações que fiz, direto na consulta filtra normal por texto como estou precisando. Para finalizar teria de filtrar conforme caixa de texto do form , que no meu caso dá erro ao abrir o relatório. Segue cópia de um BD que o FranklinJSP me ajudou no inicio e tem as tabelas, consultas e um form para testar o relatório. Favor verificar....

ALAN
    Anexos
    [Resolvido]Consulta Tabela Referência Cruzada por Nome AttachmentbdPorSetor.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (50 Kb) Baixado 8 vez(es)
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Alexandre Neves em 12/11/2020, 14:24

Na consulta, coloque
    PARAMETERS [Forms].[frm1].[txtProduto] Text (255); TRANSFORM Sum(Total) AS SomaDeTotal SELECT DesCategoria, codProduto, NomeProduto, Sum(Total) AS NroTotal FROM Consulta1 WHERE NomeProduto=[Forms].[frm1].[txtProduto] GROUP BY DesCategoria, codProduto, NomeProduto ORDER BY NomeProduto PIVOT NomeSetor;
    No relatório, não pode indicar campos com origem na consulta sem que tenha esses campos na consulta

.................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    alantb
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  alantb em 13/11/2020, 01:50

Alexandre Neves, é estranho, quando monto a consulta tab. ref. fica beleza, executo e carrega TODOS produtos. Adiciono a mesma consulta a fonte de registro do relatório; executo o botão do form e tráz todos Produtos no relatório, blza. Porém quando digito na linha critério e parâmetros: [forms].[frm1].[txtProduto], dai da erro no relatório.
    Por a caso tem diferença para inserir critérios e parâmetros no Access 2019, pois ao digitar forms o meu Access já autocompleta com "Formulários" e não "Form".
    Outra dúvida: para filtrar por nome do produto precisa inserir o campo NomeProduto duas vezes, sendo que no segundo, na linha Total do design seleciona-se "Onde" e "Linha", é isso????Tô perdido, pois o erro que o Access exibe é meio vago pra mim, não tenho nem ideia o que devo tratar:

O Mecanismo de Banco de Dados do Microsoft Access não reconhece " como nome de campo ou expressão válida.

ALAN
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Avelino Sampaio em 13/11/2020, 08:40

Olá!

veja AQUI neste meu artigo.

Sucesso!

Quer aprender a montar ribbons ?  
    Clique AQUI e conheça o meu aplicativo.
    alantb
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  alantb em 13/11/2020, 11:25

Olá Avelino, obrigado pela dica, entretanto já havia indicado [Forms].[frm1].[txtProduto] na linha critério e nos Parâmetros. Tentei na consulta de origem e na Consulta Tab. Ref Cruzada. Parece que os campos ou alguma referência ou critério se perde ao tentar abrir o relatório filtrando pela caixa de texto do form. Sigo na luta, vou tentando por aqui até descobrir a solução...

ALAN
    alantb
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  alantb em 13/11/2020, 16:25

Bom pessoal, não sei mesmo o que estou fazendo de errado, sendo assim solicito que os colegas configurem no bd postado na mensagem anterior a forma que deve ser. Para testar, na caixa de texto do form digitar por exemplo "Detergente 500ml" e o relatório deve exibir Detergente 500ml somente em setores que tem totais desse produto e mais a direita a soma total de todos. Com esse relatório posso fazer os outros dois que me resta e assim poder fazer as conferências para terminar esse pequeno sistema. Obrigado pela compreensão.

ALAN
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Avelino Sampaio em 13/11/2020, 17:06

Olá!

1 - Limpe a consulta Totalizacoes, deixando sem parâmetros de filtragem.  Deixe a consulta exibindo todos os produtos.
    2 - Altere a chamada do relatário pelo botão, para:

DoCmd.OpenReport "RelTotalPedidoPorSetor", acViewPreview, , "nomeProduto = '" & Me!txtProduto & "'"

3- No relatório altere o nome do campo que exibe o total de "total de total .." para "NroTotal" - este também era um dos motivos do erro.

4 - abra o formulário e teste a abertura do relatório com o produto "Detergente 500ml"

Aguardamos

Quer aprender a montar ribbons ?  
    Clique AQUI e conheça o meu aplicativo.
    alantb
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  alantb em 13/11/2020, 19:55

Mestre Avelino Sampaio, sem palavras, poucas modificações e resolveu tudo. Ficou exatamente como eu esperava. Assunto RESOLVIDO!!!!
    Obrigado e até mais...

ALAN
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Mensagem  DamascenoJr. em 13/11/2020, 20:05

Não esqueça de fechar o tópico.

Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    alantb
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  alantb em 14/11/2020, 04:35

Opa Damasceno esqueci de marcar RESOLVIDO.Então vai resolvido....

ALAN

Data/hora atual: 20/1/2021, 20:21