MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

3 participantes

Codificação para Botão próximo registro.

Silvio0
    Novato
    Novato

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

Codificação para Botão próximo registro. Empty Codificação para Botão próximo registro.

Mensagem  Silvio0 Dom 26 Jun - 23:44

Sou iniciante no VBA ACCESS e ao codificar um Botão próximo registro, no qual objetivo que ao clica-lo, este venha transferir os dados do próximo registro subsequentes aos que constavam anteriormente nas caixas de texto (variáveis minúsculas) de um formulário chamado FrmItens. Estou a semanas tentando varias maneiras e acontecem até mesmo situações em que nem mesmo erro é acusado, conforme o código abaixo. Parece-me que o uso do rs.moveNext não movimenta corretamente dentro do recordset (a partir da tabela Tb01RPAItens). Coloquei uma caixa de texto para observação dessa movimentação, através do rs.AbsolutePosition e percebi que de qualquer posição vai para o segundo registro somente ou quando particularizo o registro (no caso referência, usando: WHERE NRPA='" & Me.nrpa & "', complementando a variável PQ), vai a -1. Consegui executar todos os botões, de pesquisa, inserção de registros, alteração, etc, porém esse botão próximo registro, e seu oposto de registro anterior não consigo. Sendo assim solicito a ajuda de vocês, pois é algo que meu nível de conhecimento não esta alcançando.

Private Sub CmbProximoRegistro_Click()

Dim db As DAO.Database
    Dim rs As DAO.Recordset
    Dim PQ As String
    Dim Msg As String

Set db = CurrentDb

PQ = "SELECT NRPA, SAT, DESCSERV, TIPSERV, TIPDOC, NDOC, PRODSERV, QTDM, CONTPROD," _
    & " DATINSERV, LOCASERV, EMPR, CNPJ, DATARPA From Tb01RPAItens"

Set rs = db.OpenRecordset(PQ, dbReadOnly)

If rs.EOF = True Then

MsgBox "Atenção; Último Registro!", , "Atenção!"
    rs.MoveLast

Else

rs.MoveNext
    Texto0 = rs.AbsolutePosition

If Not rs.EOF Then

Me.nrpa.Value = rs.Fields("NRPA")
    Me.sat.Value = rs.Fields("SAT").Value
    Me.descserv = rs.Fields("DESCSERV")
    Me.tipserv = rs.Fields("TIPSERV")
    Me.tipdoc = rs.Fields("TIPDOC")
    Me.ndoc = rs.Fields("NDOC")
    Me.prodserv = rs.Fields("PRODSERV")
    Me.qtdm = rs.Fields("QTDM")
    Me.contprod = rs.Fields("CONTPROD")
    Me.datinserv = rs.Fields("DATINSERV")
    Me.locaserv = rs.Fields("LOCASERV")
    Me.empr = rs.Fields("EMPR")
    Me.cnpj = rs.Fields("CNPJ")
    Me.datarpa = rs.Fields("DATARPA")

End If

End If

rs.Close
    Set rs = Nothing
    db.Close
    Set db = Nothing

End Sub
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global

Codificação para Botão próximo registro. Empty Re: Codificação para Botão próximo registro.

Mensagem  Alexandre Neves Seg 27 Jun - 14:17

Boa tarde e bem-vindo ao fórum
    Leia as regras do fórum para tirar o máximo proveito e manter o fórum organizado
    Sobre a dúvida, coloque código entre as 2 linhas indicadas para colocar o recordset no registo corrente

Set rs = db.OpenRecordset(PQ, dbReadOnly)
    'código para colocar o recordset no registo corrente
    If rs.EOF = True Then

.................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer

Codificação para Botão próximo registro. Empty Re: Codificação para Botão próximo registro.

Mensagem  Alexandre Fim Seg 27 Jun - 14:32

Olá Silvio,

Seja bem-vindo ao fórum !!!

A navegação de registro no formulário, atualmente, não é muito utilizada em sistemas.
    Imagina que sua tabela tenha 1000 registros e você tiver que clicar e "Próximo Registro" até encontrar o que deseja? É inviável.

Veja a sintaxe abaixo:
    PQ = "SELECT NRPA, SAT, DESCSERV, TIPSERV, TIPDOC, NDOC, PRODSERV, QTDM, CONTPROD," _
    & " DATINSERV, LOCASERV, EMPR, CNPJ, DATARPA From Tb01RPAItens"

Na instrução acima, o sistema carrega TODOS os registros da tabela para que seja executado um loop até chegar no registro desejado.

Aproveitando que você é iniciante no Access, minha sugestão é:
    - Carregar o formulário vazio e, através de uma tela de pesquisa, carregar somente o registro desejado, e pela tela de pesquisa, carregar o registro no formulário.

Por gentileza, compartilhe uma cópia do seu banco de dados para análise e solução do problema.

Até +

Atenciosamente,

Alexandre Fim

.................................................................................
    Codificação para Botão próximo registro. Information2 Marcar tópico como Resolvido: CLIQUE AQUI
    Codificação para Botão próximo registro. Information2 Postar anexos no fórum: CLIQUE AQUI

Codificação para Botão próximo registro. Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda
    Silvio0
    Novato
    Novato

Mensagem  Silvio0 Qua 29 Jun - 0:13

Procedi a execução conforme o Sr. Alexandre Neves e não consegui resultado. Assim envio o arquivo conforme solicitação do Sr. Alexandre Fim.
    Agradeço a atenção dispensada.
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer

Mensagem  Alexandre Fim Qua 29 Jun - 9:16

Olá Silvio,

Não consta o arquivo.
    Por gentileza, verifique.

Atenciosamente
    Fim

Codificação para Botão próximo registro. Information2 Marcar tópico como Resolvido: CLIQUE AQUI
    Codificação para Botão próximo registro. Information2 Postar anexos no fórum: CLIQUE AQUI

Codificação para Botão próximo registro. Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda
    Silvio0
    Novato
    Novato

Mensagem  Silvio0 Qua 29 Jun - 14:21

Queria lhe enviar ao arquivo inteiro do access, porém o sistema não permitiu. Envio-lhe o arquivo zipado (RPA1.zip)
    S. Os botões próximo e anterior são importantes no meu banco de dados para a tarefa de correção do jogo de RPA para cada navio.
    Anexos
    Codificação para Botão próximo registro. AttachmentRPA1.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (324 Kb) Baixado 9 vez(es)

Data/hora atual: Seg 15 Ago - 9:53