MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual

    Julio Lustosa
    Julio Lustosa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 203
    Registrado : 23/02/2011

    [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual Empty [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual

    Mensagem  Julio Lustosa 17/10/2011, 15:42

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se alguém sabe como bloquear uma conexão se o usuário, que estará acessando um banco de dados em access em uma pasta compartilhada, estiver utilizando uma versão do aplicativo diferente daquela que está ativada.

    Por exemplo:

    Minha idéia é deixar salva em uma tabela do banco de dados do access (be) que está em uma pasta compartilhada, a informação de que a versão atual é X9, por exemplo. Então, o usuário que estiver na sua máquina, o "front end" versão X8.9 não poderá acessar mais. Somente com a nova versão.

    Como fazer isso a partir da nova versão é fácil. Isso não será problema mas, como as versões anteriores não tinha esta ferramenta de controle, então eu teria que ir de máquina em máquina fazer a atualização da nova versão que está com este controle. Mas são 45 máquinas.

    O que eu queria fazer para evitar de ir de máquina em máquina é, no banco de dados do "servidor", encontrar um meio de no momento em que o usuário tentar se conectar, o banco tenta localizar o número da versão que o usuário está utilizando, se não encontrar, ele nãoo permite o acesso do usuário.

    Vocês entenderam o que eu quero fazer?

    Se precisarem de maiores explicações, é só solicitar.

    Fico na expectativa de alguém poder me ajudar.

    Abraços.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual Empty Re: [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual

    Mensagem  criquio 17/10/2011, 16:47

    Acredito ser mais simples substituir os frontends, principalmente se forem todos iguais. Como os computadores estão em rede, você pode, à partir de uma máquina, acessar a pasta compartilhada das outras e colocar a cópia. Caso prefira, pode criar uma função para o próprio Access deletar as versões antigas e copiar a nova para os pcs. Ficaria mais facilitado ainda se os nomes das máquinas tivessem o mesmo prefixo com uma numeração sequencial após o prefixo:

    PC1
    PC2
    PC3
    ...

    Seria algo como:

    Dim CLoc, CRem
    Dim PCs As Integer

    For PCs = 1 To 45

    CLoc = "C:\Gerenciamento\Frontend.accde"
    CRem = "\\PC" & PCs & "\Gerenciamento\Frontend.accde"

    If Len(Dir(CRem)) > 0 Then
    Kill (CRem)
    End If
    FileCopy CLoc, CRem

    Next


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    Julio Lustosa
    Julio Lustosa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 203
    Registrado : 23/02/2011

    [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual Empty Re: [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual

    Mensagem  Julio Lustosa 17/10/2011, 16:58

    Eu pensei nesta questão também mas, tem um probleminha.
    O IT da empresa autorizou os usuários a acessarem a pasta compartilhada no micro 34488 mas, não permite que seja feito o contrario. Fazer com o que o programa acesse e copie a nova versão para eles, o computador do usuário nega o acesso. E IT não permite.

    Mas acabei de pensar em uma solução mais agil. Vou renomear o banco de dados para não permitir o acesso. Como coloquei uma ferramenta que testa primeiro o vínculo do be com fe para depois solicitar a senha, então ele não conseguirá fazer o acesso e terá que procurar o administrador.

    Obrigado pela dica.

    Abraços.
    leandro.fonseca
    leandro.fonseca
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 35
    Registrado : 04/10/2011

    [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual Empty Re: [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual

    Mensagem  leandro.fonseca 18/10/2011, 02:05

    Julio,
    Boa noite,

    Tem sim, nós criamos uma lógica para isso, tivemos a mesma necessidade aqui na empresa nós precisavamos validar se o usuário estava usando o Access 2007 com Service Pack 2.

    A solução foi a seguinte, veja o banco de dados anexo.

    Espero que ajude em alguma coisa.
    Anexos
    [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual Attachmentdb_VersaoAccess.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (64 Kb) Baixado 30 vez(es)


    .................................................................................
    "Se a situação é boa, desfrute-a; se é ruim, transforme-a; se não pode ser transformada, transforme-se!"

    Viktor Frankl
    Julio Lustosa
    Julio Lustosa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 203
    Registrado : 23/02/2011

    [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual Empty Re: [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual

    Mensagem  Julio Lustosa 18/10/2011, 02:36

    Olá Leandro!

    Obrigado pela atenção. Já baixei o arquivo e darei uma olhada amanhã de manhã.

    Volto aqui para lhe retornar a respeito.

    Muito obrigado.
    leandro.fonseca
    leandro.fonseca
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 35
    Registrado : 04/10/2011

    [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual Empty Re: [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual

    Mensagem  leandro.fonseca 18/10/2011, 11:49

    Julio,

    Ao carregar o form frm_login, no código você vai ver que tem alguns teste que pode ser realizado, dá uma olhada lá também...



    .................................................................................
    "Se a situação é boa, desfrute-a; se é ruim, transforme-a; se não pode ser transformada, transforme-se!"

    Viktor Frankl
    Julio Lustosa
    Julio Lustosa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 203
    Registrado : 23/02/2011

    [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual Empty Re: [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual

    Mensagem  Julio Lustosa 18/10/2011, 16:11

    Amigão...
    Não é exatamente isso que preciso. Acho que não expliquei corretamente.

    Vamos por parte:

    1 - Eu tenho no servidor, o banco de dados GestãoProcessos.accdb, onde são armazenados os dados, somente tabelas.
    2 - Cada usuário tem em sua máquina um aplicativo também feito em Access, que ao ser executado faz um teste de vínculos de tabelas após e logo depois ele libera a tela de login.

    Neste aplicativo, eu não incluí uma ferramenta que será muito útil daqui para frente.

    Eu criei uma tabela com o nome Versão, ela armazenará o nome da atual versão do aplicativo, e também terá no banco de dados GestãoProcessos. Quando o usuário executa o programa, ele faz o teste dos vínculos, mas antes deste teste, ele irá comparar a versão que está gravada no bando de dados com a que está disponibilizada para o usuário. Por exemplo: A versão atual é PGP v.1.9.3.2, e estarei disponibilizando a v.1.9.3.3. Quando eu disponibilizar, o primeiro que atualizar a versão, salvará no banco de dados a informação de que uma nova versão está disponível. Assim, quem tiver a versão anterior, receberá uma mensagem informando da nova versão.

    Mas, na versão que os usuário tem HOJE, não tem essa ferramenta ainda. E como são 45 máquinas para atualizar, e nem sempre encontramos todos os usuários para liberar as máquinas para a atualização, pensei que houvesse outra maneira de lembrar os usuário de fazerem a atualização. Se mandarmos um e-mail simplesmente, provavelmente um ou outro não fará a atualização naquele momento (conhecemos bem os usuário né?).

    Então, para tentar contornar isso, eu pensei que haveria um jeito de que o usuário que estiver com a versão desatualizada fosse bloqueado automaticamente. Seria mais ou menos desta forma.

    No banco de dados GestãoProcessos, eu incluiria um código para que no momento em que o bando de dados recebesse uma tentativa de conexão, identificasse a versão do usuário e tomasse a decisão de bloqueá-lo ou não.

    Quando executamos uma consulta, abrimos um formulário acoplado ou algo parecido no access, não é criado uma arquivo com a extensão .laccdb? Então! É mais ou menos isso.

    Quem conhecer uma forma, agradeço.

    E obrigado àqueles que tentaram me ajudar até o momento.

    Abraços à todos.
    leandro.fonseca
    leandro.fonseca
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 35
    Registrado : 04/10/2011

    [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual Empty Re: [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual

    Mensagem  leandro.fonseca 18/10/2011, 16:48

    Julio,

    Tem outra forma sim, me passa o seu email para que eu possa lhe enviar um arquivo para essa sua necessidade.

    Cada usuário tem um perfil na maquina (perfil de rede)? O sistema pode ser instalado no temp da maquina desta maneira você poderá atualizar o sistema toda vez que o usuário for usar sem menos precisar informar o usuário, apenas quando ele for acessar o sistema e for comparado a versão o sistema atualiza automaticamente para a nova versão.

    meu email: l.rodrigues.fonseca@gmail.com



    .................................................................................
    "Se a situação é boa, desfrute-a; se é ruim, transforme-a; se não pode ser transformada, transforme-se!"

    Viktor Frankl
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7304
    Registrado : 11/05/2010

    [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual Empty Re: [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual

    Mensagem  vieirasoft 24/10/2011, 11:27

    Como não houve retorno, o tópico passa a resolvido. Qualquer coisa reabra, por favor.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual Empty Re: [Resolvido]Bloquear conexão se versão difere da atual

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 10/5/2024, 16:57