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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 23/2/2012, 14:51

    Olá! Bom dia!

    Preciso de ajuda.

    Tenho uma tabela que armazena algunas informações padrão:

    -Nome;
    -PIS;
    -data do atendimento;
    -Forma de Atendimento (seleciona opções através de uma caixa de combinação: ato ou anterior)
    -Tipo de serviço (seleciona opções através de uma caixa de combinação: Formal ou Doméstico ou Cód. 252 ou Cód. 100 ou Cód. 211 ou Saldo de Parcela).

    Estou precisando de uma relatório por datas que apresentem as informações classificadas por data, forma de atendimento e tipo de serviço. Distribuídos em uma tabela da seguinte maneira por exemplo:


    Data Ato Anterior Formal Doméstico Cód. 252 Cód. 100 Cód. 211 Saldo de Parcela
    20/02/2012 5 2 4 1 2 0 0 0
    21/02/2012 7 0 7 0 0 0 0 0

    Neste relatório deve ser a contado a quantidade de cada tipo.

    Podem me ajudar?

    Agradeço antecipadamente.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 23/2/2012, 15:06


    Olá!

    Seu relatório precisa de uma consulta-base com os campos cujos valores quer exibir, com critério de data (ou intervalo de datas) no campo Data.
    O critério pode ser atribuído via direta ou via formulário específico.

    No relatório devem ser criadas as seções FormaDeAtendimento e TipoDeServiço para agrupar estes dados.

    Nos rodapés das seções pode inserir campos não acoplados para contagem.



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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 23/2/2012, 17:18

    olá!

    Agradeço pela ajuda. Mas infelizmente não sei como fazer o que você ensinou... sou leigo... poderia explicar um passo-a-passo se não for pedir muito?

    Muito obrigado.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 23/2/2012, 17:57


    Primeiro crie a consulta.
    Acrescente a(s) tabela(s) envolvida(s), e os campos que precisa que apareçam no relatório.

    Alguma dificuldade nesta parte?




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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 23/2/2012, 18:29

    Muito Obrigado pela ajuda.

    Certo esta fase eu consigui fazer. pode enviar a próxima.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 23/2/2012, 18:44


    Você quer o relatório exiba os dados de uma data específica ou de um intervalo de datas?
    Este critério será passado para o campo DataDoAtendimento que deve constar na sua consulta. Aliás, qual é Nome exato deste campo?

    Há duas formas de passar este critério:
    O usuário digitar a(s) data(s) em MsgBox emitida pela própria consulta,
    ou
    Abrir um formulário personalizado, com os campos de critérios a definir, e um botão OK para abrir o relatório.

    Confirme as questões acima, e vamos adiante.




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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 23/2/2012, 19:10

    Olá!

    Quero que o relatório exiba um intervalo de datas.

    O nome do campo referente a data é: DATA
    Existe outro campo que possui 2 opões: ATO ou ANTERIOR
    O último campo existem 6 opções: FORMAL ou DOMÉSTICO ou CÓD. 100 ou CÓD. 211 ou CÓD. 252 ou SALDO DE PARCELA

    Preciso de uma consulta que me ofereça os dados referente a um mês. Por exemplo:

    DATA: 01/02/2012: 7 ANTERIOR E 3 ATO: TOTAL 10, DESTES 9 FORMAL E 1 SALDO DE PARCELA: TOTAL 10
    DATA: 02/02/2012: 15 ANTERIOR E 7 ATO: TOTAL 22, DESTES 20 FORMAL E 1 DOMÉSTICO E 1 SALDO DE PARCELA: TOTAL 22.

    E ASSIM POR DIANTE.

    Mais uma vez obrigado pela ajuda.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 23/2/2012, 19:45


    Vc quer estas opções informadas como critérios para o relatório, ou deseja que sejam agrupadas dentro do relatório?

    Creio que como critério deva ser usado somente o intervalo de datas, e os campos Ato/Anterior e Formal/Ou/Ou... exibam seus dados organizados em seções do relatório.

    Deve renomear este campo DATA. É uma palavra reservada do Access.

    E peço que informe os Nomes corretos destes campos de critério, e o Nome de suas respectivas tabelas de origem.




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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 23/2/2012, 21:05



    Um exemplo de formulário de critérios para estudo:

    http://maximoaccess.forumeiros.com/t5526-formulario-de-criterios

    Veja o formulário fCompraOptions, sua estrutura e código.

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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 25/2/2012, 13:40

    Olá! Bom dia! Desculpa pela demora em responder.


    Já troquei o nome do campo na tabela, ela contém as seguintes campos:
    - Código: Autonumeração do Access;
    - Nome: Nome Completo da pessoa que estamos atendendo (Texto);
    - PIS: Número do PIS do trabalhador (Texto com máscara de entrada: 999.99999.99-9);
    - Requerimento: número do requerimento do trabalhador (Texto com máscara de entrada: 9999\ 999\ 999);
    - DtReq: data em que está sendo digitado (Formato data: dd/mm/yyyy);
    - Agente: assistente de pesquisa para selecionar o nome do funcionário em uma lista;
    - Catadastamento: Assistente de pesquisa para escolhar as duas opções: ATO ou Anterior;
    - TipoRequerimento: Assistente de pesquisa para escolher entre as opções:"Formal";"Cód. 100";"Cód. 211";"Cód. 252";"Saldo de Parcela";"Doméstico".

    Preciso de um relatório diário contendo as informações classicadas por agente e os trabalhadores que ele atendeu e um pequeno resumo, fazendo a contagem dos tipos de: CADASTRAMENTO e TIPOREQUERIMENTO:

    O Outro relatório que preciso é um resumo mensal, contento a quantidade de requerimentos atendidos com as respectivas quantidade de TipoRequerimento e Cadastramento.

    Mais uma vez agradeço a ajuda.

    Ah! Sou gerente de uma Unidade de Atendimento do SINE/CE. Este arquivo será utilizado para consolidar as informações dos requerimentos de seguro-desemprego que atendemos. Atuamente fazemos este trabalho totalmente manual, contando um por um... este banco de dados será de grande ajuda para nossas atividades.

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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 25/2/2012, 13:54


    Espero que tenha paciência com as perguntas.
    São necessárias informações exatas para otimizar o tópico.

    Ok, vc informou os Nomes dos campos. E qual é o Nome da tabela?

    Os campos Agente, Catadastamento e TipoRequerimento vem de suas próprias tabelas, ou sua origem é uma lista de valores?

    Sugiro que tenham cada um sua própria tabela, pois assim fica mais simples adicionar novos registros.

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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 25/2/2012, 13:59

    Olá!

    Eu agradeço a paciência e a ajuda.

    O nome da tabela é: tbl_requerimento

    Os campos Agente, Catadastamento e TipoRequerimento vem da origem é uma lista de valores. achei mais fácil fazer assim, mas podemos mudar para uma tabela, se for necessário.

    Podemos continuar. Muito obrigado.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 25/2/2012, 14:16


    Bem, então vamos decidir isto em primeiro lugar:

    Como mencionei, a vantagem de ter tabelas "auxiliares" é que está se considerando uma das regras de normalização de tabelas, além de prevenir a facilidade de adição de possíveis novos itens, que podem ser adicionados através de forms de cadastro ao invés de se ter que acrescentar manulamente os itens às listas de valores.

    Vamos criar estas tabelas?
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 25/2/2012, 17:46

    Certo. Vamos criar então três tabelas auxiliares:

    - tbl_agentes (Contendo dois campos: o nome e código do agente);
    - tbl_cadastramento (contendo um campo e já os dois valores - ATO e ANTERIOR);
    - tbl_tipo_requerimento (contendo um campo já com os valores - "Formal";"Cód. 100";"Cód. 211";"Cód. 252";"Saldo de Parcela";"Doméstico";

    Pergunto: Deixo o access criar a chave primária para todas estas tabelas?
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 25/2/2012, 18:38


    Cada tabela deverá ter seu campo ID (código) tipo Numeração Automática, que será a chave-primária:
    tbl_Agentes
    IDAgente / NomeAgente
    tbl_Cadastramento
    IDCadast / NomeCadast
    tbl_Tipo_Requerimento
    IDRequer / NomeRequer

    Pode alterar os nomes se quiser.

    Na tbl_Requerimento, o campo Agente deve ser tipo Número InteiroLongo, e idem para os campos Catadastamento e TipoRequerimento.
    Se a tabela tbl_Requerimento já tem dados, e estes campos não forem deste tipo, vc terá algum trabalho manual para ajeitar os dados.

    E então devem ser estabelecidos os relacionamentos entre as tabelas:
    tbl_Agentes.IDAgente e tbl_Requerimento.Agente
    tbl_Cadastramento.IDCadast e tbl_Requerimento.Catadastamento
    tbl_Tipo_Requerimento.IDRequer e tbl_Requerimento.TipoRequerimento

    Os relacionamentos serão do tipo Um para Muitos e deve habilitar Impor Integridade e Propagar Atualização.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 25/2/2012, 18:56


    E também deve remover as listas criadas pelo assistente de pesquisa na tbl_Requerimento para os campos Agente, Catadastamento e TipoRequerimento. Deixe como Caixa de Texto.

    Aliás, nunca use este recurso em tabelas. Elas devem ser alimentadas por formulários, e nestes serão criadas as listas de escolha.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 25/2/2012, 18:59

    Olá!

    Já fiz conforme ensinou. Podemos avançar.

    Muito obrigado.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 25/2/2012, 19:25


    Obs.: Notei que o campo Catadastamento está gripado em outra mensagem como CADASTRAMENTO. Então vamos combinar que seu Nome é Cadastramento.

    No mais, vc manteve os Nomes que eu sugeri ou alterou alguma coisa?

    O campo PIS precisa aparecer no relatório?
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 25/2/2012, 19:40

    Olá!

    O campo PIS precisa apercer somente no relatório diário.

    Todos os dias os relatórios são feitos, contendo:

    - DTREQUER (DATA DO REQUERIMENTO)

    - AGENTE (QUE FEZ O ATENDIMENTO)

    - RELAÇÃO DAS PESSOAS QUE FORAM ATENDIDAS PELO AGENTE(NOME, PIS, REQUERIMENTO, CADASTRAMENTO, TIPOREQUERIMENTO)

    No final do mês preciso de um relatório por data (início e final do mês) contendo uma tabela:

    DTREQUER, TOTAL REQUERIMENTOS, Nº DE ATO/ANTERIOR, Nº DE "Formal";"Cód. 100";"Cód. 211";"Cód. 252";"Saldo de Parcela";"Doméstico" E NO FINAL A SOMA DE TODOS ESTES ITENS.

    No restante fiz conforme me ensinou. Podemos prosseguir.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 25/2/2012, 20:00


    Bem, este campo DTREQUER deve ser o mesmo DtReq que mencionou antes, certo?

    A consulta deve exibir as quatro tabelas com suas devidas relações, e a grade deve conter os seguintes campos:

    Da tabela tbl_Requerimento:
    Código | Nome | PIS | Requerimento | DtReq | Agente | Cadastramento | TipoRequerimento
    Da tabela tbl_Agentes:
    NomeAgente
    Da tabela tbl_Cadastramento:
    NomeCadast
    Da tabela tbl_Tipo_Requerimento:
    NomeRequer

    No campo DtReq coloque o seguinte critério: Entre [Informe a data inicial] E [Informe a data final]

    Quando abrir, a consulta irá pedir o intervalo de datas em 2 MsgBox's. Faça alguns testes.

    Esta forma de informar o critério pode ser feita de forma mais elegante utilizando um formulário. Isto pode ser visto depois.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 25/2/2012, 20:25

    olá!

    é isto mesmo: o nome do campo é DtReq.

    Fiz a consulta mas não mostrou nada, apesar de ter informações na tabela: DtReq, Nome, PIS, Requerimento.

    Mas voltando um pouco. A tabela perdeu as informações que nos campos: Agente, Cadastramento e TipoRequerimento, devido aquela alteração que fizemos. Mesmo tendo feito os relacionamento, conforme ensinou, não aparece nenhuma opção para eu escolher o agente, ou as formas de cadastramento e TipoRequerimento. Necessita que façamos algo?

    Obrigado.

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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 25/2/2012, 20:49


    Observe que na mensagem 15 mencionei que a alteração no tipo de dados dos campos da tabela poderia envolver algum trabalho de edição para não perder os dados.

    Também já havia comentado que as tabelas devem ser alimentadas através de formulários de cadastro, e nestes são criados os campos do tipo Caixa de Combinação (ComboBox) que contem as listas de opções.
    O estabelecimento dos relacionamentos por si só não cria essas listas.

    Se quiser criar os formulários pode fazer. Se precisar de ajuda pode pedir.

    Faça os cadastros nas novas tabelas tbl_Agentes, tbl_Cadastramento e tbl_Tipo_Requerimento, e atualize manualmente alguns registros na tbl_Requerimento.
    A consulta deverá exibi-los, desde que as datas inseridas no critério existam no campo DtReq.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 26/2/2012, 17:54

    Olá!

    Então vamos criar o formulário para inserção das informações? Quando crio os formulário ainda não aparacem as informações para eu escolhar. Não sei onde estou errando.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 26/2/2012, 19:58


    Em um formulário, quando há um campo cujo valor vem de outra tabela, altera-se o tipo de controle do campo de TextBox para ComboBox, ou seja, de caixa de texto para caixa de combinação.

    Exemplo: no formulário frm_Requerimento (baseado na tabela tbl_Requerimento) vc altera o campo Agente para ComboBox, e
    Nas Propriedades do campo Agente:

    Aba/Guia Dados:
    Tipo de Origem da Linha....... Tabela/Consulta
    Origem da Linha............... SELECT tbl_Agentes.IDAgente, tbl_Agentes.NomeAgente FROM tbl_Agentes ORDER BY tbl_Agentes.NomeAgente;
    Coluna acoplada............... 1
    Limitar a uma lista........... Sim
    AutoExpandir.................. Sim

    Aba/Guia Formato:
    Número de colunas............. 2
    Largura das colunas........... 0cm;8cm

    E já poderá escolher o agente na lista.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 27/2/2012, 13:58

    Olá!

    Gostei, mas esta ação poderá ser feita diretamente na tabela?
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 27/2/2012, 14:22


    Esta dica que passei é para criar a combo no form e não se refletirá na tabela.
    Para ser usada num campo de tabela, precisa ser criada diretamente na tabela, e nesse caso, se depois o campo for incluído num form, já será uma combo, ou seja, se refletirá no form.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 27/2/2012, 18:32

    Olá!

    Pronto. Mais uma etapa concluída. As consultas por data estão dando certo. Qual a próxima etapa?

    Até aqui está tudo ótimo. Obrigado.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 27/2/2012, 19:23


    Voltamos então ao relatório.

    Já está pronta a consulta-base dele, então, a partir da janela Banco de Dados, crie um novo relatório. Escolha Modo Design e escolha a consulta na lista. (Aliás, deve-me informar qual o nome que deu à consulta e qual será o nome do relatório.) OK.

    Na Lista de Campos, selecione todos e arraste-os para a seção detalhe. Salve o relatório.

    Se eu estiver sendo didático demais, ou seja, se vc já sabia isso tudo, me avise pra gente ganhar tempo.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 28/2/2012, 13:42

    Olá!

    O aprendizado está sendo ótimo. O nome da consulta ficou: con_requerimento_data

    Podemos elaborar o relatório agora.

    Lembrando: Preciso de dois tipo de relatórios:

    1. Com a produção diária, contendo todos os dados da tabela no dia do atendimento.

    2. Apenas com os dados (resumo) númericos por dia de atendimento (não exibindo os dados nome, requerimento, pis)

    Muito obrigado pela ajuda.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 28/2/2012, 14:03


    Nos contenta saber que está tendo um bom proveito.

    Com que Nome salvou o relatório?
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 28/2/2012, 17:12

    Olá!

    O aprendizado está sendo excelente.

    o nome do relatório é: rel_requerimento_data
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 29/2/2012, 02:04


    Os relatórios do Access são considerados a melhor ferramenta do tipo.

    A característica principal é a possiblidade de criar seções (com opção de Cabeçalho e Rodapé de Seção) para agrupar determinados grupos de dados.

    As seções padrão são a Cabeçalho do Relatório, a Detalhe, e a Rodapé do Relatório. E ainda as seções Cabeçalho da Página e Rodapé da Página.
    Para controlar a exibição das seções padrão, use os comandos no menu Exibir.

    A seção Detalhe sempre é exibida.

    Seções Cabeçalho em geral são usadas para exibir rótulo / campo de título.
    Se for Cabeçalho do Relatório será exibida apenas na cabeçalho do report, na página 1.
    Se for Cabeçalho da Página será exibida no cabeçalho da página do report em todas as páginas.

    Seções Rodapé em geral são usadas para campos que calculam somas parciais de seção (se for Rodapé de seção personalizada), ou soma geral (se for Rodapé do Relatório).
    O Rodapé de Página em geral é usado para exibir a data, ou o número da página, etc.

    Para criar uma seção use o comando Classificar e Agrupar (ou vice-versa), escolha o campo na lista, e configure os demais detalhes.

    No andamento do seu relatório rel_requerimento_data, o próximo passo é criar as seções cujos valores deseja agrupar, e mover os campos em questão para a seção.
    No Rodapé da seção pode colocar uma TextBox não acoplada cuja fonte do registro seja uma expressão como =Soma([NomeDoCampo]).

    Então, mãos a obra!

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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 29/2/2012, 02:20


    Neste exemplo há 2 relatórios que podem lhe dar uma visão das seções.
    Há também um formulário personalizado (fCompraOptions) para colher os critérios da consulta.

    http://maximoaccess.forumeiros.com/t5526-formulario-de-criterios
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 29/2/2012, 17:25

    Olá!

    revendo:

    1. Criei um novo relatório na opção modo design;
    2. Cliclei em propriedades e define a fonte de registros sendo: con_requerimento_data;
    3. Classificar/agrupar e defini o CAMPO AGENTE como sendo cabeçalho rodapé do grupo;
    4. Organizei o relatório para ter a seguinte estrutura:

    CABEÇALHO DA PÁGINA: DATA DO REQUERIMENTO
    CABEÇALHO AGENTE: NOME DO AGENTE QUE FEZ O ATENDIMENTO
    NA SEÇÃO DETALHE: NOME, PIS, REQUERIMENTO, CADASTRAMENTO, TIPOREQUERIMENTO

    O relatório está quase como desejo.
    - Falta colocar a quantidade de atendimentos de cada agente (contar a quantidade de requerimento, a forma de somar não está danto certo);
    - Falta contar e somar a quantidade de cadastramento (ATO/ANTERIOR) e tiporequerimento (FORMAL, DOMÉSTICO, SALDO DE PARCELA, CÓD. 252, CÓD. 211, CÓD. 100);

    Tem que colocar alguma fórmula para estas ações? Aguardo pela sua ajuda.

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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 29/2/2012, 17:36


    Olá!

    Para contar os registros use uma TextBox não acoplada no rodapé da seção:
    =Contar([NomeDoCampo])
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 29/2/2012, 17:39

    Ótimo!

    deu certo. agora falta apenas saber como contar os demais dados

    - Falta contar e somar a quantidade de cadastramento (ATO/ANTERIOR) e tiporequerimento (FORMAL, DOMÉSTICO, SALDO DE PARCELA, CÓD. 252, CÓD. 211, CÓD. 100);

    Pois nem sempre são os mesmos.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 29/2/2012, 17:45


    Que tal criar seções para Cadastramento e TipoRequerimento?
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 29/2/2012, 18:35

    Pronto. Já criei seções para os dois itens. Mas como contar cada uma das especificações?
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 29/2/2012, 19:10


    Deve ter movido os campos Cadastramento e TipoRequerimento para as devidas seções criadas, então, assim como a seção Agente, estas seções tem seu rodapé, onde pode ser inserida a TetxBox com a função Contar.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 29/2/2012, 19:42

    Sim, mas não ficou na aparencia que eu gostaria, pois está separando os tipos. Eu gostaria que ficasse a relação completa e só final do rodapé o resumo das informações.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 29/2/2012, 19:55


    Fica complicado ver o quadro todo na imaginação...
    Voltando à mensagem 36, quer contar o total de Cadastramento ou contar separadamente por valor (Ato/Anterior)? Idem para TipoRequerimento?
    E nestes dois campos o que deseja somar?
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 3/3/2012, 14:54

    Olá!

    Peço desculpas pela demora em responder...

    Realmente fica difícil imaginar o que estou desejando, pois muitas vezes tenho dificuldade de expressar. Desta forma resolvi copiar as telas para enviar para você verificar para mim.

    No anexo tentei explicar o que desejo que contenha no relatório.

    Ficarei aguardando resposta.

    Mais uma vez obrigado pela sua grandiosa ajuda.

    Anexos
    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados AttachmentEstrutura_relatorio.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (198 Kb) Baixado 14 vez(es)
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 3/3/2012, 15:30

    estive pensando... será que tem alguma função parecida com a do Excel: Contar.Se. Acho que com algo parecido terei o que busco.

    Aguardo retorno.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 3/3/2012, 18:04


    Existe a função DCount
    DCount("[Campo]", "[Tabela/Consulta]", "Critério")

    Outra possibilidade é inserir um subformulário baseado numa consulta que faça as contagens específicas.

    Ambas precisam ser testadas, e são complicadas pra explicar o passo-a-passo.
    Se puder disponibilize um link ou anexe o seu BD e faço aqui.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 3/3/2012, 18:15

    Olá!

    Utilizei desta forma:

    =DContar("Cadastramento";"con_requerimento_data";"[Cadastramento]='Ato'")

    Mas exibe no relatório: #erro

    Será porque é uma caixa de combinação? Testei no campo nome por exemplo e ele contou certinho.

    Se eu não conseguir, anexo o banco para você me ajudar.

    muito obrigado.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 3/3/2012, 18:34


    Tente assim:

    DContar("Cadastramento"; "con_requerimento_data]; "Cadastramento='" & Ato & "'")

    Quanto às combos no relatório não faz sentido, acho. Podia alterar para TextBox.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 4/3/2012, 15:56

    Olá!

    Coloquei a expressão que você informou anteriormente e surge a seguinte caixa de mensagem:

    " A expressão que você inseriu contém sintaxe inválida.
    Talvez você tenha inserido um operando sem um operador."

    Pode rever para mim?
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 4/3/2012, 16:28


    DContar("Cadastramento"; "con_requerimento_data"; "Cadastramento='" & Ato & "'")
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  grijalbamarques 4/3/2012, 17:34

    Olá!

    continua igual. não vi diferença.

    Vou tentar anexar o banco para você dar uma olhada para mim. Muito grato por sua ajuda.
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    [Resolvido]Relatório com consolidação de dados Empty Re: [Resolvido]Relatório com consolidação de dados

    Mensagem  Convidad 4/3/2012, 20:05


    Foi substituído um colchete por um aspas duplas a direita do nome da tabela.
    Mas parece que não era o problema.

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