MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou

    avatar
    Gerson
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 405
    Registrado : 25/08/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Gerson 10/8/2012, 15:28


    Olá Pessoal,
    Jpaulo criou esse BD bacana que registra as alterações que ocorram no registro, acho que todos viram esse belo exemplo. O que eu pretendo é o seguinte uma ocorrencia é aberta e para ser resolvida pode ser necessário vários procedimentos. O Ideal seria um sub formulário para registrar o andamento dessas ocorrencias. Como Posso Fazer para:
    1) tudo o que se fizer seja registrado pelo usuário que se logou ao Bd.
    2) Impedir que Usuario Comum possa fazer alterações, apenas inclusões de novas ocorrencias.
    3) Controlar as movimentações de um subformulário filho do Formulario Ocorrencia ?
    Obrigado.

    Obs: O Controle de senhas foi criado por um membro do Fórum que infelimente eu não lembro o nome.

    http://dl.dropbox.com/u/13553076/Ocorrencias%202012.rar
    bitabit
    bitabit
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 225
    Registrado : 14/07/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Re: [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  bitabit 12/8/2012, 00:29

    ola Gerson,

    Para a 1ª questão:
    Depois de ter um sistema de controlo de users a funcionar, depois basta a cada movimento que fizer nos forms gravar também o user logado.

    Para a 2ª questão:
    esta questão tem de ser definida no sistema de controlo de users. (procure no forum ou entao no site do Mestre Avelino Sampaio, tem um exemplo que atende a estas duas questões)

    Para a 3ª questão:
    Tem que esclarecer melhor porque nao percebi como pretende controlar as movimentações do sub form filho.


    .................................................................................
    Se vires um homem com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar.
    Provérbio Chinês
    avatar
    Gerson
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 405
    Registrado : 25/08/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Gerson 13/8/2012, 13:57

    Boas Bitabit,
    Obrigado pela dica do mestre Avelino, outro dia ele tirou de uma baita coinfusão.
    Quanto a esse problema após ver o vídeo tive um problema, é que eu uso ainda o Access 2003
    E ainda não migrei para o Access 7. Quanto a minha Necessidade de controlar os campos do Formulário o BD do Jpaulo já resolve, só que é ´necessario criar à partir desse formulário um sub Formulario para acompanhamento.
    Ex. Funcionário Principal está todo controlado com quem introduziu e alterou. Agora como podemos estender esse controle a esse subformulário ?
    obs: A solução do mestre avelino é 10 vou tentar passar para 2003 agurado se possível um retorno sobre o subformulário,

    Abraços Gerson

    bitabit
    bitabit
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 225
    Registrado : 14/07/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Re: [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  bitabit 14/8/2012, 01:14

    pois gerson, so vendo a bd.
    Nao estou mesmo a ver como tens os formularios e a interacção com os users.

    Ainda quanto á restrição dos users poderem utilizar os forms, ha uns tempos fiz algo do genero para um colega nosso, vou ver se encontro e depois posto aqui.


    .................................................................................
    Se vires um homem com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar.
    Provérbio Chinês
    avatar
    Gerson
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 405
    Registrado : 25/08/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Gerson 14/8/2012, 14:15

    Ok bitabit vou tentar por aqui também se eu conseguir posto o resultado ok ? Abraços e obrigado pela força.
    bitabit
    bitabit
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 225
    Registrado : 14/07/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Re: [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  bitabit 14/8/2012, 20:21

    se nao conseguir colocar colocar aqui a bd, envie para o meu email que depois posto aqui para o pessoal poder ajuda-lo.
    se mandar para o meu email, mande-me uma PM.
    abraço


    .................................................................................
    Se vires um homem com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar.
    Provérbio Chinês
    avatar
    Gerson
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 405
    Registrado : 25/08/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Gerson 14/8/2012, 20:36

    Olá companheiro,

    O formulario ocorrencia é uma tentativa de adaptação do BD do Jpaulo ja desenhhei os campos que eu preciso no subformulario. Se tiver tempo de uma olhada Obrigado

    http://dl.dropbox.com/u/13553076/C%C3%B3pia%20de%20Ocorrencias2%20Teste.rar
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Re: [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Convidado 15/8/2012, 02:19

    Um pitaco para uma das suas questões:

    No caso do tipo de usuario para permitir ou não a inserção de novos registros:

    1 - Crie uma variavel para carregar o tipo de usuario, se admin ou user
    2 - Crie um modulo e o nomeie de mdlVarPublicas, neste uma variável publica
    Public TipoUsuario as Boolean

    O Codigo:

    Dim StrUser As String
    StrUser = DLookup("NivelAcesso", "tblUtilizadores", "Cod_User = " & Me.CboUser.Value & "")


    If IsNull(Me.CboUser.Value) Then
    MsgBox "Escolha o utilizador!", vbInformation + vbOKOnly, "Informação!"
    Exit Sub
    End If

    If IsNull(Me.TxtPassword) Or (Me.TxtPassword = "") Then
    MsgBox "Introduza a password!", vbInformation + vbOKOnly, "Informação!"
    Exit Sub
    End If


    If Not IsNull(Me.TxtPassword) And Not IsNull(Me.CboUser.Value) Then
    Dim strsenha As String

    strsenha = DLookup("Password", "Tblutilizadores", "[cod_user] =" & Me.txtCodUser)
    If Me.TxtPassword = strsenha Then
    StrUser = strsenha
    StrAcesso = DLookup("Nivelacesso", "tblutilizadores", "[cod_user] =" & Me.txtCodUser)
    MsgBox "login com sucesso!"
    If StrUser = "Admin" Then
    DoCmd.OpenForm "frmOcorrencia"
    Else
    DoCmd.OpenForm "frmOcorrencia"
    TipoUsuario = False
    End If

    Else
    falhaLogin = falhaLogin + 1
    MsgBox "Password incorrecta! ", vbCritical + vbOKOnly, "Atenção!"
    Me.TxtPassword.SetFocus
    End If
    If falhaLogin >= 3 Then
    MsgBox "Numero maximo de tentativas permitidas!", vbCritical + vbOKOnly, "Informação!"
    Application.Quit
    End If

    End If

    Ao abrir do form Ocorrencia, checo a variavel boolean, em sendo false... bloqueia o mesmo para adição:



    Private Sub Form_Open(Cancel As Integer)
    If TipoUsuario = False Then
    Me.AllowAdditions = False
    End If
    End Sub



    Cumprimentos.


    avatar
    Gerson
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 405
    Registrado : 25/08/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Gerson 15/8/2012, 12:56

    Aos Colegas bitabit, e Piloto muito obrigado vou testar esse código do Piloto e quando esse Bd ficar Ok vou colocar aqui no Fórum uma abraço aos amigos e bom trabalho!
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Re: [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Convidado 15/8/2012, 23:35

    O Fórum agradede o retorno.
    bitabit
    bitabit
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 225
    Registrado : 14/07/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Re: [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  bitabit 23/8/2012, 01:05

    ola gerson, por acaso fui eu que fiz sistema de login para o nosso colega mirsofy.

    É bastante gratificante quando vemos o nosso código a ser utilizado por outros membros deste forum.

    Já conseguiu resolver o seu problema com a ajuda do colega Piloto?

    Ainda não olhei para o seu projecto com olhos de ver, mas se o que pretende é mesmo impedir que os users alterem os dados, basta colocar os campos com o enable a false.



    .................................................................................
    Se vires um homem com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar.
    Provérbio Chinês
    avatar
    Gerson
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 405
    Registrado : 25/08/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Quem Introduziu e quem recebeu

    Mensagem  Gerson 23/8/2012, 13:20

    Bitabit, Bom dia fique fora do ar e só vi sua postagem agora.
    São dois Problemas no projeto.
    1) Senha - permitir o uso em determinados formulários
    2) O Form Quem introduziu e alterou tem sub formulario que acompanha as Ocorrencias até o seu desfecho quero estender até o subformulário o código para registrar novos registros ou alterações.

    As maneiras de se fazer os colegas já me passaram com excessão no que se refere ao subformulário, tento compreender como o código funciona mas tenho dificuldades em adaptar por não entender muito bem como funciona o VBA.
    Obrigado pela ajuda
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Re: [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Convidado 12/9/2012, 16:29

    A como anda o Tópico colegas?
    avatar
    Gerson
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 405
    Registrado : 25/08/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Gerson 12/9/2012, 18:36

    Pessoal aqui no trabalho houve muitas alterações na lógica do BD por isso nao utilizei ainda o código dentro de alguns dias eu dou um retorno.
    Abraços
    avatar
    Gerson
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 405
    Registrado : 25/08/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Gerson 13/9/2012, 19:08

    Olá Pessoal me ajudem com isso por favor
    Voltando ao tópico:
    1 Problema: o colegiga bitabit criou um formulario bacana de login se eu digitar 3 vezes errado sai da aplicação. Perfeito. Porém se o login estiver correto ele abre o formulario ocorrencia mas fica ainda visivel.
    2 Problema: O Formulario do Jpaulo Funciona na perfeição só preciso adicionar mais campos neste formulário e baseado neste formulario criar um sub formulario para o acompanhamento do andamento da OCorrencia.
    toyebom
    toyebom
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 1128
    Registrado : 18/07/2012

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty quem introduziu

    Mensagem  toyebom 13/9/2012, 23:23

    ve este exemplo de JPaulo

    http://maximoaccess.forumeiros.com/t213-quem-introduziu-quem-alterou


    .................................................................................
    Gente Simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Re: [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Convidado 13/9/2012, 23:39

    Boas Gerson.. disponibilize o BD e de detalhes citando os forms e objetos envolvidos.
    E dê detalhes de sua dúvida.
    avatar
    Gerson
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 405
    Registrado : 25/08/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Gerson 14/9/2012, 13:42

    Bom dia Piloto,

    O BD está ma mensagem 1

    O companheiro Bitabit criou um formulario de login que abre o formulario do Jpaulo, que eu renomeei para Ocorrencias.
    O Bd do Japulo tem duas tabelas a 1ª tab Original fica guardado o registro original, a 2ª tabLog registra as alterações.
    O que eu Preciso:
    1º Fazer com que tanto na tabOriginal, como na tabLOg, registre quem logou bo BD, e não que logou no Windows.
    2º Tentei acrescentar novos campos no formulário mas a coisa complicou.
    3º Precisaria ainda de um subformulário baseado na ocorrencia para acompanhamento da solução da ocorrencia, e que seus registros também fossem gravados na tab log. Acho que Jpaulo já fez isso mas não achei no Fórum
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Re: [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Convidado 14/9/2012, 15:20

    Boas Gerson... Vamos partir deste exemplo que está com a solução que eu sugeri alguns post acimas, sobre nivel de acesso para inserir ou não registros..

    Partindo deste... detalhe o que precisa.

    Uma dica... Uma coisa por vez...Assim que resolvermos uma.. partimos para a proxima.


    https://dl.dropbox.com/u/26441349/Gerson_1.rar


    Cumprimentos.
    avatar
    Gerson
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 405
    Registrado : 25/08/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Gerson 14/9/2012, 16:05


    Olá Piloto,
    A questão agora e adequar o BD do Jpaulo com os novos campos do Formulario e do Sub Formulário.
    No BD Original Quem introduziu e Alterou
    A TabLog exibe o nome dor form, campo valor antigo e atual é isso que gostaria de fazer.
    Com o seu conhecimento de uma olhada no exemplo da 1 postagem original.
    Abraços,
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Re: [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Convidado 14/9/2012, 16:08

    Vamos resolver um problema por vez...

    Detalhe a primeira dúvida, citando forms e objetos envolvidos.


    Cumprimentos.
    avatar
    Gerson
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 405
    Registrado : 25/08/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Gerson 14/9/2012, 17:59


    Este Exemplo é o original do Jpaulo

    http://dl.dropbox.com/u/771097/RegistraHistoricoAlteracoes.rar

    1 - Preciso no Formulario Principal inserir novos campos.(As vezes não dá certo pois não registra na tabela log)
    Campos Novos: Setor, Ocorrencia, Data, Descrição e um campo data solução e um campo resolvido sim/não.
    2 - Criar à Partir desses formulario um sub-formulario que registre o acompanhamento da Ocorrencia, com os seguintes campos: Dataandamento, Descriçãoandamento, conclusão. (esses campos do sub-formulário também gostaria de registrar na tabela log.

    3 - Quanto ao login o que fica registrado é que logou no Windows e o ideal seria registrar quem logou no bd.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Re: [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Convidado 14/9/2012, 18:25

    E este exemplo teu que enviei???

    Não entendi.. é pra arrumar ele ou o que?

    Não estou entendendo...

    Cumprimentos.
    avatar
    Gerson
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 405
    Registrado : 25/08/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Gerson 14/9/2012, 18:38


    Deslculpe Piloto,

    Eu acho melhor começar do Zero, o exemplo que me retornou aparece errro, pois implica os campos da tablog e da tabela original. (os botões de navegação possuem códigos).
    Abraços,
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Re: [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Convidado 14/9/2012, 20:00

    Então será este exemplo do JP?

    O que deseja nele?
    avatar
    Gerson
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 405
    Registrado : 25/08/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Gerson 15/9/2012, 12:28

    Olá Piloto bom dia,

    Eu quero aumentar a quantidade de campos do Formulario e incluir um subformulario onde suas alterações também sejam gravadas na tabLog.
    É isso.

    A tabela log resistra as modificações nos campos e quem as fez. Só que ela coloca o usuário logado no Windows e eu queria que ela registrasse quem logou no BD.

    Abraços,
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Re: [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Convidado 17/9/2012, 15:01

    Bom dia Gerson.. Peço-lhe desculpas... Mas estou cuidando de uma viagem para uma cirurgia que irei fazer.. e não tive cabeça pra resolver isto. Devo voltar em 5 ou 6 dias.. Caso nesse tempo não tenha solucionado a tua dúvida, volto aqui para fazermos.


    Abraços.
    avatar
    Gerson
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 405
    Registrado : 25/08/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Gerson 17/9/2012, 15:34

    Piloto,

    Boa sorte e que voce se recupere logo, primeiro a saúde ! Vou deixar o tópico aberto talvez algúem tenha uma solução, obrigado se eu conseguir coloco o Modelo no Fórum ,

    Abraços e boa sorte !!
    bitabit
    bitabit
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 225
    Registrado : 14/07/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Re: [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  bitabit 4/10/2012, 02:18

    Ola gerson, peço desculpa pela demora, mas tenho estado sem pc.

    Ainda não está a funcionar a 100% mas já dá para ver a logica.

    Criei uma tabela para os movimentos dos subform.

    Quando tiver mais um tempinho melhoro a bd.

    1 abraço

    http://dl.dropbox.com/u/10750210/C%C3%B3pia%20de%20Ocorrencias2%20Teste-Gerson.mdb

    qualquer coisa que precise, disponnha Smile


    .................................................................................
    Se vires um homem com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar.
    Provérbio Chinês
    avatar
    Gerson
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 405
    Registrado : 25/08/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Gerson 4/10/2012, 14:15

    Olá companheiro,

    Ficou excelente, parabéns, vou fazer testes e colocar esse tópico como resolvido se aparecer algum problema analisaremos o problemas ok. Mais uma vez parabéns.!!
    Obrigado !!!
    bitabit
    bitabit
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 225
    Registrado : 14/07/2010

    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Re: [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  bitabit 5/10/2012, 00:14

    obrigado pelo retorno.
    Qualquer coisa que precise é só apitar.
    1 abraço Very Happy


    .................................................................................
    Se vires um homem com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar.
    Provérbio Chinês

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou Empty Re: [Resolvido]Quem Introduziu e quem Alterou

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2/5/2024, 22:09