MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Qual sequencia de Processos de Atualizar/Baixar um BD Access no servidor

    avatar
    Clebergyn
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 785
    Registrado : 29/08/2012

    Qual sequencia de Processos de Atualizar/Baixar um BD Access no servidor Empty Qual sequencia de Processos de Atualizar/Baixar um BD Access no servidor

    Mensagem  Clebergyn 2/12/2012, 00:05

    muitos falam do site do avelino tem mas acho que a sequencia de processos nao tem, gostaria de saber como é para um programa em access colocar ele no servidor, e o cliente atualizar seu banco automaticamente, e para o desenvolvedor atualizar ele no servidor automaticamente, colocamos so o front end ou os dois? colocamos o bd access inteiro, ou em outra base de dados? quando puxamos o bd no servidor ele vem inteiro ou so a base de dados para a gente atualizar? quando o cliente puxa o bd para atualizar qual o processo, é puxado o bd inteiro ai ele automaticamente instala no bd do cliente tudo fecha e abre, por ai? no caso bd access tem como programar no servidor ou programamos daqui pra la? e se eu fizer meu pc de servidor fica bom? acho que vou refazer este topico algumas vezes pois e dificil encontrar exemplos pois é preciso do servidor. Se alguem souber ou tiver alguma experiencia obrigado
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    Qual sequencia de Processos de Atualizar/Baixar um BD Access no servidor Empty Re: Qual sequencia de Processos de Atualizar/Baixar um BD Access no servidor

    Mensagem  Dilson 4/12/2012, 00:42

    De qual servidor se refere:
    online ou rede local?
    avatar
    Clebergyn
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 785
    Registrado : 29/08/2012

    Qual sequencia de Processos de Atualizar/Baixar um BD Access no servidor Empty Re: Qual sequencia de Processos de Atualizar/Baixar um BD Access no servidor

    Mensagem  Clebergyn 4/12/2012, 08:10

    Servidor online, quero que o cliente clique no botao e atualize o sistema pelo servidor online, so que tem atualizaçao so dos dados, e atualização do programa em si(formularios, consultas, relatorios, modulos) e tambem do outro lado o upload do programa pelo desenvolvedor, ou seja jogar a atualizaçao no servidor...nao quero reinventar a roda, se soubesse os processos, as sequencias, ja melhoraria e adiantaria muito, ai eu so pegava e aprendia os cogidos e ja ia direto no ponto...
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    Qual sequencia de Processos de Atualizar/Baixar um BD Access no servidor Empty Re: Qual sequencia de Processos de Atualizar/Baixar um BD Access no servidor

    Mensagem  Dilson 4/12/2012, 13:07

    Olha online, nunca implementei nada com access a esse nivel, somente conexões vinculadas a tabelas do mysql usando drive odbc (basico). Minha experiência online é mais voltada ao desenvolvimento de aplicações em php usando o banco mysql.

    Porém, podemos simular uma solução com uma aplicação access. Presumo que já saiba como funciona um servidor, mas a todo modo, deixe antes eu falar do que é um servidor online em si aos que não sabem.

    O servidor online é um diretório apenas. A diferença da rede local é que ele é online.

    Para ter acesso a este diretório precisamos de um nome de dominio, os famosos www..com.br, www..net www..com www..org

    Existe várias empresas que disponibilizam esse diretório online e um nome de dominio ao um preço mensal e em caráter de hospedagem a seus arquivos. (Paga-se mensalmente em média de 14 à 20 reais em um plano satisfatório).

    Assim que adquire um plano de hospedagem já terás um nome de dominio, um nome de usuário e uma senha que te dará acesso ao diretório online.

    Dentro desse diretório poderás criar várias pasta e subpastas e assim armazenar seus arquivos como desejar. Para armazenar (upload) você terá ferramentas online disponibilizadas pelo seu painel de controle de hospedagem ou diretamente a partir de seu computador utilizando programas como é o caso do FileZile em que realiza conexão com o servidor online e que ele te mostra duas interfaces (uma de seu computador a outra do servidor online) que usando o recurso de arrastar e soltar já transfere arquivos tanto de seu computador para o servidor quanto do servidor para seu computador.

    Agora vamos a um simulado de como poderíamos implementar uma solução:

    Dentro do meu servidor online eu criaria uma pasta, vamos chamá-la de atualiza. Nela eu armazenarei o setup da atualização.

    Dentro do meu pc local (minha maquina) eu criaria também uma pasta, vamos chamá-la de atualizacao. Nela eu armazenarei por download o setup da atualização.

    Criaria uma tabela no mysql com apenas um campo e ela teria apenas um registro
    Criaria uma tabela no fornt-end Access com apenas um campo e ela teria apenas um registro

    Esse registro seria a identificação da atualização.

    Na abertura do meu banco eu verificaria na pasta atualizacao se existe algum setup. Se existe executaria a abertura e fecharia o front. se não existe não faz nada.

    A partir daí criaria outro evento após a abertura do meu front em que faria a comparação das versões nas dua tabelas mysql x access. Se fosse diferente abriria o navegador com a pagina de download. Nesta pagina estaria as informações que se trata de uma atualização e que deve salvar na pasta atualizacao do diretorio do seu front e lá estaria o link para download que iria baixar o arquivo setup da atualização que está na pasta atualiza do seu servidor online e nisso após abertura dessa pagina fecharia o seu front. Se as versões em ambas as tabelas mysql/access fossem iguais então não faria nada.

    Este setup tem que ser programado para se auto deletar ao final da instalação.

    É por aí. É o que eu tentaria.

    A hospedagem pode ser tua ou do seu cliente. De toda forma as credenciais de acesso terão que ser compartilhada em algum momento por ambos.

    Tens uns desenvolvedores aqui na comunidade que pelo que observo têm experiência com access na internet que é o caso do TopBr, o avelino007 e outros. Podes enviar uma mensagem privada ou email a eles pedindo referência de como proceder na interação desses dois ambientes desktop X web.

    Qualquer outra coisa que eu possa ajudar, me pergunte.





    RneoX
    RneoX
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 246
    Registrado : 26/07/2011

    Qual sequencia de Processos de Atualizar/Baixar um BD Access no servidor Empty Re: Qual sequencia de Processos de Atualizar/Baixar um BD Access no servidor

    Mensagem  RneoX 5/12/2012, 12:46

    Bom dia,
    Dilson eu acho que o clebergyn quer um sistema de update automático, quando ele fazer alterações, e acrescentar ou deletar dados, ele salva o Back-End e/ou Front-End em um .Zip ou .Rar e avisa o cliente que tem novas atualização, assim quando o cliente estar ciente da atualização, ele clicar no botão e fazer o down do ftp ou http em uma pasta, ao terminar auto-extrair o SFX para o local do programa instalado assim atualizando o Back e Front End.

    Para ter um sistema assim é um pouco complicado, já que se você quer fazer um sistema assim mete um MySQL no seu Access e resolve o seu problema de vez, ou então um MS-SQL.

    Mas caso queira manter mesmo o Access e MDB ou ACCDB então o jeito é fritar a cabeça e gerar esses códigos.

    Dica:
    para avisar o cliente, crie uma tabela a parte e um formulário oculto, toda vez que ele executar o access ele abre esse formulário oculto, e verifica a tabela e vê se existe uma nova versão, caso sim, já faz o procedimento automático do access do cliente!

    Abraços!


    .................................................................................
    Conhece meus projetos que ajudam os usuários a entender o funcionamento de várias funções encontradas aqui no fórum? também pode usa-lo para seus negócios ou para uso pessoal, não conhece? então visite aqui e veja como está bacana: Projeto Casco do Máximo Access v3.0 (Pré-Release 4.0) 
    Ser livre é ter liberdade para expressar suas idéias,
    Ser diferente é ser especial e o reverso da igualdade,
    Ser criativo é ser poderoso,
    Ter conhecimentos e não dividir-los é ser egoísta e orgulhoso,
    Ensinar é um prazer que todos devem ter por seus alunos, pois é dele que vem nossos troféus.
    avatar
    Clebergyn
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 785
    Registrado : 29/08/2012

    Qual sequencia de Processos de Atualizar/Baixar um BD Access no servidor Empty Re: Qual sequencia de Processos de Atualizar/Baixar um BD Access no servidor

    Mensagem  Clebergyn 6/12/2012, 21:38

    ok muito obrigado a todos
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    Qual sequencia de Processos de Atualizar/Baixar um BD Access no servidor Empty Re: Qual sequencia de Processos de Atualizar/Baixar um BD Access no servidor

    Mensagem  Dilson 7/12/2012, 14:07

    dhtm15, agora que vi sua participação (não chegou aviso no meu email). Assim de fato como descreveu fica bem difícil até pensar na possibilidade. Trabalhar com a web; tem que usar um banco da web sem nenhuma dúvida, salvo análise do caso.

    clebergyn espero ter ajudado. Agradeço o retorno.

    Conteúdo patrocinado


    Qual sequencia de Processos de Atualizar/Baixar um BD Access no servidor Empty Re: Qual sequencia de Processos de Atualizar/Baixar um BD Access no servidor

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 3/5/2024, 02:29