MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Dúvida alteração de Valores

    avatar
    Coisa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 14
    Registrado : 31/07/2013

    [Resolvido]Dúvida alteração de Valores Empty Dúvida alteração de Valores

    Mensagem  Coisa 6/8/2013, 19:46

    Me desculpem se estiver postando em lugar errado mas estou com uma dúvida sobre valores.

    O que acontece é o seuginte:

    Estou fazendo uma aplicação com Cadastro de Produtos, Clientes, Pedidos, Alteração de Pedidos e Nota.

    Todos os formulários e tabelas funcionam muito bem, porém em estágio avançado do desenvolvimento percebi um problema:

    Ao cadastrar um pedido, o cadastro ocorre normalmente mas se eu alterar o preço dos produtos os pedidos já realizados mudam o valor, já que os pedidos buscam o valor dos produtos na tabela produtos.

    O problema é:

    Como armazenar os preços antigos dos produtos para caso seja necessário alterar um pedido já feito (adicionando ou removendo itens) esses valores antigos estarem disponíveis?

    Notas:

    No form de Produtos existe o campo com o valor atual de cada item, um campo de % usado para calcular o aumento ou diminuição do valor e o campo de valor novo com base na %.

    Já tenho algumas idéias mas não sei se são viáveis, pois acho que podem afetar o desempenho...

    Se alguém puder dar uma ajuda....
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Dúvida alteração de Valores Empty Re: [Resolvido]Dúvida alteração de Valores

    Mensagem  Alexandre Neves 6/8/2013, 21:19

    Boa noite, Coisa, e bem-vindo ao fórum
    Tenha um campo para o valor na tabela de vendas. Assim, em cada venda pode ter o preço dessa venda independente das restantes.


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    Coisa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 14
    Registrado : 31/07/2013

    [Resolvido]Dúvida alteração de Valores Empty Re: [Resolvido]Dúvida alteração de Valores

    Mensagem  Coisa 7/8/2013, 16:04


    Então, esse campo valor eu até pensei em inserir e acho que vou fazer isso mas existe um problema:

    O valor de cada item do pedido será armazenado, ok.

    Agora pode acontecer o seguinte: Suponhamos que os preços tiveram aumento e o cliente resolve adicionar itens ao pedido já realizado.

    Os valores antigos dos itens do pedido permanecem pois foram salvos quando o mesmo foi feito mas se novos itens forem adicionados eles terão valores novos e não os valores que os mesmos possuíam antes do aumento.

    Esse é o grande problema: Como manter os valores antigos mesmo se o pedido for alterado com novos itens...

    scratch
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Dúvida alteração de Valores Empty Re: [Resolvido]Dúvida alteração de Valores

    Mensagem  Alexandre Neves 7/8/2013, 19:50

    Boa tarde,
    Essa situação é fora do comum e tem de ver todas as possibilidades. Eu julgo que quem compra, paga ao preço que está o produto na data da encomenda. Se tem a possibilidade de vender a preço anterior, veja como funcionará para implementar o sistema


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    Coisa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 14
    Registrado : 31/07/2013

    [Resolvido]Dúvida alteração de Valores Empty Re: [Resolvido]Dúvida alteração de Valores

    Mensagem  Coisa 7/8/2013, 22:42

    Boa tarde,
    Essa situação é fora do comum e tem de ver todas as possibilidades. Eu julgo que quem compra, paga ao preço que está o produto na data da encomenda. Se tem a possibilidade de vender a preço anterior, veja como funcionará para implementar o sistema.

    Então Alexandre, vou conversar com o responsável pra definir melhor isso mas tenho quase certeza que a lógica é essa:

    Cliente faz um pedido

    Pedido é salvo com os valores dos produtos na data 12/01/13 com data de entrega para 20/01/13 por exemplo

    Se os valores dos produtos não forem alterados e o pedido salvo precisar de novos itens, se mantém o valor para cada produto já existente e para os novos baseados na data 12/01/13.

    Se os valores dos produtos forem alterados em 15/01/13 e o pedido salvo precisar de novos itens, os itens já cadastrados no pedido mantém o valor de 12/01/13 e os produtos novos no pedido precisam dos valores válidos na data de 12/01/13 já que o cliente fez o pedido com esses valores como base.

    Me parece que isso é necessário pois os clientes possuem uma tabela de preços de referência baseados na data de alteração, ou seja, o responsável envia aos clientes tabelas de preço em 12/01/13 por exemplo (assim como uma pizzaria, que manda os folhetos com preços nas residências) e se o cliente fizer o pedido com os preços da data 12/01/13, qualquer alteração no pedido tem que ter o valor dessa data como base e somente novos pedidos após 15/01/13 que terão os valores novos...

    Foi isso que entendi por tudo o que o responsável me disse.

    Seria possível implementar isso?

    Se não for possível, vou ver com ele se dá pra mudar um pouco essa lógica de vendas.
    avatar
    Coisa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 14
    Registrado : 31/07/2013

    [Resolvido]Dúvida alteração de Valores Empty Re: [Resolvido]Dúvida alteração de Valores

    Mensagem  Coisa 8/8/2013, 00:45

    Bom, conversei com o responsável e boa parte do processo lógico foi removida pois não é utilizada.

    Basta salvar os valores dos produtos ao gerar os pedidos na tabela de pedidos realizados.

    Realmente é bem mais simples...

    Acho que é caso encerrado.
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Dúvida alteração de Valores Empty Re: [Resolvido]Dúvida alteração de Valores

    Mensagem  Alexandre Neves 8/8/2013, 18:25

    Boa tarde,
    Se o caso fica encerrado, devia ter marcado Resolvido. No entanto, já marquei
    [Resolvido]Dúvida alteração de Valores MaximoAccess%20ResolvidoMarcado


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Dúvida alteração de Valores Empty Re: [Resolvido]Dúvida alteração de Valores

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 9/5/2024, 05:53