MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Inserir informações no BD do Access através de macro

    avatar
    danieltrois
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 02/09/2019

    Inserir informações no BD do Access através de macro Empty Inserir informações no BD do Access através de macro

    Mensagem  danieltrois 3/9/2019, 20:04

    Bom dia a todos.

    Desenvolvi um sistema em access para cadastro de veículos porém preciso incrementar uma opção muito importante para meu processo.

    A tabela criada se chama "Chegadas" e nela tenho o controle dos veículos com vários campos, incluindo os dados do motorista, placas carreta e cavalo, nf´s e observações.

    Hoje encontro 2 grandes problemas no sistema.

    Primeiro que não criei um cadastro de motorista e isso nos gera um retrabalho em digitar os dados do mesmo motorista diversas vezes e o outro problema são os veículos (cavalos) que chegam com 2 carretas, os chamados bi-caçamba ou bi-trem.

    Para o primeiro problema já estou estruturando todo meu sistema, já para o segundo problema fiz o seguinte:

    Criei um select box com a opção "Bi trem" que quando checada, libera o campo para inserir a placa da segunda parte da carreta. Porém no cadastro do banco de dados gostaria que fosse duplicada todas as informações em uma nova linha apenas com a placa da carreta 2 substituindo a placa da carreta 1. Ou seja, quando se checar essa opção, irá ter 2 linhas na tabela "Chegadas" com quase todas informações duplicadas, exceto a placa da carreta que será substituída pela placa da carreta do bi-trem.

    Preciso disso pois o sistema possui uma fila de chamada para descarga das carretas e quando uma carreta é solicitada para descarga, se for bi-trem, ela é desacoplada da outra para fazer a entrada (por isso o motivo de duplicar as informações).

    Tentei inserir manualmente no banco porém não estou conseguindo a sintaxe correta no access.

    Alguém consegue me ajudar?

    No evento "ao clicar" no botão "Cadastrar Carreta" criei um macro para conectar ao bando de dados e inserir as informações manualmente porém ele não funciona.

    Segue abaixo:

    Código:
    Private Sub cadastrarCarretas()

    Dim dbsChegada As Database

    Set dbsChegada = OpenDatabase("DPP UDI v5.3 - 01-09-2019.accdb")

    If CheckBoxBitremc.Value = True Then
    dbsChegada.Execute " INSERT INTO Chegadas " _
                     & "(CNH, Motorista, Tipo de Carga, Telefone, Notas Fiscais, Fornecedor, Transportadora, Placa do Cavalo, Placa da Carreta, Número Pager, Crachá, Selo, Códigos dos Materiais, Observações das Carretas) VALUES " _
                     & "([CNH].Value, [Motorista].Value, [Tipo de Carga].Value, [Telefone].Value, [Notas Fiscais].Value, Fornecedor).Value, [Transportadora].Value, [Placa do Cavalo].Value, [Placa da Carreta 2].Value, [Número Pager].Value, [Crachá].Value, Selo].Value, [Códigos dos Materiais].Value, [Observações das Carretas].Value);"
    dbsChegada.Close
    Else
    dbsChegada.Execute " INSERT INTO Chegadas " _
                     & "(CNH, Motorista, Tipo de Carga, Telefone, Notas Fiscais, Fornecedor, Transportadora, Placa do Cavalo, Placa da Carreta, Número Pager, Crachá, Selo, Códigos dos Materiais, Observações das Carretas) VALUES " _
                     & "([CNH].Value, [Motorista].Value, [Tipo de Carga].Value, [Telefone].Value, [Notas Fiscais].Value, Fornecedor).Value, [Transportadora].Value, [Placa do Cavalo].Value, [Placa da Carreta].Value, [Número Pager].Value, [Crachá].Value, Selo].Value, [Códigos dos Materiais].Value, [Observações das Carretas].Value);"
    dbsChegada.Close
    End If

    End Sub

    A verificação do checkbox ativado/desativado está funcionando, já fiz um teste com um msgBox porém ele não inclui nada no banco e acusa erro.

    Obrigado pela ajuda!
    avatar
    renpv
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 323
    Registrado : 12/01/2015

    Inserir informações no BD do Access através de macro Empty Re: Inserir informações no BD do Access através de macro

    Mensagem  renpv 3/9/2019, 22:50

    Boa noite, amigo.

    Primeiro uma pergunta: as bitrens têm placa fixa? Se sim, já pensou em fazer o cadastro separado por placa?

    Segundo: Você está pegando essas informações direto das tabelas ou do formulário aberto?

    Terceiro: Você diz que o sistema acusa erro mas não disse qual o erro

    Quarto: Ao invés de criar a tabela "chegadas" que tal criar uma tabela chamada "carga" onde você teria todas as informações das cargas e a chegada seria apenas um campo com data e hora. Pode parecer bobagem mas o bom planejamento do banco de dados é peça fundamental no desenvolvimento de um sistema. Tente identificar todos os objetos e todas as ações do seu banco.
    avatar
    danieltrois
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 02/09/2019

    Inserir informações no BD do Access através de macro Empty Re: Inserir informações no BD do Access através de macro

    Mensagem  danieltrois 4/9/2019, 00:03

    Boa tarde!

    Obrigado pelo retorno!

    1: Os bitrens não tem placas fixas =/ eles retornam a empresa cerca de 1x a cada 2 meses porém com outras nf´s.

    2: Pegando essas infos do formulário. Os nomes em colchete são os identificadores dos textBox´s

    3: Já olho e edito aqui, não estou em casa!

    4: O problema é que a carga nunca se repete (sku, peso e nf), e quem faz o cadastro fica sabendo pela nf quais skus que estão na carreta

    avatar
    renpv
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 323
    Registrado : 12/01/2015

    Inserir informações no BD do Access através de macro Empty Re: Inserir informações no BD do Access através de macro

    Mensagem  renpv 4/9/2019, 02:07

    danieltrois escreveu:4: O problema é que a carga nunca se repete (sku, peso e nf), e quem faz o cadastro fica sabendo pela nf quais skus que estão na carreta

    Então acho que seja exatamente esse o motivo de fazer um cadastro de carga. Como eu não entendo do seu negócio fica um pouco difícil de ajudar mas posso tentar. Me explica aí como é que funciona toda a rotina, do início ao final.

    Até agora eu já sei que cada "Carga" tem data, hora, veículo, motorista, NF e SKU. Com base nessas informações eu faria uma tabela para carga com essas informações, uma tabela para cadastro de veículos com as informações dos veículos, uma tabela para motorista com as informações dele e uma tabela para NF com as informações dela.
    avatar
    renpv
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 323
    Registrado : 12/01/2015

    Inserir informações no BD do Access através de macro Empty Re: Inserir informações no BD do Access através de macro

    Mensagem  renpv 4/9/2019, 02:11

    danieltrois escreveu:quando checada, libera o campo para inserir a placa da segunda parte da carreta
    Quando tu falou isso eu entendi que uma bitrem tinha duas placas, cada placa referente a uma parte do veículo e que essas placas são exclusivas, ou seja, na linguagem de banco de dados de chave candidata.
    avatar
    danieltrois
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 02/09/2019

    Inserir informações no BD do Access através de macro Empty Re: Inserir informações no BD do Access através de macro

    Mensagem  danieltrois 4/9/2019, 03:33

    Voltando a sua primeira pergunta lá em cima

    Hoje é feito dessa maneira, um cadastro por placa, porém a maioria das informações são digitadas 2 vezes (dados do motorista, placa do cavalo, transportadora, ets...), o que acaba gerando um retrabalho. A ideia seria duplicar esse cadastro já no sistema para evitar esse retrabalho.

    O processo funciona da seguinte maneira:

    - A carga chega na portaria
    - A carreta é cadastrada no sistema
    - A carreta é chamada para descarga e é dado uma entrada sistêmica desta carreta
    - A carreta é descarregada
    - A carreta da saída na portaria e saída sistêmica da unidade
    avatar
    renpv
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 323
    Registrado : 12/01/2015

    Inserir informações no BD do Access através de macro Empty Re: Inserir informações no BD do Access através de macro

    Mensagem  renpv 4/9/2019, 16:02

    Então existe uma placa para o veículo e outra para cada cavalo? É isso?

    Cada carga tem apenas uma NF, independente de quantos cavalos tenha o veículo?

    avatar
    danieltrois
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 02/09/2019

    Inserir informações no BD do Access através de macro Empty Re: Inserir informações no BD do Access através de macro

    Mensagem  danieltrois 4/9/2019, 17:17

    Sim, 1 placa para cada cavalo e para cada carreta.

    Pode ter carretas com apenas 1 nf ou carretas com 3, 4 nf´s.. depende do fornecedor

    Conteúdo patrocinado


    Inserir informações no BD do Access através de macro Empty Re: Inserir informações no BD do Access através de macro

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 23:31