MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Modelagem das tabelas

    avatar
    rogercarvalho
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 16
    Registrado : 22/10/2021

    Modelagem das tabelas Empty Modelagem das tabelas

    Mensagem  rogercarvalho 17/12/2021, 00:18

    Boa noite a todos!

    Estou criando um sistema para uma pequena rede de lojas. Tenho duvidas na modelagem das tabelas (sou iniciante). É o seguinte:

    A mercadoria chega na matriz e é distribuida para as filiais. Frequentemente tambem existem transferencias de mercadorias de uma loja a outra. Criei uma tabela chamada "romaneio" para a mercadoria que chega de fora, e outra chamada "transferenciaInterna" para a mercadoria que sai de uma loja para outra. Ambas as tabelas geram uma conta a pagar. Cada loja tem contas a pagar. Criei a tabela "LancamentosContas" para contas a pagar das lojas.

    Desta forma, um "lancamentosContas" pode ser uma conta generica, um romaneio ou uma tranferenciaInterna. Se a conta é um "romaneio", nao pode ser uma "transferenciaInterna", e vice-versa, nenhuma das duas. Seria este um relacionamento 1x1 ? Se sim, como modelar isto no access?

    Eu pensei em colocar um campo "CodExterno" na tabela "LancamentoContas" para receber a chave primaria ou de "romaneios" ou de "transferenciaInterna", podendo ficar em branco, caso seja uma conta generica.

    Obs1: eu ja vi muitos exemplos de modelagem 1x1 mas com apenas uma tabela de cada lado. Neste caso seria uma tabela de uma lado e duas possibilidades de outro

    Obs2: acho este caso parecido com a modelagem de dados para clientes, pessoa fisica, pessoa juridica, mas nao encontrei exemplos claros sobre a melhor forma de resolver. mesclar? Criar uma unica tabela, grande e genérica?

    Obrigado pela atenção.
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3217
    Registrado : 13/12/2016

    Modelagem das tabelas Empty Re: Modelagem das tabelas

    Mensagem  Alexandre Fim 17/12/2021, 01:17

    Rogério boa noite,

    Para desenvolver um sistema para uma rede de lojas, você precisa ter conhecimento mínimo de banco de dados e linguagem VBA. Se você ainda não possui esse conhecimento, você terá um grande trabalho e um grande desafio pela frente.

    Alguns aspectos são necessários verificar. São eles:

    - A rede de loja possui servidor de banco de dados ou provedor de dados na web?
    - Quantas lojas utilizarão o sistema?
    - Quantos usuários utilizarão o sistema?
    - Cada loja vai controlar seu estoque ou deverá ser centralizada em uma loja principal(matriz)?

    Criar um sistema comercial não é uma tarefa tão simples, pois existem alguns processos que devem ser automatizado.
    Exemplo:
    - Quando a loja vende algum produto, deve ser gerado automaticamente um registro em contas a receber. Também deve ser ajustado o estoque deste produto.
    - Quando a loja compra algum produto, deve ser gerado automaticamente um registro em contas a pagar. Também deve ser ajustado o estoque deste produto.

    Dependendo da necessidade e o que o sistema deve contemplar, o Access não é a melhor ferramenta.

    É isso!

    []'s

    FIM






    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    Modelagem das tabelas Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda
    avatar
    rogercarvalho
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 16
    Registrado : 22/10/2021

    Modelagem das tabelas Empty Re: Modelagem das tabelas

    Mensagem  rogercarvalho 17/12/2021, 01:31

    Então, na verdade, é um sistema simples, mais para controle financeiro. Somente o pessoal do financeiro utilizará o sistema. Eu tenho conhecimento de VBA, ja tenho sistema similar rodando na rede. Sera utilizado somente em uma rede interna. Nao tem controle de estoque, vendas, vendedores, nada disto. Apenas controle financeiro, o que chega e o que sai em termos de finanças.

    O meu problema esta posto na pergunta. Estou em duvida em como modelar as tabelas.

    Obrigado.
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3217
    Registrado : 13/12/2016

    Modelagem das tabelas Empty Re: Modelagem das tabelas

    Mensagem  Alexandre Fim 17/12/2021, 14:33

    Rogério bom dia,

    A minha sugestão é verificar com os colaboradores do financeiro qual ferramentas eles usam (provavelmente planilhas Excel), e a partir disso criar um modelo de tabelas baseado nas informações desta ferramenta. Seria bem produtivo também fazer uma "análise de negócios" junto aos usuarios sobre como o sistema deveria controlar os dados.

    É isso

    []'s

    FIM


    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    Modelagem das tabelas Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda

    Conteúdo patrocinado


    Modelagem das tabelas Empty Re: Modelagem das tabelas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 23:08