MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    avatar
    estevan_rezende
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 23
    Registrado : 11/03/2011

    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  estevan_rezende 8/2/2012, 15:50

    Amigos,
    Estou com um problema, criei um sisteminha e estava funcionando tudo bem até me depara com um problema hoje. Quando o usuário acessa na próxima tela após o login tem uma janela que mostra ele logado, assim após isso as consultas irão usar o nome de login da pessoa para direcionar e mostrar os dados dos formulários.

    O problema é o seguinte, eu uso ele em rede, e hoje aconteceu uma coisa estranha, uma pessoa logou no sistema e quando outra foi logar estava aparecendo o nome da ultima pessoa que estava logada. Entao se a primeira pessoa é do RH e a segunda do MARKETING a segunda pessoa estava logada como se fosse a do RH.

    Então gostaria da ajuda de vocês para analisar uma melhor forma de melhorar o jeito que está sendo mostrado o usuário que está logado.

    Vejam se tem como melhorar a forma que eu fiz.

    Segue o sisteminha anexo. a senha de todos os usuarios é 123.
    Anexos
    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Attachmentform_2012.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (379 Kb) Baixado 42 vez(es)
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  criquio 8/2/2012, 16:28

    Estou sem tempo para baixar e analisar, mas talvez o controle esteja sendo feito em um campo da tabela o qual o frontend atualiza no momento que alguem entra. Nesse caso, será sempre exibido o nome do último usuário logado. O controle para isso deve ser feito no próprio frontend e os filtros feitos de acordo o usuário cujo nome está no frontend. Dê uma verificada nisso para ver se procede.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  Convidad 8/2/2012, 16:49

    Tentei abrir, mas meu Access é 2007
    avatar
    estevan_rezende
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 23
    Registrado : 11/03/2011

    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  estevan_rezende 8/2/2012, 18:21

    Tem alguma forma de converter para 2007 ?http://maximoaccess.forumeiros.com/faq?mode=bbcode
    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3876
    Registrado : 21/04/2011

    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  Marcelo David 8/2/2012, 18:39

    Rapaz, fiz vários testes aqui e ele sempre mostrou o usuário atual logado...


    .................................................................................
    Aprenda como criar formulário desacoplado.
    Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Marcel11
    avatar
    estevan_rezende
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 23
    Registrado : 11/03/2011

    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  estevan_rezende 8/2/2012, 18:45

    Criquio,

    ele ja esta sendo usado assim e nao estava tendo este problema. hoje que aconteceu isso.

    basicamente ele está assim

    formulario_login
    formulario_user (onde fica aberto o tempo todo mostrando o Usuário logado, o setor q ele pertence e o perfil dele)
    formulario_detalhes (onde mostra todas as requisições que são respectivas ao setor que o usuario pertence)
    formulario_requisição (neste é onde a pessoa preenche)

    Basicamente este é o ciclo do sistema.
    Quando a pessoa faz login, no "formulario_user" fica o nome de usuário, o perfil, e o setor... ai quando ela entra em "formulario_detalhes" a consulta que está por traz verifica o setor e mostra somente os dados do setor q ela pertence.


    O código de login do formulario_login é:

    Private Sub cmdLogin_Click()
    Dim Identificacao As String

    If IsNull(Me.cbo_id) Or Me.cbo_id = "" Then
    MsgBox "Usuário invalido ou não cadastrado. Escolha um novo usuário.", vbOKOnly + vbCritical, "Campo Obrigatório"
    Me.cbo_usuario.SetFocus
    Exit Sub
    End If


    If IsNull(Me.txtPassword) Or Me.txtPassword = "" Then
    MsgBox "Introduza a Senha.", vbOKOnly + vbCritical, "Campo Obrigatório"
    Me.txtPassword.SetFocus
    Exit Sub
    End If

    If Me.txtPassword.Value = DLookup("Senha", "bd_login", "[ID]=" & Me.cbo_id.Value) Then
    strLimpaID = Me.cbo_id.Value

    CurrentDb.Execute "UPDATE bd_login Set [bd_login].[UltimoAcesso] = Now() WHERE [bd_login].[ID] = " & Me.cbo_id.Value & ""

    Identificacao = DLookup("NivelSeguranca", "bd_login", "[ID]=" & strLimpaID)
    Select Case Identificacao
    Case "ADMINISTRADOR"
    stDocName = "fml1_requisicao_user"
    Case "USUARIO"
    stDocName = "fml1_requisicao_user"
    Case "SUPERVISOR"
    stDocName = "fml1_requisicao_user"
    End Select
    DoCmd.Close acForm, "fml0_login", acSaveYes
    DoCmd.OpenForm stDocName
    Else
    MsgBox "Senha Invalida. Por favor, Introduza novamente...", vbOKOnly, "Erro!"
    Me.txtPassword.SetFocus
    End If


    strTentativas = strTentativas + 1
    If strTentativas > 3 Then
    MsgBox "As três(3) tentativas foram esgotadas, O Programa está sendo finalizado.", vbCritical, "Erro!"
    Application.Quit
    End If

    End Sub

    Private Sub BotaoAlterar_Click()
    If Not IsNull(cbo_usuario) Then
    DoCmd.OpenForm "fml0_AlterarSenha", , , , , , cbo_usuario
    Else
    MsgBox "Informe o usuário!", vbExclamation, "Alterar Senha"
    cbo_usuario.SetFocus
    End If
    End Sub


    Private Sub Form_Timer()
    Me.cx_tempo.Requery
    Static LinHor As Integer
    Static LinMin As Integer
    Static LinSeg As Integer

    If Trim(txt_tempo_ocioso.Caption) = "00:00:00" Then
    LinHor = 0
    LinMin = 0
    LinSeg = 0
    End If

    LinSeg = LinSeg + 1
    If LinSeg = 60 Then
    LinSeg = 0
    LinMin = LinMin + 1
    If LinMin = 60 Then
    LinMin = 0
    LinHor = LinHor + 1
    If LinHor = 24 Then
    LinHor = 0
    End If
    End If
    End If

    txt_tempo_ocioso.Caption = Format(LinHor, "00") & ":" & _
    Format(LinMin, "00") & ":" & _
    Format(LinSeg, "00")

    If txt_tempo_ocioso.Caption = DLookup("horario", "inf_horario") Then
    DoCmd.Quit acQuitSaveAll
    End If
    End Sub

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    O codigo do formulario_user é assim:

    Private Sub Form_Current()
    Dim db As DAO.Database
    Dim rst As DAO.Recordset
    Dim stMax As Date
    Set rst = CurrentDb.OpenRecordset("Select * from bd_login")
    stMax = DMax("[UltimoAcesso]", "bd_login")

    Do Until rst.EOF
    If rst.Fields("UltimoAcesso") = stMax Then
    Me.txt_usuario.Value = rst![Usuario]
    Me.txt_setor.Value = rst![setor]
    Me.txt_perfil.Value = rst![NivelSeguranca]
    End If

    rst.MoveNext
    Loop
    rst.Close
    End Sub

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    E o módulo (strLimpaID) que supostamente limpa a variável quando a pessoa faz login é assim: (mas mesmo se eu desabilitar ele parece que nao interfere em nada)

    Public strLimpaID As Long

    ---------------------------

    Estava tudo funcionando perfeitamente, são mais ou menos umas 5 pessoas usando, quando coloquei uma outra pessoa agora deu isse problema.
    o form_2012.accdb fica na rede, eu instalei o access runtime nas maquinas e o pessoal acessa direto da rede.
    estava pensando em transformar isso em web, mas realmente ainda não vi uma forma mais fácil de fazer.


    Voce conhece algum programa que eu consigo criar um sistema assim web, tipo aquele tal de Maker da softwall ?

    Obrigado pela atenção e grande abraço.


    avatar
    estevan_rezende
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 23
    Registrado : 11/03/2011

    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  estevan_rezende 8/2/2012, 18:52

    Marcelo David,

    Sim, usando local ele sempre mostra, eu coloquei em rede e mostra(va) também, mas fui adicionar um usuário e quando a pessoa faz login ai aparece o nome dele, ai quando outra tenta acessar fica mostrando o nome do ultimo, até pensei que poderia ser a maquina dele sei lá, mas testei com outro pc e deu a mesma coisa.

    o que eu queria é: se tem alguma forma de melhorar isso. uma outra forma, talvez algo que crie uma tabela e armazene o nome do usuario que ta logado, quando ela sair o nome é deletado, entendeu.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  Convidad 8/2/2012, 19:33

    Para converter teu aplicativo para versões anteriores (2007 -2003),com o aplicativo carregado, clique no botão do Office e escolha salvar como...
    Procure na lista em que versão quer salvar.

    Abraços
    avatar
    estevan_rezende
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 23
    Registrado : 11/03/2011

    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  estevan_rezende 8/2/2012, 19:53

    Na primeira opção nao me mostra se da pra salvar em 2007, quando vou em salvou ou publicar me da opçao de salvar em 2003.

    Alguns botoes não estão funcionando, mas ja da pra ter noção de como está o sistema.
    Anexos
    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Attachmentform_2012_2003.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (435 Kb) Baixado 34 vez(es)
    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3876
    Registrado : 21/04/2011

    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  Marcelo David 8/2/2012, 20:26

    Acho que mesmo não dará certo para converter, pois foi usado recursos novos do Access 2010...
    Contudo, o Avelino tem um tutorial (vídeo) sensacional sobre variáveis temporárias que aborda inclusive esse questão de usuário logado, pode ser que dê uma luz ao amigo. Confira:

    http://www.usandoaccess.com.br/tutoriais/tuto31.asp?id=1#inicio


    .................................................................................
    Aprenda como criar formulário desacoplado.
    Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Marcel11
    avatar
    estevan_rezende
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 23
    Registrado : 11/03/2011

    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  estevan_rezende 8/2/2012, 20:42

    Marcolo,

    Muito interessante, vou dar uma estudada e tentar ajustar uma melhor forma no meu programa. Obrigado pela ajuda.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  Convidad 8/2/2012, 21:29

    Ou ainda,

    Dar uma olhadinha neste exemplo que fiz para grupos de usuários com base no exemplo do Avelino.
    Abraços
    avatar
    estevan_rezende
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 23
    Registrado : 11/03/2011

    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  estevan_rezende 13/2/2012, 15:57

    Amigos,

    fiz uma modificação no sistema e mesmo assim ainda está dando o problema de logar o usuario.

    Se meu login é ANA.SA, quando eu logo como ESTEVAN.REZENDE é como se eu tivesse logando com o usuario da ANA.SA, pois aparece as informaçoes dela.

    segue anexo as printss
    Anexos
    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Attachmentprints.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (252 Kb) Baixado 23 vez(es)
    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3876
    Registrado : 21/04/2011

    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  Marcelo David 13/2/2012, 17:19

    Amigão, peguei o seu banco anterir mesmo, não esse último que você postou e fiz uma alteração. Teste aí e poste o resultado...

    Clique aqui para baixar


    .................................................................................
    Aprenda como criar formulário desacoplado.
    Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Marcel11
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  Convidad 13/2/2012, 17:27

    Olá Estevan e Marcelo

    O problema é que no formulário onde diz quem está logado é que não está funcionando direito.
    Vejam essa parte do código que está no botão login:

    Select Case Identificacao
    Case "ADMINISTRADOR"
    stDocName = "fml1_requisicao_user"
    Case "USUARIO"
    stDocName = "fml1_requisicao_user"
    Case "SUPERVISOR"
    stDocName = "fml1_requisicao_user"
    End Select

    Como podem ver tem um case para cada tipo do usuário, só que o form que se abre é o mesmo para todos eles.
    Está faltando algo ai.
    não teria que ser formulários diferentes para cada usuário?
    Vejam:
    Façam o logon com qualquer usuário, em seguida aparece o usuário logado
    Ao se fazer um novo logon, o formulário de usuário logado não muda, mas se abrirmos e fechamos ele, aparece esse ultimo usuário logado.

    Abraços

    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3876
    Registrado : 21/04/2011

    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  Marcelo David 13/2/2012, 17:49

    Pensei em algo e fiz uma alteração e postei... Vamos esperar para ver se resolve...


    .................................................................................
    Aprenda como criar formulário desacoplado.
    Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Marcel11
    avatar
    estevan_rezende
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 23
    Registrado : 11/03/2011

    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  estevan_rezende 13/2/2012, 20:21

    Grande Marcelo, muito obrigado pela sua atenção brother.

    Acho que encontrei alguma coisa que pode estar dando este problema. fiz um teste em uma maquina que só estava aparecendo outro usuário logado e fui desinstalando as atualizações do office, parece que o problema parou. Enfim, acho que é alguma atualização do office que está interferindo, fui desinstalando uma a uma e entrando no sistema pra ver se dava certo. faltando duas instalações ainda não estava funcionando, ai desinstalei as duas de uma vez, aquela habilita pro 2007 salvar em pdf e um tal office additions algo assim, não me lembro. ai funcionou.

    vou pegar o computador de alguém que não esteja funcionando em testar novamente. mas tenho praticamente certeza que é alguma atualização.

    Obrigado pela ajuda. Vou pesquisando e lhes mantendo informado.
    avatar
    estevan_rezende
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 23
    Registrado : 11/03/2011

    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  estevan_rezende 13/2/2012, 20:29

    Balem,

    a indicação pra qual form abrir é assim mesmo, só coloquei um nível de qual o usuário pertence, fui montando aos poucos, isso ai eu usava antes pois eu diferenciava nao por ADMINISTRADOR, SUPERVISOR e USUARIO, mas sim por setor,

    cada setor tinha um formulario tipo assim, TI, MARKETING, RH, COMPRAS, cada um usava um formulario diferente mas com o mesmo layout, o que eu fiz foi unificar isso. todos acessam o mesmo formualario, mas a consulta que está por traz usa o setor que a pessoa pertence pra mostrar os dados do setor dele. Assim se eu fizer uma alteração no formulario ja vai aparecer pra todos, nao vou precisar fazer um a um podendo esquecer de alguma coisa e ai vai só complicando.

    Mostrando o nome do usuario que ta logado, quando ele acessa no formulário fml1_requisicao_user fica mostrando o usuario dele, o setor que ele pertence e o perfil:

    ESTEVAN.REZENDE
    TI
    USUARIO

    então através disso eu uso o nome dele que ele só pode fazer a requisicao com o nome dele, o setor que a consulta do formulario só vai mostrar as requisiçoes da TI e que ele usuario.

    no outro que eu to fazendo eu vou colocar um perfil secundario, tipo que ele tambem é administrador ou supervisor, assim além de fazer as requisiçoes ele tambem pode alterar alguns parametros do sistema.

    é mais ou menos isso entendeu ?

    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3876
    Registrado : 21/04/2011

    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  Marcelo David 13/2/2012, 21:21

    Ok, mas na mensagem 14 eu fiz uma modificação, seria interessante sabermos se funciona com todas as atualizações...
    Mantenha-nos informados... Very Happy


    .................................................................................
    Aprenda como criar formulário desacoplado.
    Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Marcel11
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  criquio 7/3/2012, 21:01

    Estou passando o tópico a Resolvido. Se necessário, reabra por gentileza.
    Caso já tenha resolvido, favor dar um retorno.
    Grato:

    A moderação.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.


    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema) Empty Re: [Resolvido]Usuario Logado no sistema (problema)

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 16/5/2024, 16:59