MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades

    avatar
    silvasantos
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 51
    Registrado : 29/01/2012

    [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades Empty Consulta Atletas x Modalidades

    Mensagem  silvasantos 29/1/2012, 21:33

    Olá a todos desse grande fórum, estou aqui precisando da ajuda de vocês, vou tentar expressar minha dúvida:
    Tenho 2 tabelas sendo elas: Atletas e Modalidades;
    - Atletas,Com os campos: id( num. auto e chave prim.),nome_atleta(texto),end_atleta(texto),modalidade_01(num.),modalidade_02(num.),modalidade_03(num.),modalidade_04(num.),modalidade_05(num.);
    - Modalidades, Com os campos:id( num. auto e chave prim.),descricao(num.),obs(memo).
    Vamos lá:
    Criei um form baseado em uma consulta onde eu cadastro os atletas e 05 combo os quais, buscando na tabela modalidades, me gravam os id`s em seus respectivos lugares na tabela atletas, até aeh tudo bem, consigo um relatório onde mostra os atletas e as modalidades que praticam.Ex:
    João:Natação, Corrida, atletismo
    Gustavo:Corrida, Natação
    Maria:Natação, atletismo
    Fernando:Corrida

    O problema:
    Quando tento criar uma consulta que apresente quais atletas praticam determinadas modalidades, só consigo buscar baseado em cada campo da tabela atletas (modalidade_01,modalidade_02,modalidade_03...)separadamente, gostaria q ue quando eu selecionasse uma modalidade, independente se está em qualquer dos campos da tabela atletas, me retornasse seu respectivos nomes dos dos atletas.Ex:
    Natação: joão, maria, gustavo
    Corrida: Gustavo( o mesmo de cima), João ( o mesmo de cima), fernando.
    Atletismo:João( o mesmo de cima),maria( o mesmo de cima)
    Já tentei diversos modos e nada, quase consegui com consultas de ref. cruzadas mas não deu certo.
    Por Favor se alguém puder ajudar ou tiver uma visão melhor do Caso, agradeço antecipadamente.


    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades Empty Re: [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades

    Mensagem  Convidad 29/1/2012, 21:42


    Olá, bem vindo ao fórum!

    Primeiro, dou-lhe os parabéns pela clareza com que postou sua dúvida, nomeando as tabelas e os campos envolvidos.

    O que precisa é de uma tabela intermediária ModalidadesDoAtleta, que deve ter um campo para receber a chave-primária da tabela Atletas e a chave-primária da tabela Modalidades.
    Nesta tabela vc armazena as modalidades de cada atleta.
    Creio que vc já percebeu o resto, mas se tiver dúvidas...
    avatar
    silvasantos
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 51
    Registrado : 29/01/2012

    [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades Empty Re: [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades

    Mensagem  silvasantos 29/1/2012, 21:48

    Muito obrigado pelo pronto atendimento amigo, e pelo elogio que vindo de você, é uma grande honra.
    E como sugerido, já estou testando e em poucos minutos posto o resultado.Peço que aguarde e me dê a honra de acompanhar o post.
    avatar
    silvasantos
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 51
    Registrado : 29/01/2012

    [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades Empty Re: [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades

    Mensagem  silvasantos 29/1/2012, 22:10

    Desculpe amigo, mas o conhecimento necessário me falta nesse momento, e tentei algumas formas de criar a tabela intermediária mas não obtive êxito em obter os resultados.
    se você poder "desenhar", para iluminar minha falta de direção nessa situação, eu ficaria imensamente grato.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades Empty Re: [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades

    Mensagem  Convidad 29/1/2012, 22:25


    Não são mais necessários os campos modalidade_01, _02, _03, etc na tabela Atletas.
    Na nova tabela crie os campos:
    idModAtleta (auto/chave)
    idAtleta (inteiro longo) - relacionar com o campo id da tabela Atletas
    idModalidade (inteiro longo) - relacionar com o campo id da tabela Modalidades.
    avatar
    silvasantos
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 51
    Registrado : 29/01/2012

    [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades Empty Re: [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades

    Mensagem  silvasantos 29/1/2012, 22:54

    Obrigado mais uma vez pela atenção, mas não obtive êxito ao final...
    Se tiver um tempinho, por favor dê uma olhadinha no bd em anexo, pois não consigo criar as consultas de jeito nenhum, nem o formulário para cadastrar Atletas/modalidades.

    duvida_consulta_atletas_modalidades.zip
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades Empty Re: [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades

    Mensagem  Convidad 29/1/2012, 23:37


    Vc não precisa cadastrar na nova tabela. Ela receberá seus registros da tabela Modalidades e da tabela Atletas.
    Apenas crie um formulário baseado nela para ser inserido como subformulário contínuo no formulário de Atletas.
    Então, ao cadastrar um atleta no form principal, vc informa as modalidades dele neste subform, onde o campo idModalidade será uma caixa de combinação para escolher a modalidade.
    avatar
    silvasantos
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 51
    Registrado : 29/01/2012

    [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades Empty Re: [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades

    Mensagem  silvasantos 29/1/2012, 23:58

    Amigo, Agora sim, deu certo!
    Muito obrigado por sua atenção e seu tempo gasto com a minha questão.
    E como já estou aqui, vou, na medida do possível, ajudar quem tiver dúvida e estiver ao meu alcance, seguindo seu exemplo de generosidade.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades Empty Re: [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades

    Mensagem  Convidad 30/1/2012, 00:02


    Fico feliz por ter ajudado.
    Grato pelo retorno, e esperamos contar com sua colaboração no fórum.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades Empty Re: [Resolvido]Consulta Atletas x Modalidades

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/5/2024, 20:25