MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 7/12/2012, 18:11

    Boas pessoal,

    Estou a precisar de uma ajudinha a executar uma bd aqui no serviço.
    Necessito de cadastrar as revisões feitas a uma máquina durante um ano inteiro. Estas revisões dividem-se em: Semanais,Mensais, Semestrais e Anuais sendo que apenas existe 1 Revisão Anual, 1 Semestral, 10 Mensais e 40 semanais perfazendo o total
    das 52 semanas que um ano contem.
    Ora meu bd contem 362 maquinas. Ja fiz um esquema em excel da distribuição das revisões para todas as maquinas ao longo de todo o ano(52 semanas)mas agora na hora de colocar isso em forma de bd por forma aq depois conseguir fazer consultas para saber por exemplo quantas maquinas ja tem as revisoes semanais feitas, quantas estão pendentes, quantas anuais estão feitas e quantas faltam fazer e em que semanas....
    Necessito um sem fim de tratamento por isso nao queria errar na hora de fazer o desenho da bd e não consigo executa-la satisfazendoestes requesitos, por isso peço ajuda aos caros colegas mais experientes no assunto.
    Desde já agradeço a ajuda prestada,

    Luis Martins
    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 8/12/2012, 00:20

    Caro Luis,

    Não estou seguro que tenha entendido claramente a sua dúvida.
    Assim sendo, vou avançar com uma resposta, eventualmente, pouco dirigida.

    Um colega meu, no outro dia, referiu-me uma necessidade que parece ser igual à sua.

    A forma como eu faria é a seguinte:

    Além de uma tabela para as máquinas eu criaria uma tabela para as revisões.

    Nesta tabela colocaria a refª da máquina a que diria respeito e depois duas datas de controlo.
    Uma que diria para quando a revisão está planeada e outra que diria quando a revisão foi realmente feita.

    Um campo adicional diria se é do tipo Anual, Semestral, Mensal, etc.

    Mais campos podem existir para enriquecer a tabela de revisões: quem fez, onde, como, etc.

    O que acha ?

    obg
    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 8/12/2012, 04:38

    Bom dia Luis,
    Desde já obrigado pela sua resposta. Este é um assunto bastante complicado. Tem razão quando diz para criar o sistema da maneira explicada, mas isso levanta-me outros problemas. A operação que tem de ser efectuada numa primeira fase é esta:
    O supervisor de manutenção no Sabado tem de gerar uma folha de Revisões a efectuar de Domingo a Sabado da Proxima semana. Dessa folha de revisoes faz parte a tabela maquinas que para ja possui 362 registos. Essa tabela maquinas por sua vez é baseada no layout pre-defenido em q temos 4 tipos possiveis de revisoes: Anuais, Semestrais, Mensais e semanais. O supervisor assigna uma ou mais maquinas a um tecnico, para um determinado dia, sabendo q nesse dia o plano da maquina diz que é um dos tipos de revisao descritos acima, e com isso o tecnico segue os procedimentos defenidos para esse tipo de revisão. Depois de feitos os item da revisao o tecnico tem de assinalar o q foi feito e o q nao foi. O supervisor por sua vez, no dia seguinte necessita saber, o q o tecnico fez, o que esta por fazer, o que pode atribuir e por ai fora, necessitando depois de mto tratamento dos dados registados.
    Espero ter-me feito entender um pouco melhor para que me possam ajudar mais um pouco,

    Luis Martins
    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 8/12/2012, 11:59


    Luis,

    Do que acabou de referir não vejo qualquer incompatibilidade com a estrutura que propus e que parece que concorda.

    Penso que concordará que devemos isolar a parte do desenho das tabelas da parte da operacionalidade efectiva e dos ecrans do utilizador.

    Na minha opinião o que registamos nas tabelas devem ser factos e "atómicos".

    Desta maneira podemos ir ao encontro das necessidades actuais e até futuras.

    Se fazemos o modelo de dados a pensar apenas nos ecrans podemos estar a condicionar o projecto.

    Se calhar a sua dificuldade reside mais na parte de como fazer a interface para o utilizador do ponto de vista da simplicidade e da minimização do trabalho de input (registo). Digo eu.

    O que me diz o Luis ?

    obg


    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 8/12/2012, 14:16

    Boa tarde mais uma vez,

    Concordo plenamente consigo Luis, o tratamento dos dados deve ser prioritario, e penso que no layout grafico me consigo safar mais ou menos. O meu problema reside mesmo no facto de estruturar as tabelas de maneira a conseguir ultrapassar todos os passos da normalização, mas sobretudo, quando quero tratar os dados registados através de consultas que neste caso tem de ser efectuadas a diversas tabelas ao mesmo tempo. Tudo o que exceda 2 tabelas para mim já foge um bocado da minha memória....Smile
    Agradecia se me pudesse disponibilizar um exemplo de preferencia com consultas para ter uma ideia por onde começar.
    Vou tentar colocar a tabela que fiz em excel com o plano anual da revisao das máquinas para ter a noção da complexidade q poderá envolver o sistema.
    Mais uma vez grato pela ajuda disponibilizada,
    Luís Martins
    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 8/12/2012, 14:23


    Fico então a aguardar o seu excel de forma a ter algo mais objectivo e materializado.
    obg
    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 8/12/2012, 15:02

    Aqui vai então o plano base de mnt das maquinas em q A=Anual, SM=Semestral, M= Mensal e S=semanal.
    Em primeiro Lugar deveria ter esta folha sobre a forma de 1 ou mais tabelas para atribuir as revisoes ao tecnicos e poder jogar com o q foi feito e com o q nao foi feito. Os tecnicos trabalham em turnos rotativos, ou seja tres turnos por dia, pelo que devem ser geradas pelo supervisor pelo menos tres OS diarias onde conntam entao a revisao as maquinas e outros serviços.
    No imediato necessitava de colocar o plano de revisoes sobre a forma de tabela para conseguir efectuar consultas a mesma.
    Exemplo de Consulta simples: " Quantas Revisões estão efectuadas na semana correntes, quantas não efectuadas"
    Obrigado mais uma vez pela disponibilidade,

    Luis

    Anexos
    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! AttachmentLibro1_res.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (59 Kb) Baixado 12 vez(es)
    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 8/12/2012, 15:17

    Segue tb um exemplo das tabelas que tenho, faltando ainda o registo para ordens de serviço diarias, avarias, e outras coisas que serão necessarias a posteriori.
    Anexos
    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! AttachmentMnt.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (40 Kb) Baixado 10 vez(es)
    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 9/12/2012, 00:22


    Obrigado pelo envio da folha de excel e da base de dados.
    Estive a analisar a folha de excel e penso que entendi a sua estrutura e conteúdo.

    A minha proposta seria converter a folha de excel numa tabela, para já, com os seguintes campos:

    Id da máquina
    Número da semana
    Tipo de Revisão

    estes 3 derivam do que está na folha de Excel.

    Teria depois de juntar um campo para informar se a revisão foi já feita ou não.
    Eventualmente mais um que diria quem fez a revisão.

    O que acha ? Se o que está na folha de excel ficasse nesta forma, num tabela, já daria para avançar um pouco mais com o seu trabalho ?

    Pelo menos já responde a questões do tipo: " Quantas Revisões estão efectuadas na semana correntes, quantas não efectuadas"

    obg

    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 9/12/2012, 09:25

    Bons dias,

    Segue então as alterações que fiz na base de dados com as sua sugestões Luís. Já importei a folha de Excel para uma tabela, alterei a designação da maquina para o Codigo composto e efectuei as ligações no access para n existir repetição dos dados e estes estarem mais normalizados.
    Surgem então dois problemas: Primeiro n consigo efectuar a relação entre a tabela periodicidade e a tblPlanoRevisoes, uma vez que todos os A, S, SM e M deveriam vir da tblPeriodicidade, corrija-me se estiver errado. Em segundo ao efectuar uma consulta, como a que tenho no exemplo, que como pode ver é das mais simples, n me é retornado apenas a semana e a maquina com as revisoes anuais, mas sim as maquinas com revisoes anuais durante todas as semanas. Penso que se tiver de repetir o criterio de busca nas 52 semanas se torna um bocado pesado, n so pra mim, mas tb para o desempenho da bd, mais uma vez, isto é o que me diz o senso comum, se estiver a ir no sentido errado aceito todas as sugestões....Smile
    Mais uma vez obrigado pela disponibilidade.

    Luis
    Anexos
    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! AttachmentMnt.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (171 Kb) Baixado 9 vez(es)
    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 9/12/2012, 18:47

    Olá Luis,

    Penso que já estamos bem próximo de uma solução para a sua questão.

    Na sua base de dados juntei uma tabela de revisoes com o nome tblPlanoRevisoes_LR.
    Esta tabela tem 18824 registos que resultam do desdobramento da sua tabela de revisões que tem o mesmo formato da sua folha de Excel.

    Exemplo:
    CodigoComposto Semana TipoRevisao
    01-001 1 A
    01-001 2 S
    01-001 3 S
    01-001 4 S
    01-001 5 M
    01-001 6 S

    Para criar esta tabela, usando a sua como fonte de informação utilizei o seguinte código que coloquei num módulo de nome Rotinas_LR:

    Sub cria_registos_de_revisoes()

    Dim db As Database
    Dim rs As Recordset
    Dim rs1 As Recordset

    Dim i As Integer

    Set db = CurrentDb()
    Set rs = db.OpenRecordset("tblPlanoRevisoes")
    Set rs1 = db.OpenRecordset("tblPlanoRevisoes_LR")

    rs.MoveFirst
    While Not rs.EOF

    For i = 1 To 52
    rs1.AddNew
    rs1.Fields("CodigoComposto") = rs.Fields("CodigoComposto")
    rs1.Fields("TipoRevisao") = rs.Fields(i)
    rs1.Fields("Semana") = i
    rs1.Update
    Next i

    rs.MoveNext
    Wend

    rs1.Close
    rs.Close

    Set db = Nothing

    End Sub

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Penso que com esta nova tabela poderá fazer o que pretende.

    Admito que terá de juntar mais campos: Quando foi feita a revisão, por quem, etc.

    O que acha ?

    obg




    Anexos
    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! AttachmentMnt.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (228 Kb) Baixado 9 vez(es)
    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 9/12/2012, 20:10

    Viva,

    Excelente trabalho no desdobramento da tabela, assim ja me devolve na cosulta quais as maquinas q possuem que tipo de revisão em que semana.
    Não querendo abusar da sua disponibilidade, imagine que é introduzido mais um valor na tabela periodicidade, por exemplo, "Trimestral", penso que isso iria fazer com que este plano de revisões fosse alterado e logo a tabela deixasse de ser valida, correcto?
    O ideal para mim, era conseguir gerar o plano de revisões (Folha de excel) automaticamente através de uma tabela no access para que se houvesse necessidade de alterar o plano de revisões isso fosse feito automaticamente. Qual a sua opiniao? Acha possível de ser executado? Se reparar a folha de excel segue sempre o mesmo modelo para cada maquina: 40 revisões semanais, 1 semestral, 1 Anual e 10 Mensais.
    Por outro lado gostaria que me ajudasse também a montar as consultas para comecar a efectuar os forms: O supervisor gera uma ordem de serviço. Para gerar essa ordem de serviço temos de ter em conta a semana em que estamos, dia, e a tabela de maquinas com os diferentes tipos de revisão assignadas que por sua vez tem tb os diversos items de revisão. No formulário devera ser apresentado ao supervisor a tabela de maquinas com os respectivos tipos de revisão e se a revisão foi feita ou esta por fazer. O supervisor selecciona então as maquinas que pretende que seja efectuada a revisão, atribui-as a um técnico.
    Peço desculpa por estar a abusar mas a sua ajuda é de imenso valor para mim por isso se me puder dar mais uma maozinha nestes assuntos agradeço imenso.

    Luis

    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 9/12/2012, 22:27

    Olá Luis,

    Fico contente por já termos chegado a algo que lhe sirva.

    Em relação às suas questões:

    "Não querendo abusar da sua disponibilidade, imagine que é introduzido mais um valor na tabela periodicidade, por exemplo, "Trimestral", penso que isso iria fazer com que este plano de revisões fosse alterado e logo a tabela deixasse de ser valida, correcto?"

    Certo.


    "O ideal para mim, era conseguir gerar o plano de revisões (Folha de excel) automaticamente através de uma tabela no access para que se houvesse necessidade de alterar o plano de revisões isso fosse feito automaticamente. Qual a sua opiniao? Acha possível de ser executado? Se reparar a folha de excel segue sempre o mesmo modelo para cada maquina: 40 revisões semanais, 1 semestral, 1 Anual e 10 Mensais."

    Faça uma investigação e veja como funcionam as consultas tipo "crosstab".
    Estas permitem passar tabelas "verticais" para um formato igual ao da sua folha de Excel.

    "Por outro lado gostaria que me ajudasse também a montar as consultas para comecar a efectuar os forms: O supervisor gera uma ordem de serviço. Para gerar essa ordem de serviço temos de ter em conta a semana em que estamos, dia, e a tabela de maquinas com os diferentes tipos de revisão assignadas que por sua vez tem tb os diversos items de revisão. No formulário devera ser apresentado ao supervisor a tabela de maquinas com os respectivos tipos de revisão e se a revisão foi feita ou esta por fazer. O supervisor selecciona então as maquinas que pretende que seja efectuada a revisão, atribui-as a um técnico.
    Peço desculpa por estar a abusar mas a sua ajuda é de imenso valor para mim por isso se me puder dar mais uma maozinha nestes assuntos agradeço imenso."

    A minha sugestão é que defina muito bem o que se pretende e faça um rascunho do formulário sem pensar em tabelas e consultas.
    Neste momento o que está em causa é a interface com o utilizador.
    Definida a interface depois se verá a forma como fazemos chegar os dados ao formulário.

    obg
    abr


    Luis

    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 10/12/2012, 07:56

    Bom Dia,

    Segue em anexo mais ou menos o esquema do form pra registar as ordens de serviço. Basicamente, escolhe-se o nome do tecnico, o nº da ordem de serviço é preenchido automaticamente assim como a data, que é preenchida com o calor actual por defeito mas que deve poder ser alterada para outra qualquer.
    Depois o utilizador selecciona as maquinas que ainda não tem as revisoes efectuadas, e atribui as revisoes ao tecnico escolhido acima. Estas revisoes saltam então para o subform inferior onde devera ser mostrada a maquina atribuida bem como os respectivos itens de revisão para que o tecnico possa assinalar a posteriori o que fez e o que não fez. Seria interressante tb saber nesta folha quais as maquinas que ja possuem revisoes efectuadas e quantas faltam fazer.
    Espero ter-me feito compreender minimamente, este é um trabalho um bocado complicado para quem está de fora....Smile
    Obrigado mais uma vez pela ajuda,

    Luis Martins
    Anexos
    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! AttachmentMnt.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (130 Kb) Baixado 11 vez(es)
    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 10/12/2012, 13:38

    Luis,

    Já estive a ver o seu form e penso ser oportuno dizer-lhe o seguinte:

    Sou da opinião que os forms devem ser especialistas e fazer apenas o que devem.
    Não devemos fazer um form para fazer muitas coisas.

    No seu fluxo de tabalho identifico duas situações distintas: a do supervisor e a do técnico.

    O supervisor faz a atribuição de serviços de revisão a um técnico. A atribuição dá origem a uma ordem de serviço (OS).
    Deveria haver um form para o supervisor fazer a OS.

    Estaria presente:
    A data do dia, a partir da qual, saberíamos a que semana diz respeito.
    Uma lista de técnicos para ele escolher a quem atribuiría o trabalho.

    Depois deveria aparecer uma lista de todas as máquinas que nessa semana ainda não tivessem sido revistas.
    Os dados para esta lista deveriam vir da tabela de revisões (a que eu fiz) e não da tabela de máquinas.
    Porquê ? Porque o Luis não está a controlar se as máquinas foram revistas ou não mas sim se uma revisão programada de uma máquina foi feita ou não.

    Se o supervisor escolhesse uma revisão programada de uma máquina, então o técnico ficava registado como sendo o que vai fazer aquela revisão.

    Depois de o supervisor escolher todas as revisões que queria que o técnico efectuasse diria que queria acabar e, nessa altura, seria atribuído um número à ordem de serviço.

    Neste momento está concluído o processo de construção de uma ordem de serviço.

    ****

    Depois do serviço se se pretender que o técnico assinale o que foi feito ou não, eu penso que já deverá ser outro form.

    ****

    Se depois queremos estatísticas para saber o que está feito ou não, então já seria em outro local.


    Fui claro ?

    obg



    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 10/12/2012, 16:50

    Olá Luis, Boa tarde,

    Concordo consigo, este esquema que fiz foi para gerar apenas a Ordem de serviço. Aparece ligada a tabela de maquinas porque era só para exemplificar o que pretendia. Os passos que descreveu para criação da ordem de serviço são exactamente esses que mencionou, apenas necessito mais que o form inferior me liste a maquina com os respectivos itens de revisão porque o supervisor ao atribuir a maquina poderá querer que o técnico execute uns itens e outros não, será que me fiz entender?? Dai tambem a minha necessidade de ligar todas as tabelas entre si, principalmente a sua tabela com a tabela tblItemsRevisao. Estive a tentar fazer isso a pouco e não consegui devido a falta de chave primaria na sua tabela.
    Se fosse possível enviar-me a maneira correcta que acha que devo dar á bd com as tabelas e com os forms ficava-lhe agradecido, é que já estive a tentar fazer as ligações entre os diferentes itens e não cheguei a lado nenhum. Já n mecho nisto a mto tempo, estou mto enferrujado....Smile

    Obg mais uma vez pela ajuda,

    Luis


    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 10/12/2012, 17:24

    Luis,

    Entendo agora que, ainda na parte do spuervisor, temos de ir ao detalhe do item de revisão.
    Eu pensava que ficávamos no patamar da revisão da máquina como um todo.

    Assim, o que estamos a gerir é:

    Items de revisão, de uma revisão planeada, de uma máquina. Isto porque o supervisor pode assumir que os items de revisão são todos para fazer ou não.

    Estou correcto ?

    Confirme, tb, pf, que na tabela de items de revisão apenas tem 60 máquinas e não a totalidade das máquinas.

    obg
    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 10/12/2012, 17:56

    Viva,

    Correcto quanto a primeira Afirmação
    "Items de revisão, de uma revisão planeada, de uma máquina. Isto porque o supervisor pode assumir que os items de revisão são todos para fazer ou não."

    Quanto à segunda, neste momento tem apenas essas maquinas mas de futuro podera conter a totalidade ou ate mais caso se venha a adicionar alguma maquina nova.

    Obg
    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 10/12/2012, 18:14


    Luis,

    Obrigado pela confirmação. A resposta é importante para eu poder responder de uma forma mais sustentada.

    O que o Luis necessita então é de uma tabela que tenha os seguintes campos:

    Id da máquina
    Nome da Máquina
    Número da semana em que está planeada a revisão
    Tipo de revisão que está planeada
    Id do item de revisão
    Nome do item de revisão

    Estes campos formam a parte da revisões que estão planeadas:
    A máquina x, na semana y, tem planeada um revisão do tipo z, que inclui o item de revisão t.
    A máquina x, na semana y, tem planeada um revisão do tipo z, que inclui o item de revisão t1.
    A máquina x, na semana y, tem planeada um revisão do tipo z, que inclui o item de revisão t2.
    etc


    A estes campos terá de juntar os necessários para fazer a Ordem de Serviço e o registo do técnico pós-revisão.
    Algo como:

    Número da Ordem de Serviço
    Feita em: datahora
    Nome ou chave do supervisor
    +
    Nome ou chave do técnico
    Indicação se incluiu ou não o item da revisão na revisão que fez
    Datahora do registo

    O primeiro grupo de campos consegue carregá-los através de uma consulta que une várias tabelas.
    A saber:

    Máquinas
    Itens de revisão
    Periodicidade
    Revisões planeadas

    Acho que conseguirá fazer uma consulta que utilize estas tabelas e que consiga informar que:
    A máquina x, na semana y, tem planeada um revisão do tipo z, que inclui o item de revisão t.
    etc

    O que acha ?

    Fui claro ?

    obg









    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 10/12/2012, 18:21

    Entendi a sua estrutura de pensamento e confirmo que ela está correcta.
    Gostaria no entanto se lhe fosse possivel que me enviasse um exemplo do que mencionou porque como nao consigo correlacionar todas as tabelas tb n consigo efectuar a consulta de que fala para me devolver os campos que preciso, como ja lhe tinha respondido antes, tudo o que for para alem de duas tabelas, já é um pouco complicado para mim pq ja n mexo em access a muito tempo. No entanto estou aqui para voltar a aprender só tenho que apanhar o caminho certo.
    Peço desculpa Luis mais uma vez por estar a ocupar o seu tempo.

    Obg
    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 10/12/2012, 18:41

    Viva,

    Apos mto inventar, veja a consulta "teste" que executei sobre as tabelas que mencionou para me devolver a resposta que colocou.
    Penso que ainda n esta correcto porque nao consigo ligar os campos da tblPeriodicidade e da tblPlanoRevisoes_LR.
    Depois não estou a ver como aplicar esta consulta ao formulario de maneira a apresentar os dados ao supervisor.
    Obg Luis.
    Anexos
    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! AttachmentMnt.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (158 Kb) Baixado 5 vez(es)
    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 10/12/2012, 19:31

    Olá Luis,

    Vejo que o seu esforço foi bem sucedido.

    A consulta teste que criou já está bem próxima do que se pretende.

    Veja, pf, no anexo que envio, a consulta teste_LR.

    Esta consulta vai permitir-lhe a criação de uma tabela com todas as revisões planeadas de todas as máquinas com todos os items de revisão.

    Adicionalmente cria os campos necessários para permitir a criação das OS e registos do técnico.

    O que acha ?

    Será esta tabela que servirá para apresentar a informação necessária no form e registar a informação por parte do operador.

    obg
    Anexos
    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! AttachmentMnt.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (162 Kb) Baixado 6 vez(es)
    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 10/12/2012, 19:45

    Viva mais uma vez Luis,

    Vi a sua consulta que cria a tabela. Agora fico com mais algumas duvidas. Esta tabela criada, será criada sempre que emitir-mos uma nova ordem de serviço? Continuo sem saber depois como montar o form para registar e consultar os dados a esta tabela, por isso mais um exemplo com o form era o ideal.
    Estamos quase a chegar lá.
    Obrigado pela sua ajuda,

    Luis

    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 10/12/2012, 20:34


    Olá Luis,

    Vejamos o seguinte:

    A tabela que é criada pela consulta será a sua base de consulta e registo.
    Resulta claro que contém uma "parte esquerda" que é o que está planeado e uma "parte direita" com campos a branco que se destina a criar as ordens de serviço e o registo do que efectivamente foi feito pelo técnico.

    Penso que isto está já claro para si.

    Esta tabela é criada apenas uma vez. Agora não está completa porque o Luis apenas tem o perfil de revisões para 60 máquinas e não para todas.

    Vou colocar-lhe um desafio: Se fizesse um form com esta tabela por detrás, o que ficaria a faltar ?

    obg




    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 10/12/2012, 21:01

    Ora bem, se fizesse um form baseado nesta tabela ficaria a faltar a maneira de verificar as maquinas que tinham sido revistas e as que n tinham. Falta uma tabela com os tecnicos para seleccionar o nome do mesmo automaticamente.Lembro-me também de um problema que poderá surgir: se o supervisor não atribuir todos os itens de revisão de uma maquina, ou se por algum motivo o técnico não executar esses itens, a maquina deveria ser assinalada como rev atribuída, mas não concluída existindo a possibilidade de atribuir de novo essa revisão com os itens que faltam fazer.
    Depois ficaria a faltar toda a parte de filtragem, pq uma vez introduzida a data para a revisao, terão de ser mostradas as maquinas com revisao por fazer, e filtrar os respectivos itens, dai aquele esboço que lhe enviei do form. A listagem de maquinas com revisao apareceria na parte superior e a medida que o supervisor ia seleccionando para revisao ela era adicionada ao form inferior listando entao os respectivos itens de revisao para o supervisor seleccionar o que pretende.
    Parece-me q ja me estou a repetir....Smile Este assunto é realmente muito complexo....

    Era isto que pretendia??

    Obg

    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 10/12/2012, 22:16


    Certo.
    Era isto que era pretendido.

    Gostava de continuar a dar-lhe apoio nesta questão, caso seja tb o que pretende.

    Mas, neste momento gostava de fazer uma pergunta:

    Qual é, na sua opinião, a forma pela qual mais gostaria de ser apoiado ?

    O Luis vai fazendo o seu trabalho e vai colocando questões ou gostava de receber um form já feito ?

    A pergunta é sincera e estou disponível para os dois cenários.

    Faço apenas notar que se for eu a fazer o form o Luis pode ficar a perder porque fui eu que o fiz e não o Luis.

    O que acha ?

    obg
    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 10/12/2012, 22:26

    Boas Luis,

    Gostaria que me disponibilizasse um form que o Luis ache a maneira correcta para fazer o pretendido uma vez que me parece que estou mais virado para um tipo que tenho pre definido em mente e o Luis tem outra ideia. Por isso gostaria de ter uma abordagem estexior de como efectuar esta ligação e a partir dai podemos evoluir o sistema para cumprir os objectivos finais.
    O que me diz o Luis? Acha que consegue orientar-me nesta minha saga?....Smile Sei que este sistema é bastante complexo e que deveria ter recomeçado por coisas mais simples, mas preciso mesmo de acabar com a papelada do departamento.
    Obrigado mais uma vez,

    Luis
    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 11/12/2012, 15:03

    Boa tarde,

    Segue em anexo uma BD com um form de exemplo.

    Faço notar que o exemplo é feito de acordo com os meus conhecimentos e com o que percebi da sua necessidade.

    O meu único objectivo é mostrar-lhe o que se pode fazer no Access e dar-lhe ideias.

    Se o form for útil para aumentar os seus conhecimentos, fico contente.

    Os seus conhecimentos e dos demais utilizadores deste fórum.

    obg
    Anexos
    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! AttachmentMnt.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (262 Kb) Baixado 7 vez(es)
    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 11/12/2012, 16:31

    Olá Luis,

    Vi agora o exemplo que me enviou, vou estuda-lo um pouco e já lhe digo alguma coisa. A primeira vista parece-me bastante bom, embora ainda n entenda o funcionamento dele por isso vou estuda-lo
    Obrigado pela ajuda,

    Luis
    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 11/12/2012, 16:51

    Boas mais uma vez Luis,

    Já estive a ver o seu exemplo e está bastante bom, nalguns aspectos até supera as minhas necessidades, como por exemplo no facto de ter incluído uma tabela de supervisores, neste momento so existe um responsavel por lançar as OS. Mas isso é um acréscimo bem vindo, devemos sempre preparar parao programa para poder evoluir com a empresa.
    Da análise que fiz ao seu exemplo surgem-me duas duvidas/problemas. O primeiro é como agora mostro ao técnico a ordem de serviço que está reservada para ele num determinado dia. A outra coisa que já é mais um problema, é o facto da checkbox da Revisão da máquina ter de ser colocada manualmente. Queria que ao contar os items da revisao da maquina e só se todos estiverem assinalados para essa maquina como feitos, necessitava que o sistema assinalasse a rev da maquina como executada, caso contrario, basta faltar um item da revisão por fazer, que a rev da maquina é dada como pendente.
    Este sistema pretende automatizar ao máximo todo o registo de dados para não existir viciação do sistema.
    Seria possível guiar-me na resolução destas duvidas/problema?
    Estive a fazer um esboço de form mas até tenho vergonha de lhe enviar pq comparado com a sua n tem nada a ver....Smile
    Obrigado mais uma vez pelo seu tempo e disponibilidade,

    Luis Martins
    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 11/12/2012, 17:28

    Luis,

    Respondendo às suas questões:

    "Da análise que fiz ao seu exemplo surgem-me duas duvidas/problemas. O primeiro é como agora mostro ao técnico a ordem de serviço que está reservada para ele num determinado dia. "

    Se analisar a tabela tblRevisaoMaquinas_REAL, verá que deve ter lá toda a informação que necessita.

    ****

    "A outra coisa que já é mais um problema, é o facto da checkbox da Revisão da máquina ter de ser colocada manualmente. Queria que ao contar os items da revisao da maquina e só se todos estiverem assinalados para essa maquina como feitos, necessitava que o sistema assinalasse a rev da maquina como executada, caso contrario, basta faltar um item da revisão por fazer, que a rev da maquina é dada como pendente."

    Isto pode resolver-se com um pouco de programação. Nada de especial. Darei uma ajuda se necessário.
    Terá de ver primeiro como vai o técnico actuar. Na mesma interface do supervisor ?

    ****

    Devo fazer notar que só se pode informatizar quando já temos o assunto dominado do ponto de vista organizativo e funcional.

    Existe de sua parte um documento que informe o que o programa deve fazer e como ?
    Este documento é importante dado que é com base nele que o sistema em Access deve ser desenhado.

    Já pensou como seria construir uma casa sem o plano de arquitectura ?

    Posso estar errado mas penso que o Luis não tem ainda uma ideia sólida de como fazer o sistema.

    E não estou a falar do ponto de vista técnico do Access.

    A sua dúvida inicial era em relação às tabelas mas penso que tem dificuldades no desenho base do sistema.

    O que acha ?

    obg







    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 11/12/2012, 17:49

    Ola Luis,

    É capaz de ter razão no que me disse acerca de fazer as coisas sem um plano. Estamos a trabalhar um pouco em cima do joelho, até porque o grande chefe está sempre a alterar as regras do jogo...Sad. Eu tenho definido o que quero que o programa faça, n esta em papel ou noutro suporte, mas está na minha cabeça pois apenas se trata de acabar com a papelada que os nossos tecnicos tem de preencher no fim do turno. Vou explicar-lhe todo o procedimento para que entenda realmente o que preciso. Os nossos técnicos tem de efectuar diversos registos ao longo de um turno de 8 horas. Existe um técnico por turno e 1 Ajudante em turnos rotativos de 8 horas, 3 turnos por dia. O técnico tem de registar (agoira em papel) o que fez durante o turno (Revisões, trabalhos extras, avarias...). Possuímos duas capas de registos. Uma para o relatório diário, onde o técnico especifica o que fez durante o turno, atribuindo um tempo a cada operação que faz sendo este relatório baseado numa folha que o supervisor deixa com as revisões para eles fazerem( as nossas OS). Na outra capa o tecnico regista as avarias que ocorreram durante o turno, explicando a avaria que aconteceu, o procedimento que tomou para resolve-la, e ainda o tempo de paragem da maquina e o tempo de intervenção.
    Ora como imagina é impossivel tratar-se estes dados a menos que existisse alguem a ler aquilo tudo e a informatizar o sistema. Dai a minha necessidade de passar para sistema inf. todos estes registos.
    Então esquematizado na minha cabeça o funcionamento do programa deveria ser assim: O supervisor atribui a OS ao tecnico com os itens de revisao para fazer de determinadas maquinas.
    Cada utilizador do sistema possui um login e uma pass com 3 niveis de acesso. Administrador, Supervisor e técnico.
    O tecnico quando entra possui no quadro de entrada a ordem de serviço deixada pelo supervisor, abre-a, e começa a fazer os itens de revisao assinalados nessa mesma ordem de serviço, apontando o que executou e o tempo que demorou a executar. Se existir alguma avaria, esta sera registada numa outra folha, indicando a hora que ocorreu, o tipo de avaria/Chamada( porque nem sempre uma chamada é uma avaria), a maquina onde ocorreu a avaria, a descrição da avaria, o que fez para resolver/minimizar, o tempo de paragem da maquina e o tempo de intervenção.
    Basicamente na minha cabeça é isto....Smile)) Mas tem razão, passar isto para a forma de tabelas e forms não deveria ser feito na minha cabeça mas sim em papel, mas isso é uma coisa em que realmente tenho alguma dificuldade.
    Por isso ja pode ver o quao valiosa tem sido a sua ajuda porque ja percebi que o Luis esta mto mais por dentro do assunto que eu, e sobretudo domina mto melhor o access que eu.
    Se me pudesse ajudar então para já nas duas questões que levantei isso seria optimo.
    Obg,

    Luis
    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 11/12/2012, 17:57

    Luis,

    "Se me pudesse ajudar então para já nas duas questões que levantei isso seria optimo."

    Não vejo questões nesta sua última resposta.
    Se são as que colocou na penúltima já respondi na resposta antes desta.

    obg



    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 11/12/2012, 18:12

    Já estive a ver a tabela que mencionou e penso que conseguirei fazer um form para apresentar ao técnico onde ele regista as revisões efectuadas.

    Quanto a contar os itens de revisao feitos para preencher a rev de maquina queria que me desse uma maozinha com o codigo. Suponho que tenha de contar os itens de revisao e depois verificar se existe algum que n esteja assinalado como feito, certo?
    Não estou bem certo de como fazer isso com código, ums sjudita era bem vinda nesse aspecto.

    Já agora outra questao. Não será então necessario apresentar todos os campos no subform inferior, basta-me apresentar os referentes aos itens de revisão e á check de seleccao de Para fazer?, correcto?

    Obg mais uma vez,

    Luis
    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 11/12/2012, 18:19

    Luis,

    "Já estive a ver a tabela que mencionou e penso que conseguirei fazer um form para apresentar ao técnico onde ele regista as revisões efectuadas."

    ok, boa !

    ****

    "Quanto a contar os itens de revisao feitos para preencher a rev de maquina queria que me desse uma maozinha com o codigo. Suponho que tenha de contar os itens de revisao e depois verificar se existe algum que n esteja assinalado como feito, certo?
    Não estou bem certo de como fazer isso com código, ums sjudita era bem vinda nesse aspecto."

    Quando tiver o form do técnico pronto, diga, que é lá que tem de entrar a parte de programação.

    ****

    "Já agora outra questao. Não será então necessario apresentar todos os campos no subform inferior, basta-me apresentar os referentes aos itens de revisão e á check de seleccao de Para fazer?, correcto? "

    Certo. Apenas os deixei lá numa perspectiva de confirmação se a informação que lá está é a correcta em relação à escolhida.

    ****


    Estive a ler o que me enviou na penúltima mansagem onde relata o que pretende informatizar.

    Pela minha experiência já não se trata de um "sistemazinho".

    Penso que deveria investir fortemente num documento onde constasse a descrição do sistema.

    obg




    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 11/12/2012, 18:27

    Obrigado Luis pelas suas dicas. O que me aconselha então a fazer para desenvolver esse documento? Já n me lembro mto bem da cadeira de analise de dados....Smile Como elaborar esse documento que fala?
    Obg
    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 11/12/2012, 18:45

    Seria possivel ver um desses documentos como exemplo a seguir para elaborar o meu?
    è possivel de arranjar na net ou em algum lugar?
    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 11/12/2012, 19:21

    Luis,

    Mais importante que o lado técnico e formal do documento é necessário que lá esteja o conteúdo correcto.

    Este conteúdo terá de ser legível por outras pessoas. Salvo erro da minha parte o seu chefe é uma delas.

    Se procurar na net de certeza que vai encontrar informação e exemplos sobre o tema.

    Neste momento o que é imperativo fazer é um documento.

    Algo como:

    Introdução

    Objectivos a atingir

    O que se faz agora

    O que se pretende que se faça no futuro

    Funcionalidades do sistema


    O seu documento estará correcto e completo quando o der a ler a uma pessoa na rua e ela disser que o entendeu sem lhe ter feito nenhuma pergunta. :-)

    obg

    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 11/12/2012, 20:05

    Boa Luis,

    Envio-lhe o form que fiz para o registo dos itens de revisões efectuadas. De~lhe uma olhadela e diga-me o que acha. Queria colocar o Nº da Os e a data no canto superior dtº nas cxs de texto mas como estou a listar diversos campos nao consigo que apareça só um. Mais uma vez uma mãozinha com o seu código era bem vinda para aqui. E já agora se n for pedir mto complete com o código para armazenar na tabela que a rev a maquina foi totalmente feita.

    Em relação ao documento, tem toda a razão, é uma das primeiras coisas que nos ensinam a fazer é isso, colocar as necessidades em papel. Como bom português que sou, passei por cima desse passo tão importante...Smile Mea culpa. Vou tentar elaborar isso este fim de semana.

    Para já so necessito de emitir as ordens de serviço e efectuar os respectivos registos dessas ordens e Avarias. Queria colocar o sistema á experiencia no inicio do proximo ano para ir pelo menos colectando os dados, o que me diz, acha isso exequivel?

    Mais uma vez o meu agradecimento pela sua disponibilidade,

    Luis
    Anexos
    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! AttachmentMnt.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (244 Kb) Baixado 6 vez(es)
    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 11/12/2012, 20:22

    Luis,

    Não entendo a sua questão:
    "Queria colocar o Nº da Os e a data no canto superior dtº nas cxs de texto mas como estou a listar diversos campos nao consigo que apareça só um."

    Pode, pf, reformular ?

    ++++

    "Queria colocar o sistema á experiencia no inicio do proximo ano para ir pelo menos colectando os dados, o que me diz, acha isso exequivel?"

    O Luis é que conhece onde trabalha, que recursos tem, que objectivos quer atingir.

    Se fizer o documento, e dele disser o que quer implementar para já, posso depois dar-lhe a minha opinião.

    Deixe-me dizer-lhe que não deve ter pressa na implementação deste tipo de sistemas.

    Se descurar o funcionamento os utilizadores podem ficar pouco "aderentes".

    Por outro lado é mais difícil modificar algo que já está em funcionamento do que fazer as coisas mais planeadas.

    Considere a hipótese de fazer um teste piloto muito bem controlado.

    obg




    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 11/12/2012, 20:37

    No form que fiz, queria que aparecesse o nº da ordem de serviço e a data da mesma nas cxs de texto que coloquei no cabeçalho. Ao liga-las aos campos IdOrdemServiço e Data da-me erro por ser um conjunto de valores.
    Apenas quero a titulo informativo que apareça la a OS a que se referem as revisões que o técnico esta a fazer
    Será que deu pra entender?

    Obg
    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 11/12/2012, 21:19

    Não estou certo de que tenha entendido.

    No entanto, liguei os campos de textos aos campos da tabela que está por detrás da consulta e não obtive erro.

    Segue bd em anexo.

    obg
    Anexos
    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! AttachmentMnt2.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (283 Kb) Baixado 10 vez(es)
    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 11/12/2012, 21:29

    Queria que os txt mostrassem o nº da OS automaticamente, bem como a data em que foi gerada a ordem de serviço. Os campos estão ligados mas n aparecem dados nenhuns, acho eu que existem tantos nºs de OS guardados na tabela quantos os itens de revisão e por causa disso o txt não consegue apresentar apenas 1. Entendo que pode parecer confuso para o Luis porque estará a pensar que cda item de revisão podera ter nºs de ordens de serviço diferentes, mas n era isso que eu pretendia, o que queria era que existisse apenas um nº de os que contem todos do itens de revisao para essa OS. Como aqui temos varios registos com o Nº OS eu apenas preciso de colocar um unico na txt de cima porque os outros serao todos iguais.
    Será que deu para entender Luis?
    Ou será que estou a complicar uma coisa sem importancia? Diga-me de sua justiça e qual o caminho que devo seguir.
    Obg
    avatar
    Luis Rossa
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 34
    Registrado : 04/12/2012

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Luis Rossa 11/12/2012, 21:43



    Tente fazer click nos vários registos do seu form e veja o que aparece nas caixas de texto.

    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 12/12/2012, 07:36

    Bom dia Luis,

    Cá estou eu de volta á minha luta diária...:)Realmente tinha razão quanto á questão dos txt, nao me aparecia nada na caixa porque o primeiro registo tinha sido gravado sem Nº de OS. Tenho de ver o que se passou porque isso não deveria acontecer.
    Gostaria então que me desse então uma maozinha no codigo para assinalar a revisão da maquina como executada. Se calhar deveria no meu form colocar a Lista de maquinas apenas com a check de confirmação de revisão efectuada como tem no seu form, o que me diz? Acha correcto esse procedimento? De qualquer forma gostaria que esse check fosse preenchido automaticamente qd todos os itens fossem feitos, porque assim eliminava o esquecimento do tecnico em assinalar a revisão como feita e aproveitaria o quadro das maquinas apenas como meramente informativo para eles saberem o que ja esta feito e o que não está.
    Mais uma vez recorro aos seus anos de experiência no assunto esperando que me continue a guiar tão bem como até aqui.
    Não me disse o que achou do meu formulário de registo de Itens de Revisão. Acha a maneira correcta para o fazer? O que faria de maneira diferente?
    Muito obrigado por tudo Luis.

    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 12/12/2012, 09:45

    Boas mais uma vez Luis,

    Encontrei um problema no seu form exemplo. Ao selecionar a Semana da Listbox, a list de maquinas aparece filtrada para a semana correspondente mas o subform itens de revisao continua a aparecer no primeiro registo que neste caso esta na semana 50. Deveria ser assim: Ao selecionar por exemplo a semana 52 na listbox de semanas, deveria filtrar a listbox maquinas e tb o subform itens de revisão para essa semana. Ja tentei editar a vinculação dos campos do subform mas n alterou em nada. N consigo perceber onde está o problema. Outra ajudinha por favor,

    Luis
    avatar
    trutle
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 190
    Registrado : 08/11/2011

    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  trutle 12/12/2012, 13:13

    Boa tarde,

    Tenho outro problema no seu formulario. As cxs de texto que apresentam os dados da maquina que se situam a direita od listbox tb n apresentam a maquina seleccionada na listbox central.
    Obg

    Conteúdo patrocinado


    Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!! Empty Re: Ajuda Criar Tabela Revições a Máquinas!!

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2/5/2024, 03:02